A astromélia é uma flor muito conhecida dos brasileiros, que varia por diversas cores e esbanja beleza por onde é cultivada. A flor é muito usada para o paisagismo, já que, por possuir diversas opções de cores, pode ser usada de milhares de maneiras diferentes. Isso é muito importante para os profissionais do paisagismo, que podem, por exemplo, plantar astromélias de cores variadas uma ao lado da outra.
Isso traria especial beleza ao jardim sem dificultar muito o cultivo, já que todas são flores do mesmo tipo e podem ser cultivas da mesma forma sem problemas. Logo, detalhes como a quantidade de sol refletido, a quantidade de água disponível ou o tipo de terra para o cultivo não serão um problema de forma alguma.
Conheça a Astromélia Roxa
Dessa forma, a astromélia roxa é um tipo de planta florífera e herbácea. Ou seja, em outras palavras a astromélia roxa possui a capacidade de dar flores e tem caule macio e rasteiro.
Além do nome astomélia e do nome científico que logo iremos dizer qual é, essa planta também é conhecida e chamada de outras formas pelo Brasil. Astroméria, cajuru, lírio de luna, madressilva brasileira e lídrio dos incas são algumas das maneiras como a flor é carinhosamente chamada. Seu significado é muito bonito, e as lojas de flores costumam colocar junto às astromélias o significado da flor para encantar ainda mais os clientes.
As astromélias roxas significam saudade e agradecimento, sendo indicadas para oferecer a alguém que há muito tempo você não vê simplesmente para uma pessoa especial que fez ou faz importância na sua vida em agradecimento. De qualquer forma, o certo é que as astromélias são extremamente belas e podem ser dadas em qualquer época do ano para qualquer pessoa, pois só o perfume adocicado e a exuberância de cores já serão um belíssimo presente.
Já em relação às cores, as astromélias são conhecidas pela diversidade de possibilidades e pelas infinitas cores disponíveis para escolha, em formatos que podem ser arredondados ou mesmo pontiagudos. Ademais, a astromélia é capaz de dar várias flores em apenas um caule, deixando completamente linda toda a planta e não apenas uma parte dela.
Assim, se pode achar astromélias nas cores azul, branca, vermelha, roxa, amarela e rosa. Isso além das cores mistas, que muitas vezes podem ser encontradas nas lojas e costumam ser fruto de cruzamentos entre diferentes genes de diferentes plantas.
Assim, as astromélias roxas são conhecidas por serem as mais belas dentre todas as outras, embora muitos considerem a astromélia vermelha ainda mais bonita. O fato é que todas são extremamente belas e certamente darão um visual diferente e mais vivo para o seu jardim, servindo também para atrair pássaros e deixar a sua área natural da casa ou apartamento ainda mais bela.
Veja abaixo mais características das astromélias roxas, saiba o nome científico dessa flor, aprenda a cultivar da melhor forma e entenda ainda melhor os detalhes e mitos que cerca as astromélias.
As Características da Astromélia Roxa
As astromélias variam de significado de cor para cor, mas a astromélia roxa é bastante conhecida por indicar carinho e agradecimento em elação a um amigo ou a um amor. Assim, a astromélia possui raízes profundas e grossas, além de um caule muito delicado que pode ser quebrado muito facilmente quando não manuseado da forma correta.
Por isso é tão importante conhecer bem a astromélia antes de realizar o plantio e o posterior cultivo, pois essas plantas são muito delicadas e têm características muito próprias. Porém, conhecendo bem a planta e realizando a manutenção correta, a astromélia chega a um metro de altura em boas condições de clima.
Suas sementes levam de duas semanas a um ano para germinarem, dependendo do clima e da época do ano, já que as astromélias roxas são muito criteriosas em relação a isso. O calor extremo, por exemplo, pode ser muito prejudicial e pode fazer com que a planta pare completamente de crescer. Logo, se você mora em um local muito quente e que registra temperaturas muito elevadas ao longo de todo o ano, é importante tomar alguns cuidados e ter em mente que o cultivo pode ser prejudicado por esse fator.
Já em locais extremamente frios, as astromélias roxas também não atuam muito bem. Nesses locais, é mais apropriado eu você realize o plantio em uma estufa quente e adequada. Isso tudo mostra novamente como as astromélias roxas são muito delicadas e dependem de condições muito favoráveis para florescerem da melhor forma possível.
Uma dica que pode ser importante é a de plantar as astromélias roxas em vasos, já que nesses locais a temperatura tende a ser constante, nem muito quente nem muito fria para a planta. Vasos de barro, por exemplo, podem ser usados muito bem para esse fim.
Nome Científico das Astromélias e Como Fazer a Manutenção
O nome científico das astromélias é Astroemeria hybrida. Assim, o nome indica bem como as astromélias podem variar de cor e como é muito fácil encontrar diversas cores diferentes e até mesmo versões mistas da flor.
Já em relação à manutenção, as astromélias devem ser regadas todos os dias e dependem muito disso para sobreviver, sobretudo em locais mais secos ou quentes. Assim, jamais deixe a planta secar e nunca espere muito para regar o vaso ou o local onde ela está plantada. Ademais, a fertilização do solo deve ser realizada a cada 4 semanas para manter a astromélia viva e bela.
O Florescimento da Astromélia Roxa
O florescimento da astromélia se dá em ciclos perenes, ou seja, se bem cuidadas, as plantas desse tipo podem florescer ao longo de todo o ano. Apesar disso, a floração mais frequente das astromélias roxas acontece entre a primavera e o verão, como se dá com a grande maioria das outras plantas.
É importante que, independente da época do ano, exista o cuidado de deixar com que a astromélia tome sol regularmente. Porém, caso o sol esteja muito forte, não a deixe exposta por mais de 4 horas diárias, pois essa exposição pode causar problemas nesse caso.