Você conhece essa planta? Provavelmente sim, pois chegou até este texto. Saiba-se que ela é considerada uma das flores mais belas de todo o mundo! E, além de carregar uma beleza imensurável, ainda é bem simples de ser plantada.
Os cuidados que ela requer são bem simples e qualquer pessoa, por mais despreparada que esteja, pode fazer. Quer aprender mais sobre ela? Então continue com a leitura deste artigo!
Um Pouco Sobre as Amarílis
Poucas flores são mais fáceis de cultivar do que a Amarílis — e poucas florescem com maior exuberância e beleza. Basta plantá-la em um bom solo para envasamento, regar regularmente e fornecer luz indireta e brilhante.
Uma estaca de apoio é útil para manter as flores na vertical, mas pouco mais é necessário. A maioria das variedades começará a florescer seis a oito semanas após o plantio; alguns podem demorar até dez semanas.
Se a sua Amarílis ainda não estiver envasado, plante cada bulbo de Amarílis em uma panela de 15 cm a 30 cm. Vasos pesados são preferíveis porque vasos leves podem tombar sob o peso das flores.
Plante-a, ponta pontiaguda, na mistura para vasos. Não use o solo do jardim porque ele não será drenado adequadamente. Envolva o solo suavemente em torno da flor, para que aproximadamente um terço dela permaneça acima da linha do solo.
Fotos da Flor Amarílis Rosa
Coloque-a em um local que receba luz indireta brilhante. Regue com moderação até ver cerca de 5 cm de novo crescimento. A partir de então, regue regularmente.
À medida que a planta cresce, vire o vaso periodicamente para incentivar os caules das flores a crescerem retos. Os botões de flores aparecerão no topo de cada caule, seguidos por uma exibição floral dramática. Para prolongar as flores, a mantenha longe da luz solar direta.
Quando Florescerá?
Geralmente, leva de seis a oito semanas para que a Amarílis floresça, mas verifique o rótulo da variedade que você possui — algumas florescem mais rápidas e outras mais lentas.
Perguntas Frequentes
- Minha Amarílis está germinando folhas, mas ainda não há caule de flores. Isso significa que não vai florescer?
Alguns bulbos de Amarílis brotam primeiro e depois o caule da flor surge um pouco mais tarde. Outros mandam o caule da flor primeiro, seguido pelas folhas. Você deve ver o caule da flor aparecendo entre as folhas em breve.
- Eu preciso fertilizar minha Amarílis?
Quando está armazenada, contém todos os “alimentos” que sua amarílis precisa para brotar e florescer. Se você decidir manter sua Amarílis para reaparecer no próximo ano, precisará fertilizá-la como faria com qualquer planta de casa.
- Posso usar as flores como flores cortadas?
Sim! Amarílis estão se tornando populares flores de corte e, surpreendentemente, muitas vezes duram mais em um vaso — até duas semanas! — do que quando crescem na planta. Em vez de relegar uma Amarílis alta a um peitoril da janela ou aparador, você pode criar uma peça central dramática da mesa de jantar usando um vaso relativamente baixo e combinando as flores de Amarílis com outras flores e folhagens.
- Quantos caules de flores meu bulbo produzirá?
Isso depende da variedade de Amarílis e da qualidade e tamanho dela. Em geral, quanto maior a lâmpada (para a variedade específica), mais caules de flores você terá. Quando se trata de lâmpadas de Amarílis, quanto maior, melhor.
- Deixo as flores desbotadas na planta ou as deixo ao ar livre?
Quando as flores individuais começam a desaparecer, você pode cortá-las cuidadosamente. Depois que todas as flores em um caule estiverem desbotadas, corte o caule de volta a alguns centímetros.
Para Que Ela Floresça no Ano Seguinte
A Amarílis pode ser encorajada a florescer novamente no ano seguinte. É preciso um pouco de planejamento e cuidado extra, mas é bastante simples e muito gratificante.
Após o desbotamento das flores, corte o pedúnculo a até 5 cm da parte superior. Continue regando e alimentando a planta regularmente com um fertilizante líquido para plantas domésticas.
Ela cultivará várias folhas durante a primavera e o verão. Ajude a planta a produzir energia para a floração do ano seguinte. Ao passar aproximadamente 6 meses, comece a reter água e deixe a folhagem voltar a morrer naturalmente, pois ela seca completamente.
Armazene-a inativa em local fresco, escuro e seco por um período mínimo de oito semanas; mais está bom. Então, cerca de seis a oito semanas antes de você querer que a Amarílis floresça novamente, coloque novamente o bulbo em terra fresca e coloque-o sob luz indireta.
Retome a rega — com moderação a princípio. Depois de ver um novo crescimento, aumente a rega e aguarde o próximo show de flores. Seguindo estas diretrizes de cuidados básicos, você poderá incentivar sua Amarílis a florescer ano após ano.
Rega
Regue com moderação até que o broto esteja bem fora do bulbo. Quando plantada pela primeira vez, coloque a panela em um local ensolarado e adicione “calor do fundo”, se possível.
Muitas pessoas fazem isso colocando a panela em um radiador. Depois que o broto aparecer, regue com regularidade, mas não encha demais. Regar demais é a maneira mais rápida de matar sua flor. Sua Amarílis crescerá rapidamente e produzirá suas flores enormes e espetaculares com o mínimo cuidado.
Lembre-se de continuar girando o vaso regularmente para fazer o talo crescer reto, pois eles tendem a crescer em direção à luz. Depois que ela estiver fluindo, é melhor manter a planta longe da luz solar direta.
Seu bulbo produzirá várias flores em cada caule e a maioria crescerá dois ou três caules. Remova cada flor à medida que desaparece.
Regue como de costume e aplique fertilizante solúvel em água a cada quatro semanas. Quando a primavera chegar e a geada tiver passado, afunde o pote de Amarílis no jardim, em um local ensolarado. Continue fertilizando.
No final do verão, quando a geada ameaça, simplesmente tire-a do chão, lave-a e leve-a para dentro, e deixe secar completamente em um local quente e seco como uma despensa.
Quando as folhas estiverem mortas e o bulbo secar (geralmente de 5 a 6 semanas), o bulbo estará pronto para ser reposta ao solo. Simplesmente corte as folhas secas, coloque novamente no solo fresco e comece o ciclo de crescimento novamente.
Referências
“Como cultivar Amarílis“, com Nô Figueiredo;
“Cuidados com a Amarílis“, do site Jardineiros;
“Amarílis, uma flor glamurosa“, do site GreenMe.