É muito raro ver uma flor amarílis azul (Worsleya procera), alguns a consideram como uma planta lendária com enormes flores azuladas. Raramente vista em floriculturas este incrível parente de Hippeastrum está em perigo na natureza, onde é encontrada pendurada em penhascos remotos perto de cachoeiras. Esta é uma planta desafiadora para cuidar, mas se puder fornecer as condições certas, é um tesouro, são geralmente consideradas quase impossíveis de cultivar como plantas de jardim.
Como Cuidar da Flor Amarílis
Descrição
Em seu habitat nativo, essas plantas crescem em penhascos íngremes de granito / áreas bem drenadas, totalmente expostas ao vento, chuva e sol, constantemente sujeitas à névoa de quedas d’água. São plantas bulbosas com folhas lineares longas. Cada bulbo adulto produz uma ou duas setas longas com 4-6 flores enormes. Uma terceira seta quando surge deve ser cortada em um estágio inicial de desenvolvimento, para que não enfraqueça muito a planta, o que prejudicaria a floração seguinte.
Produz grandes aglomerados de lindíssimas flores lilás-azuis, manchas malva no interior, florescendo no meio do verão em hastes de até 1,5 metro de altura. As plantas não são verdadeiramente auto-férteis. Mudas produzidas a partir de si não sobrevivem por muito tempo. As boas sementes duram cerca de 9-10 meses.
Cultivo De Amarílis Azul
Para crescer a partir de sementes, deve-se ou flutuar as sementes em água ou semeá-las diretamente sob uma camada fina de substrato, que pode ser composto por 80% de casca de orquídea e 20% de areia branca. Mantenha a planta em um local arejado e rega diariamente. A germinação leva cerca de 3-10 semanas em temperatura ambiente, geralmente são cultivados como plantas de contêineres.
As plantas são muito específicas em seus requisitos, incluindo meio de envasamento, temperatura, luz solar e água. Uma posição em luz brilhante, não é necessário sol pleno, mas a exposição ao sol da manhã, seria melhor para a planta. A folhagem é realmente interessante, arqueando-se de maneira semicircular e falciforme.
Como Regar Amarílis Azul
Mudas e bulbos adultos não passam por um período de dormência e vão crescer continuamente ao longo do ano. Use solo muito fibroso, ligeiramente ácido. Regue com apenas a água da chuva. Deixe o solo secar completamente entre cada rega. Estas plantas não são para o jardineiro impaciente, podem levar mais de dez anos para florescer.
São recomendadas regas moderada no inverno, aumentando gradualmente a umidade à medida que a temperatura sobe regularmente no meio do verão, antes que os bulbos floresçam no final do verão. Isso produzirá rápido crescimento e um, ocasionalmente dois, pontos de flor por bulbo. Uma aplicação anual de fertilizante ácido na primavera é recomendada.
Cuidados com a Planta da Amarílis Azul
Especialmente as folhas cortadas que ainda não estão murchas devem ser retiradas, uma vez que depois que elas morrem, todas as suas substâncias benéficas alimentarão o bulbo, retendo a nutrição necessária para a subseqüente floração abundante. Mas às vezes uma ou duas folhas verdes permanecem no bulbo. Eles são freqüentemente levemente dobrados ou cortados na base da planta para economizar espaço.
As amarílis podem ser replantadas a no máximo cada dois anos, de preferência em vasos de cerâmica – isso contribui para uma boa ventilação e ventilação do sistema radicular. Evite potes plásticos que podem se torcer devido a pequenas rajadas de vento quando as folhas e caules estão muito altos. Uma boa drenagem é essencial, utilize substrato de argila expansível ou cascalho pequeno misturadas com grama, folhas, húmus e areia. Você pode colocar um ou meio palitos de um fertilizante composto com ação prolongada de drenagem.
Ao manusear o bulbo, não corte as raízes , a não ser as doentes e as secas, não deixe os cortes expostos, trate as áreas de corte com cicatrizante. Brotações muito pequenas podem ser deixadas se você precisar multiplicar essa variedade rapidamente ou pode cortar se precisar de floração mais abundante e prolongada.
Potencializando a Floração da Amarílis Azul
Mudas separadas são plantadas em recipientes separados, indicando a variedade. Com os devidos cuidados, elas geralmente florescem por 3 a 4 anos. Devemos lembrar que a presença de brotinhos em certas variedades pode levar a um florescimento retardado. O corte intensiva de brotações contribui para uma capacidade mais espaçosa. A planta parece entender: por que desperdiçar energia para a floração e a regulação de sementes, se é possível multiplicar fácil e rapidamente seus descendentes pela produção de mudas.
Como Cuidar do Buldo da Amarílis Azul
O surgimento de folhas mal desenvolvidas ou caule baixo pode sinalizar uma doença do bulbo. Amolecimento dos tecidos em todos os lados, letargia, a presença de manchas pretas ou marrons são indícios de doenças na estrutura. Manchas apodrecidas na superfície ou na base, excesso de água na panela ou insetos correndo ao redor da planta são eventos que demandam soluções urgentes. Bulbo inclinado ou mantido por apenas uma ou duas raízes , nesse caso, a planta deve ser desenterrada para avaliação, dependendo da condição do sistema radicular e da própria planta, decidir sobre um transplante de emergência ou alguma ressuscitação. Se o sistema radicular estiver um pouco molhado demais, basta secar o bulbo e o substrato.
Mas se houver sinais óbvios de podridão ou outros danos à planta, a primeira coisa a fazer é avaliar a extensão e a profundidade do dano. Muitas vezes, as partes apodrecidas permanecem na superfície, devem ser cuidadosamente cortadas com uma faca limpa ou um bisturi a. Trate a planta com um fungicida.
Além disso, é desejável secar o bulbo na sombra ou na prateleira de um depósito fresco (10 a 14 dias). Muitas vezes isso permite que você livra a amarílis de desenvolver ainda mais a doença. Se o problema for resolvido, a planta pode ser plantada com segurança em um novo vaso e solo fresco.
A flor de Worsleya procera parece um lírio, mas é roxo-glicínias, uma cor que nunca se adquire num lírio. Um de seus nomes comuns é o hippeastrum azul, que não combina bem com outro, Imperatriz do Brasil, que pelo menos capta seu senso de drama. A garganta da flor é branca e, à medida que as pétalas se estendem, cada uma com uma borda enrugada, a cor se constrói em linhas para ser mais rica nas pontas das pétalas. Um punhado de flores desdobra-se a partir da única haste de flores, então é um espetáculo, mas eu cresci mesmo que aquelas flores azuis de dezembro nunca aparecessem.
Onde posso comprar a amarilis azul ?