Vamos conhecer um pouco mais sobre a Alstroemeria, essa planta também é conhecida como lírio peruano e também como lírio dos incas, pertencente a família Alstroemeriaceae e é do tipo que floresce. Elas são nativas da América do Sul, algumas espécies acabaram naturalizadas em outros lugares como Ilhas Canárias, Madeira, na Nova Zelândia, na Austrália, no México e também nos EUA. Existem as Alstroemeria de inverno e as de verão, fazem parte da diversidade da espécie, uma delas se encontra ao centro do Chile e a outro ao leste do Brasil. As Alstroemeria de inverno ficam no Chile, as Alstroemeria de verão ficam no Brasil. São plantas que duram o ano inteiro, com exceção de um tipo A.gramínea, que é uma espécie que nasce no deserto do Atacama lá no Chile uma vez no ano.
Existem algumas espécies de Alstroemeria que acabaram virando pragas, um exemplo é a Alstroemeria pulchella que virou uma erva daninha e também a A. aurea elas são da Austrália. Elas chegam a sobreviver cerca de quatorze dias sem nenhum sinal de degradação.
Como Plantar Flor Alstroeméria
Se você gostou tanto delas que quer plantar uma em sua casa não deixe de conferir nossas dicas. Saiba que para fazer isso você vai precisar de mudas ou sementes que você pode comprar em qualquer loja especializada. Elas tendem a se desenvolver muito rapidamente, mas você precisa ficar de olho e tomar os cuidados necessários para que ela cresça saudável. Saiba que podar a planta é muito importante para o seu desenvolvimento e para que ela cresça bonita e uniforme. No calor é preciso ficar de olho na terra para caprichar na água.
Com relação a terra onde vai ser plantada, é importante saber que precisa estar adubado adequadamente e bem solta, quando for colocar as mudas deposite com um espaço de mais ou menos 50 cm entre uma e outros, isso se você quiser plantar ela no seu jardim. Depois de depositar as mudas ou as sementes já pode cobri-las, ajuste suavemente e já faça a primeira rega. O solo precisa estar sempre úmido, jamais alagado.
Saiba que são plantas que gostam de sol e calor, não as deixe em locais onde possam tomar muito vento e frio. Outra coisa, elas precisam de espaço, como elas costumam crescer bastante podem invadir as plantas ao lado, reserve um bom espaço para elas.
Se você está ansioso para ver as lindas flores coloridas saiba que ela vão aparecer entre a primavera e o verão com mais intensidade, mas elas costumam florescer durante todo o ano. Elas podem alcançar de 20 a 25cm no total de altura, com caule retos e flores nascendo por todos os lados aos montes. As cores podem variar entre vermelho, branco. rosa, lilás, amarelo e laranja. Outras flores podem ter algumas manchas ou riscos e é normal da espécie, por isso não se assuste. Muita gente acaba confundido com doença e retira a planta com medo.
Como Fazer Mudas da Flor Alstroeméria
Existe também a estaquia que é uma técnica muito utilizada pelos jardineiros que consiste em retirar mudas de outros plantas para criar outra planta. Mas é importante que isso seja feito com muito cuidado.
As ferramentos a serem usadas no processo precisam ser específicas, por exemplo no caso na tesoura ela precisa ser higienizada cuidadosamente para que fungos não se proliferem e sejam transmitidos para sua planta. O corte deve ser realizado na parte da planta que já estão crescidos, é necessário que a raiz esteja junto para que seja possível o replantio. É importante a utilização de biofertilizante antes de fazer isso, pois vai ajudar a planta a se enraizar mais facilmente.
Cuidados Com a Alstroeméria
Como Cuidar de Alstroeméria em Vaso
Você não terá dificuldade em cultivar as lindas Alstroeméria, eles são bem simples de cultivar, basta seguir as dicas que nós temos aqui que você não vai errar. Plantas em vasos precisam de cuidados específicos para que consigam se desenvolver plenamente, sejam fortes e saudáveis e durem mais tempo também. O que acontece na verdade é que o vaso oferece um espaço limitado para a sua planta, dessa forma ela não consegue se desenvolver 100%, o solo precisa estar impecável para compensar essa perda de qualidade de vida da planta, mantenha-o sempre bem adubado e a frequência da água de acordo. Outro fator importante que muita gente ignora é a poda, as flores cultivadas em vasos também precisam ser podadas com frequência. É a poda que vai manter sua planta sempre com boa aparência, pois o que acontece é que a flor tem uma vida útil de cerca de 15 dias normalmente e se você não tirar vai deixar um péssimo aspecto. Isso é importante para que ela consiga se regenerar sozinha também, ela precisa da sua ajuda, por isso sempre que perceber uma flor murcha ou um galho seco retire logo.
As Alstroemérias são plantas espaçosas, tudo bem plantá-las em vasos, mas quando o fizer procure colocar apenas uma por vaso, assim você não vai limitar tanto o seu desenvolvimento e ela vai ficar muito mais bonita. Elas precisam respirar e de uma distância mínima de 50cm entre ela e outras plantas.
Como Cuidar De Alstroeméria em Jardim Externo
Não tenha dúvidas que essa é a melhor escolha para as suas Alstroemerias, no caso de um jardim externo elas terão o espaço que tanto precisam para que possam de desenvolver livremente e suas flores florescerem amplamente. Em resumo apesar de versáteis, quanto maior for o espaço destinado ao seu desenvolvimento mais vistosas elas ficaram.
Cada planta precisa de um espaço diferente, por isso é importante sempre realizar uma pesquisa antes de escolher a planta que deseja ter em cada. Se você já tiver outras espécies em casas procure não misturá-las com as suas novas, reserve um espaço só para elas.
A manutenção delas não será um problema para você, adubando corretamente, realizando a rega de forma equilibrada elas estarão sempre bonitas enfeitando sua casa.
Apenas fique atento a alguns fungos que ela possa atrair, formigas também, mas nada muito sério é só ficar de olho mesmo.