Home / Plantas / Ficha Técnica do Bambu: Raiz, Folhas e Caule

Ficha Técnica do Bambu: Raiz, Folhas e Caule

Embora possa ser estranho, o bambu é uma erva e o maior membro da família Poaceae, que contém gramíneas como trigo, cana-de-açúcar, aveia, milho, arroz e trigo. Existem cerca de 1.400 espécies de bambu, integradas em 115 gêneros e 3 tribos, que são:

– Olyreae. Bambus herbáceos do Novo Mundo.

– Arundinarieae. Bambu amadeirado de zonas temperadas.

– Bambuseae. Bambus arborizados de áreas tropicais.

O bambu é especialmente famoso por ser a comida favorita dos ursos panda.

Ordem: Poales

Família: Poaceae

Género: Bambusoideae

Descrição

Se há algo de extraordinário nos bambus, é o seu crescimento vertiginoso. Alguns deles podem crescer a uma velocidade de 1 metro por dia! Certas espécies atingem uma altura superior a 30 metros ; No entanto, nem todos são tão altos, pois outros medem cerca de 4,6 a 12 metros. São arbustos ou plantas arbóreas sempre-verdes que consistem em caules ou juncos lenhosos, cujo comprimento geralmente mostra entrenós ocos. A parte inferior dos juncos não tem galhos, mas na parte superior os galhos finos começam a crescer a partir dos nós.

As folhas de bambu são grossas e alongadas, verde brilhante. Desenvolve inflorescências de cachos ou panículas, com pequenas flores contendo 6 estames e 3 estigmas. A maioria das espécies floresce muito raramente ao longo da vida; De fato, o intervalo entre uma flor e outra pode ser de 65 a 120 anos. Os frutos são redondos, com um final alongado e uma única semente. É comum que todos os bambus de uma área floresçam, dêem frutos e morram ao mesmo tempo; Isso acontece porque eles geralmente são conectados por um sistema de rizoma subterrâneo que cresce fora da planta principal.

As plantas de bambu são distribuídas na América, Ásia, África e Oceania, mas não na Antártica e na Europa. Eles são mais abundantes na Ásia e na América do Sul, embora sua faixa geográfica seja realmente muito ampla. O bambu pode ser visto na Austrália, no subcontinente indiano, na Rússia, em Madagascar e na região do Himalaia.
Eles geralmente formam vastas florestas e podem prosperar em regiões de clima tropical, subtropical e temperado, em terras do nível do mar a cerca de 4.300 metros.

Plantas de Bambu

A maioria dos bambus com tronco lenhoso cresce em áreas tropicais ou subtropicais, enquanto muitos dos que vivem em zonas temperadas vivem no leste da Ásia. Vários bambus dos gêneros Arundinaria e Otatea são nativos da América do Norte. Nos Estados Unidos, eles são geralmente vistos ao longo das margens dos rios e em locais pantanosos.

Mesmo com sua extensa distribuição, as plantas de bambu estão concentradas principalmente no leste e sudeste da Ásia e nas ilhas dos oceanos indiano e Pacífico.

Reprodução

Alguns deles podem crescer a uma velocidade de 1 metro por dia! Quando essas plantas florescem, muitas vezes simultaneamente, elas são polinizadas pelo vento e não por insetos, e os frutos se desenvolvem cerca de uma semana após a floração.

Como mencionado, não é incomum que todos os bambus de uma área floresçam, produzam frutas ao mesmo tempo e depois morram. No entanto, existem exceções. As sementes de bambu são alimentos para muitos animais, como ratos, pássaros, veados e porcos – espinhos que ajudam a dispersá-los; Algo especialmente irritante para muitas pessoas quando isso acontece é que há uma grande proliferação de ratos.

As plantas podem se propagar a partir de estacas ou sementes. Estes são semeados regularmente na primavera. Eles prosperam em vários tipos de solo, dependendo da espécie, mas geralmente não toleram aqueles que são muito úmidos ou extremamente secos. Algumas das espécies mais populares são as dos gêneros Chimonobambusa, Phyllostachys, Bashania, Sasaella e Indocalamus.

Usos

O bambu é uma planta cultural e economicamente importante em muitas regiões do mundo. Na China, por exemplo, eles têm muitos usos e com suas partes muitos objetos são elaborados, desde pequenos utensílios, instrumentos musicais e móveis, até construções de tamanhos consideráveis, como casas.

Na medicina tradicional chinesa, é usado para tratar infecções e acelerar a cicatrização. Outro uso é ornamental; Muitas pessoas as plantam em seus jardins para dar um toque oriental, ou simplesmente se parecem com plantas bonitas e ideais para se manter em casa.
Ameaças naturais como fungos e bactérias podem afetar seu crescimento ou causar sua morte.

As plantas de bambu não são consideradas ameaçadas ou ameaçadas globalmente. Devido à fácil disseminação natural e rápido crescimento, eles tendem a dominar locais e, em algumas regiões, são considerados ervas daninhas. Eles também podem ser indesejáveis, devido ao fato de que sua frutificação atrai ratos e outros tipos de fauna.
Ameaças naturais são fungos, bactérias e outros organismos que podem afetar seu crescimento ou causar sua morte.

Bambu Usos

Muitos fungos causam descoloração, e os cupins são capazes de se alimentar de objetos feitos de sua madeira.
O bambu também conhecido por seu nome científico Bambusoideae, é uma planta de longa duração, originária da China, pertencente à família das gramíneas e que pode atingir aproximadamente 25 metros, desde que esteja nas melhores condições.

Em locais com umidade suficiente, esta planta tem preferência pela luz solar direta e, por sua vez, tem a capacidade de suportar muito bem a sombra.

Características do Bambu

A raiz do bambu assume a forma de um rizoma e de onde surgem as hastes, hastes constituídas por nós e entrenós bastante marcados.

Seu estágio de floração ocorre após um período bastante longo e consome uma grande quantidade de recursos, o que geralmente faz com que a planta não seja capaz de se recuperar completamente, chegando até à morte.

O bambu também pode ser uma planta pequena que pode medir até menos de um metro de altura e os caules podem ter até meio centímetro de diâmetro. Da mesma forma, podemos encontrar gigantes com uma medida de 25 metros de altura e cerca de 30 cm de diâmetro, porém são um tanto incomuns, sendo o mais comum é que eles atingem entre um e dez metros de altura.

No mundo, podemos encontrar uma grande variedade de bambu, no entanto, tudo isso faz parte de uma das duas principais espécies de bambu, o que é bastante conveniente saber se queremos controlar sua expansão, especialmente se o cultivamos no jardim.

Bambu Capivara

O bambu capivara produz uma grande quantidade de juncos finos e bastante próximos. Eles medem entre um a três metros de altura e geralmente preferem um clima tropical, no entanto, são ideais para o cultivo no inverno.

Bambu Capivara

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *