A sálvia é uma planta conhecida ao redor do mundo, principalmente em relação à gastronomia, onde está muito presente como um ingrediente de tempero.
No Brasil esse é seu principal uso, onde em restaurantes e comidas feitas em casa a sálvia é um grande aliado para temperar feijão, carnes de todas as formas e saladas, onde sua folha pode ser usada para fazer parte de uma salada, por exemplo.
Além dos usos culinários da sálvia, a mesma é tida como uma planta miraculosa por muitas pessoas e crenças, onde o uso de sua raiz, folha e caule podem trazer inúmeros benefícios para a saúde.
O chá de folha de sálvia é um dos outros principais usos medicinais da planta, onde constata-se um alto de nível de relaxamento muscular, além de auxiliar o sistema digestivo a trabalhar com mais afinco, assim como auxilia na sensação de satisfação alimentícia, fazendo com que a vontade de comer seja saciada, ajudando, dessa forma, a emagrecer.
As propriedades presentes na planta sálvia são inúmeras e hoje iremos abordar a espécie Salvia Leucantha, trazendo todas as informações possíveis sobre esse tipo de planta, além de contar sua origem, sua distribuição atual e também formas de uso dessa planta.
Aproveite, acesse e conheça inúmeros outros artigos sobre a Sálvia aqui em nosso no Mundo Ecologia:
- Sálvia de Jerusalém: Curiosidades e Fatos Interessantes
- Como Cuidar da Flor Sálvia Ananás, Fazer Mudas e Podar
- Salvia Leucantha: Curiosidades e Fatos Interessantes
- História da Salvia Leucantha: Significado e Origem da Planta
- Tudo Sobre a Salvia Ananás: Características e Nome Científico
Salvia Leucantha: Informações Gerais Sobre a Espécie
A Salvia Leucantha também é conhecida como sálvia-mexicana, arbusto-do-México e sálvia-bicolor em algumas regiões da América do Sul e principalmente na América Central.
Esse nome tem a ver com o fato de que é no México de onde a Salvia leucantha tem origem, além de existirem campos inteiros somente dessa espécie, o que faz muito lembrar um campo de lavanda devido à sua coloração roxa.
A salvia leucantha possui um valor muito mais ornamental quando é comparada com outras espécies de sálvias, porém, isso não exclui seu uso culinário e medicinal.
No caso da salvia leucantha, seu uso ornamental é mais comum devido a sua beleza incomparável, o que fez com que a mesma fosse inserida e exportada para inúmeras regiões do planeta, principalmente para a Europa.
Uma das principais formas de manufaturar plantas da espécie de sálvia é através de seus óleos essenciais.
No caso da salvia leucantha, as principais propriedades presentes no seu óleo essencial são as fontes ricas em sesquiterpernos, hidrocarbonetos, cariofilenos, guaienes, germacrenes, biciclogermacrenes e álcool bornílico.
Principais Usos da Salvia Leucantha e Manutenção
Como foi citado anteriormente, a colheita da espécie salvia leucantha tem como propósito manufaturar seu óleo essencial rico em elementos. No entanto, o principal uso da salvia leucantha é como planta ornamental.
A ornamentação da planta salvia leucantha serve para embelezar, enfeitar e dar um ar exclusivo a ambientes internos e externos, seja plantada diretamente no solo ou em vasos que tendem a ressaltar sua beleza.
Quando se fala em ornamentação, é necessário, antes de tudo, entender quais são as melhores condições para que a planta venha a florir, se desenvolver e ter uma estimativa maior de vida.
A salvia leucantha é de origem mexicana,portanto,a mesma tem preferência por locais tropicais, com incidência de sol e sombra intermitente.
Já foi analisado que a salvia leucantha suporta climas mais inóspitos como os frios europeus, porém, ela não se desenvolve completamente, não atingindo uma coloração final e nem a altura das salvia leucantha que nascem no México.
Ou seja, um local apropriado para a manutenção correta da salvia leucantha precisa ser um local arejado, com o máximo de sol possível e sem plantas maiores que façam sombra ou roubem os nutrientes presente no solo.
Salvia Leucantha: Raiz, Folhas, Caule e Classificação Científica
Como pode ser observado nas imagens dispostas nesse artigo, a salvia leucantha é uma planta que cresce por cerca de 1,50m de forma ereta e formando arbustos.
A raiz da salvia leucantha tende a ser muito grossa, já que o arbusto em que ela cresce forma um imbróglio de ramificações, o que torna muito difícil da planta ser modificada de lugar, tarefa essa que deve ser feita enquanto a planta ainda está pequena.
A salvia leucantha apresenta folhas dos arbustos na coloração verde, contrastando perfeitamente com a coloração roxa de suas flores.
O caule da salvia leucantha, por incrível que pareça, também possui a coloração roxa, só que mais clara. Isso pode ser percebido fazendo uma análise mais conspícua do caule, além dele apresentar uma pequena casca aveludada, imitando suas flores.
As flores da salvia leucantha são de um roxo bem forte, motivo esse que a torna tão adorada por cultivadores e ornamentadores. Dentro das flores existe ainda botões brancos que aparecem quando a flor consegue desabrochar de forma vertical ou horizontal.
As flores da salvia leucantha são extremamentes apreciadas por beija-flores, mas elas também atraem muitas abelhas, borboletas e besouros.
- Nome Comum: Salvia-Mexicana, Salvia–Bicolor
- Nome Científico: Salvia leucantha
- Reino: Plantae
- Ordem: Lamiales
- Família: Lamiaceae
- Gênero: Salvia
Lembrando que a família Lamiaceae é a sétima maior família de plantas com flores que existem, o que significa que existem centenas de espécies de sálvias pelo mundo.
Como Plantar e Cultivar a Salvia Leucantha
A salvia leucantha é comumente chamada de sálvia-bicolor pelo fato de que suas flores roxas também dão botões brancos, que tendem a crescer e se ressaltar nos arbustos verdes.
Plantar uma salvia leucantha no quintal é uma tarefa fácil, além do mais, a salvia leucantha é uma planta que se propaga com facilidade, sendo possível criar uma enorme cerca com seus arbustos ricos que enchem os olhos e chamam muito a atenção.
Em muitos locais do mundo a salvia leucantha faz parte da decoração tanto pessoal quanto de lugares públicos, principalmente de parques, onde em estações como o outono e primavera a planta arranca suspiros dos transeuntes.
A salvia leucantha necessita de um solo seco com muita incidência de sol, ou seja, não é apropriado plantar a salvia leucantha em locais úmidos e nem em locais que encharcam quando chove.
A salvia leucantha necessita de muito oxigênio, portanto, não a regue constantemente, e quando o fizer, regue apenas o solo e não as flores.