Home / Plantas / Ficha Técnica da Flor Papoila Islandesa: Raiz, Folhas e Caule

Ficha Técnica da Flor Papoila Islandesa: Raiz, Folhas e Caule

A papoila islandesa pertence à família das papoulas de plantas com flores. A ordem é Ranunculales, com 44 gêneros e 825 espécies. Ela é uma planta herbácea, se destacando por seus muitos usos em jardins ornamentais.

Caso você queira saber mais sobre a ficha técnica da planta, leia o artigo até o final que descobrirá todas as informações de que precisa.

Descrição Física da Flor Papoila Islandesa

A papoila islandesa tem em forma de prato regular. As flores são bissexuais  com um pistilo superior (estrutura feminino) e muitos estames (peças masculinas). Os botões e as flores são geralmente grandes e frequentemente assentem.

Ela tem duas ou três sépalas separadas com muitas sementes e 4 a 12 ou mais pétalas separadas, geralmente enrugadas. A fruta é uma cápsula esférica ou linear. As papoilas possuem as sementes dispersas dos orifícios no topo da cápsula quando a planta é sacudida pelo vento. As folhas são geralmente cortadas profundamente , bem como a seiva é colorida.

Tal flor ocorre em climas temperados e subtropicais (principalmente no hemisfério norte), mas é quase desconhecida nos trópicos.

Como citado acima, as papoilas são lactíferas, produzindo látex, que pode ser leitoso ou aquoso, colorido ou liso. Todas as partes da planta contêm um sistema de dutos bem desenvolvido. Esses dutos são chamados de “laticíferos”.

As plantas são  polinizadas principalmente por insetos (entomófilos); faltam nectários de flores. Algumas são polinizadas pelo vento (anemófilos). Existe um cálice e uma corola distintos. As flores são de tamanho médio a grandes. As flores terminais são solitárias. A for papoila islandesa é inodora e regular.

Mais Um Pouco Sobre a Planta

Existem muitos estames, principalmente de 16 a 60, dispostos em duas espirais separadas. A externa com estames alternados com pétalas, a interna oposta ou numerosa. O ginecônio consiste em um pistilo composto com 2 a 100 carpelos. O ovário é superior e unilocular, sem haste (séssil) ou em haste curta (estipitado).

O fruto não carnoso é geralmente uma cápsula, que se abre na maturidade para liberar as sementes através:

  • Dos poros (poricida);
  • Das partições entre as células (septicida);
  • Por meio de válvulas (valvulares).

As numerosas sementes são pequenas. Seu tecido nutritivo (endosperma) é oleoso e farinoso. O fruto é um esquizocarpo.

Ecologia da Papoila Islandesa

Papoila Irlandesa no Vaso
Papoila Islandesa no Vaso

A polinização é entomófila (basicamente por moscas e vespas e abelhas, menos freqüentemente por besouros). A recompensa com a papoila islandesa é o pólen, pois não há néctar. O atrativo visual são as pétalas geralmente coloridas e com guias basais.

Às vezes, o atrativo também pode ser o andrócio, pois as pétalas não duram muito. Algumas espécies, principalmente as das regiões ártica e alpina, reforçam sua atração com fragrâncias florais.

Os estigmas emergem do cálice que os envolve. O autopolinamento é comum e, em alguns casos, ocorre antes da abertura do broto (cleistogamia). A presença de um arilo sugere a dispersão das sementes pelas formigas (mirmecocoria), uma vez expelidas pelo fruto.

As sementes permanecem presas aos remanescentes após as válvulas da cápsula caírem, deixando expostos seus brilhantes arilos vermelhos ou alaranjados. Estes atraem pássaros para se alimentar, facilitando sua dispersão (ornitocoria).

Sementes sem arilo parecem dispersadas pelo vento (anemocoria) para cápsulas que se abrem. Nos outros casos, são liberadas quando a fruta se decompõe.

As papoilas islandesas crescem tipicamente em áreas mais frias e arborizadas, formando parte da vegetação rasteira. Elas se adaptaram aos habitats árticos e alpinos e às áreas áridas do Mediterrâneo.

Comumente, encontra-se espécies da família sendo ruderais e segetais (crescendo em campos de milho). A papoila islandesa cresce na vegetação rasteira de árvores de folhas entre 1.000 e 2.000 metros.

Podem também ser comumente encontradas basicamente em paisagens:

Papoila Irlandesa Colorida
Papoila Islandesa Colorida
  • Abertas;
  • Rochosas;
  • Alpinas;
  • Em rachaduras verticais ou salientes.

Cultivo da Papoila

A família é conhecida por suas impressionantes flores, com muitas espécies cultivadas como plantas ornamentais, incluindo:

  • Eschscholtzia californica;
  • Meconopsis;
  • Papaver;
  • Entre outros.

Apenas duas espécies são de importância econômica para a produção de ópio e seus derivados para uso farmacêutico:

  • A Papaver somniferum é cultivado legalmente para obter morfina e outros opiáceos;
  • A Papaver bracteatum, para tebaína.

O Papaver somniferum também é a fonte das sementes de papoila usadas no cozimento e na fabricação do óleo de semente da flor. O cultivo ilegal de papoilas na Ásia para a produção de ópio e heroína é praticamente igual à produção legal no resto do mundo.

Simbolismo da Papoila

Simbolismo da Papoila Com Tatuagens
Simbolismo da Papoila Com Tatuagens

As papoilas são usadas há muito tempo como um símbolo de sono, paz e morte. Se dorme porque o ópio extraído delas é um sedativo e a morte devido à cor vermelho-sangue comum da papoila vermelha, em particular.

Nos mitos gregos e romanos, as papoilas, incluindo a papoila islandesa, eram usadas como oferendas aos mortos. Papoilas usadas como emblemas nas lápides simbolizam o sono eterno. Esse simbolismo foi evocado no romance infantil O Maravilhoso Mágico de Oz, no qual um campo mágico de ameaçava fazer os protagonistas dormirem para sempre. Uma segunda interpretação das flores na mitologia clássica é que a cor escarlate brilhante significa uma promessa de ressurreição após a morte.

A papoila da lembrança da época da guerra é a Papaver rhoeas, a papoila com flores vermelhas. Essa planta é uma erva daninha comum na Europa e é encontrada em muitos locais.

Papoilas artificiais são usadas para comemorar aqueles que morreram em guerra. Essa forma de comemoração está associada ao dia da lembrança, que ocorre no dia 11 de novembro. O uso de papoulas é costume desde 1924 nos Estados Unidos.

A papoila de flores vermelhas é considerada oficialmente a flor nacional dos albaneses na Albânia, no Kosovo e em outros lugares. Isso se deve às cores vermelha e preta, as mesmas da bandeira da Albânia.

O poderoso simbolismo da Papaver rhoeas foi emprestado por várias campanhas de defesa, como a Papoila Branca e a Papoila preta de Simon Topping.

Cuidados Com Outras Espécies

Muitas dessas plantas da família da papoila islandesa são venenosas. A papoila mexicana é venenosa se tomada internamente e pode causar edema e glaucoma. Mesmo que um animal, como uma cabra, persista em pastar nessa planta, tanto o animal quanto quem beber do seu leite poderá passar mal.

 

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *