A flor de ipomeia, ou glória da manhã, cresce nas regiões mais quentes e se desenvolvem em longas videiras que produzem multidões de flores em forma de trombeta. As plantas rastejam no chão ou se prendem a superfícies verticais com seus tentáculos.
Ficha Técnica da Flor Ipomeia: Raiz, Folhas e Caule
Uma planta da glória da manhã emerge do solo como um par de folhas chamado cotilédone. Não são folhas verdadeiras, elas são o embrião da semente e continuam a processar nutrientes que eventualmente se moverão pela planta, produzindo as primeiras folhas verdadeiras. Os cotilédones da maioria das espécies de glória da manhã são entalhados, em um recorte arredondado ou acentuado.
O caule estreito e fibroso da planta continua a crescer entre os cotilédones, e as folhas grossas ou lisas brilhantes em forma de coração, verde a verde escuro, se desenvolvem ao longo de seu comprimento. Gavinhas, ou delicados crescimentos fibrosos, também aparecem ao longo do caule, envolvendo-se em torno de qualquer suporte próximo, seja um galho, uma cerca, uma treliça ou uma árvore.
Os botões das flores aparecem em algum momento no final da primavera e florescem mais vigorosamente na primeira luz da manhã e depois desaparecem no final da tarde. As flores têm a forma de trombetas e vêm em várias cores, incluindo branco, roxo, azul e rosa. Algumas flores da corriola têm tonalidades contrastantes que aparecem em suas gargantas, como estrias ou como bordas nas bordas das pétalas.
Comportamento da Ipoméia
As videiras da glória da manhã que não conseguem se apegar a qualquer tipo de suporte simplesmente crescem no solo e podem sufocar outras plantas. As videiras podem crescer até quatro mts., sejam elas suportadas ou não. Se a glória da manhã tem suporte, as trepadeiras e as gavinhas crescem no sentido horário em torno de objetos verticais. Resistentes ao cervo, a glória da manhã planta as sementes auto-facilmente e, embora possam se tornar um incômodo, não são consideradas invasivas. As glórias da manhã crescem agressivamente durante o tempo quente, florescendo desde o início do verão até a primeira geada. As flores atraem beija-flores e borboletas.
Como Cultivar e Enraizar Ipomeias
As glórias da manhã produzem flores o ano todo e continuam a propagar novas plantas por auto-semeadura. Inicie as sementes dentro de casa três a quatro semanas antes da última geada e mova-as para o jardim quando o solo estiver aquecido a 16 graus Celsius. As sementes também podem ser semeadas diretamente no jardim quando o solo estiver aquecido a essa temperatura. A germinação é ajudada cortando ou arquivando ligeiramente as sementes e mergulhando-as em água morna durante a noite.
Lixe as sementes usando uma lâmina de barbear, uma faca afiada ou uma lixa de unha e faça um pequeno entalhe apenas através do revestimento externo duro das sementes sem realmente cortar a casca. Escorra as sementes cuidadosamente em papel toalha e plante-as antes que sequem. Se iniciado dentro de casa, o melhor método é usar vasos de turfa, pois as mudas de glória da manhã não se transplantam bem se suas raízes são perturbadas. Plante sementes em um local ensolarado, fora do vento, em um solo rico e bem drenado, cobrindo-as com 1/4 de polegada de solo e espaçando-as a cerca de 15 cm.
Variedades de Ipoméias
As sementes de duas variedades de glória da manhã (Ipomoea tricolor “Heavenly Blue” e “Pearly Gates”) são tóxicas. Embora possam causar náusea, vômito, sonolência, dormência e tensão muscular, a gravidade é geralmente baixa. Um parente intimamente relacionado da glória da manhã produz o mesmo tipo de planta cujas flores brancas abrem à noite. Chamada de ipomoea alba, às vezes é cultivada com glórias da manhã para que a floração possa ser apreciada durante todo o dia e até o final da tarde.
As glórias matinais mais cultivadas pertencem ao gênero Ipomoea , trepadeiras com uma profusão de flores azuis em forma de funil com centros brancos ou amarelos. Durante os meses de verão, cercas, treliças e galpões abandonados se tornam montes vistosos de flores de Ipomoea em azul-céu .
Ipomoea cairica pode ser facilmente identificada por suas folhas palmatamente compostas e forma extensas esteiras no litoral central e sul da Califórnia.
A prolífica glória da manhã perene na América do Sul denominada “flor do amanhecer azul” (Ipomoea acuminata) pode produzir 60.000 flores à taxa de 300 por dia. Quando as flores abrem pela primeira vez nas primeiras horas da manhã, elas têm uma linda cor azul profundo.
Nas ilhas do Caribe, glórias da manhã escaldantes e desenfreadas, como Ipomoea tiliacea e Ipomoea hederacea , adornam bancos e árvores na beira da estrada com massas de flores roxas e azuis.
As sementes de algumas espécies de Ipomoea são bem adaptadas para longas distâncias flutuantes na água do oceano. A videira à direita Ipomoea pes-caprae , muitas vezes chamada de glória da manhã na praia ou vinha de ferrovia, colonizou praias de areia nos trópicos, incluindo muitas ilhas do Caribe e o arquipélago de Galápagos, na costa do Equador.
Morfologia das Ipoméias
Caracteres qualitativos relacionados à raiz / tubérculo, caule / folha, flor e cápsula / semente das ipomeias foram examinados. Quase todas as espécies de Ipomoea são de hábitos herbáceos e de escalada, exceto Ipomoea aquática, de natureza anfíbia. A maioria das espécies mostrou folhas a serem arremessadas com várias formas, como ovato-oblongo, cordado, ovado em geral, ovado-cordado etc., exceto Ipomoea quamoclit onde as folhas foram encontradas emparelhadas com pinhões e cortadas até o meio diafragma.
Observou-se que as flores são poucas em cimos axilares na maioria das espécies e em poucas espécies as flores são muitas em cimos terminais, exceto Ipomoea pes-tigridis, onde as flores eram como involucradas nos cimos auxiliares. Por outro lado, também se constatou que as cores das sementes variam, mas levemente, nas espécies de Ipomoea examinadas no presente inquérito.
Existem espécies de Ipomoea que crescem em diferentes locais, sejam eles secos ou úmidos, ocorrem como ervas daninhas em terras cultivadas e muitos deles são bem conhecidos por seus valores ornamentais, medicinais, alimentares e de ligação ao solo. O gênero Ipomoea é caracterizado por natureza herbácea e hábito de escalada na maioria das espécies. Suas folhas e caules frescos são usados como vegetais. As flores de Ipomoea, no sentido amplo, podem ser em forma de salva, em forma de sino ou funil. São grandes e vistosos com corolas vermelhas, azuis, amarelas ou roxas e são carregadas isoladamente ou em aglomerado nas axilas das folhas alternadas, muitas vezes cordadas.