O farelo de trigo é um segmento do trigo que ainda está sendo lentamente descoberto pela população. Hoje, o mais comum é encontrar pessoas que estão com dietas e semelhantes utilizando desse produto. E é sobre ele que iremos falar no post de hoje. Mostraremos um pouco mais sobre o que é e as características desse farelo de trigo, assim como suas informações nutricionais e benefícios para o nosso organismo. Continue lendo para aprender mais!
Características Gerais Do Farelo De Trigo
O farelo de trigo é composto por: pericarpo, aleurona, algumas partículas finas de germe e algumas camadas internas do grão do trigo. Também contém alguns resíduos vegetais utilizados durante todo o processo industrial que o trigo passa. Diferente de outros produtos a partir do trigo, o farelo tem uma cor característica, e não tem nenhum tipo de odor, sabor ou semelhantes.
Esse farelo é indicado para alimentação animal, pela quantidade de compostos. Possui um teor proteico considerado médio, de cerca de 16%, e é uma fonte rica de fibras. Também é fonte de micronutrientes como o zinco, selênio e outros. Apesar disso tudo, é recomendado que não se exceda a quantidade de farelo de trigo consumido, por seu alto teor de fósforo.
Em outras palavras, podemos dizer também que o farelo de trigo é como se fosse uma película externa do grão de trigo, no caso, a casquinha desse grão. A seguir veremos os vários benefícios desse alimento, assim como também a forma correta de comê-lo e os cuidados para quem não pode.
Informações Nutricionais Do Farelo De Trigo
As informações nutricionais de qualquer produto são de extrema importância e devem ser analisadas com cuidado. São elas que dirão se aquele alimento proporciona determinados nutrientes ou componentes ruins para nosso organismo. Agora iremos analisar a tabela de informações nutricionais do farelo de trigo, com um exemplo de 100 gramas do produto, logo, a cada 100 gramas temos:
- 216 calorias;
- 4,3 gramas de gorduras totais. Dessas, 0,6 gramas são gorduras saturadas; 2,2 gramas de gorduras polinsaturadas e 0,6 gramas de gorduras monoinsaturadas;
- 0 mg de colesterol;
- 2 mg de sódio;
- 1,1182 mg de potássio;
- 65 gramas de carboidratos;
- 43 gramas de fibra alimentar;
- 0,4 gramas de açúcar;
- 16 gramas de proteínas;
- 9 iu de vitamina A;
- 0 iu de vitamina D;
- 0 mg de vitamina C;
- 1,3 mg de vitamina B6
- 73 mg de cálcio;
- 10,6 mg de ferro;
- 611 mg de magnésio.
Benefícios E Malefícios Do Farelo De Trigo
Agora que entendemos um pouco mais sobre as características gerais do farelo de trigo e também sabemos sobre seus componentes e informações nutricionais, fica mais fácil compreendermos sobre seus benefícios. Veja a seguir:
- É um alimento rico em fibras, o que ajuda a prevenir e combater problemas como prisão de ventre.
- Por ainda ser cheio de fibras, é ideal para quem está em dieta, e precisa sentir uma saciedade maior na hora de se alimentar. O que é feito através das fibras. Além das fibras, outro componente que ajuda a regular a fome é o cromo, assim como também diminui o desejo por doces.
- Ainda no intestino, o farelo de trigo melhora e diminui os sintomas da chamada Síndrome do Intestino Irritável.
- Essas fibras também colaboram para a eliminação das fezes, que além de ajudar o intestino, também ajuda a prevenir problemas como as hemorroidas;
- O farelo de trigo ajuda a diminuir a absorção de gorduras pelo intestino, controlando assim o colesterol alto.
- Ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer, como o de cólon, estômago e o de mama.
- Para quem está com problemas de alto nível de açúcar no sangue, como início de diabetes, o farelo de trigo é um aliado, ajudando a diminuir os níveis de açúcar. Mantendo então os níveis de insulina estáveis.
- Voltando para as fibras, elas também se certificam de acelerar o metabolismo, o que é ótimo para o organismo.
Como qualquer alimento, nem todos podem consumir o farelo de trigo. Sendo assim, de malefícios e cuidados, nós temos que:
- O farelo de trigo não é indicado para pessoas que possuam a doença celíaca e/ou intolerância ao glúten, muito presente nesse alimento.
- Para todas as pessoas, não se deve consumir o farelo de trigo em mais de 3 colheres de sopa por dia, já que é um alimento que pode causar uma má digestão, produzindo ainda mais gases e fazendo com que haja dor no estômago.
- Também vale ressaltar que é um alimento que não deve ser consumido junto com medicamentos orais. Para comer, deve haver um intervalo de no mínimo 3 horas entre o consumo do farelo e a ingestão do medicamento.
- Por ter um sabor neutro, é possível variar bastante o que vai ser consumido pelo farelo de trigo nas receitas. Dá para fazer tanto em doces, quanto salgados, assim como adicionar em sucos, vitaminas e iogurtes. Tudo isso sem afetar o sabor do outro alimento.
- Para que as fibras, importantes e que causam grandes benefícios do farelo, sejam bem absorvidas pelo organismo, é necessário ingerir bastante água para hidratar. Quando o consumo de fibras é grande, é necessário durante o dia o consumo de 2 litros de água. Quanto maior o consumo de fibras, mais água para hidratação é necessária.
Esperamos que o post tenha te ajudado a entender e aprender um pouco mais sobre o que é o farelo de trigo, suas características gerais, informações nutricionais e benefícios dele. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajuda-los. Você pode ler mais sobre trigo e outros assuntos de biologia aqui no site!