Espada-de-São-Jorge é Venenosa? Ela é Perigosa?
Dificilmente um brasileiro não conhece a famosa espada-de-São-Jorge, comumente chamada de língua-de-sogra, espadinha ou simplesmente de sanseviéria, sendo esse último uma adaptação de seu nome científico Sansevieria trifasciata.
Atualmente, a espada-de-São-Jorge não é tão amplamente usada como foi alguns anos atrás, pois essa planta não era utilizada apenas para ornamentar um jardim ou para ser plantada em um vaso para conferir mais naturalidade a um ambiente.
A espada-de-São-Jorge foi muito utilizada devido a seus princípios religiosos, seja na matriz africana, seja na crença Ocidental cristã.
A sansevieria trifasciata é uma planta que confere aspectos espirituais de zelo e proteção para aqueles que creem em seu poder, por isso ela é uma planta que foi muito utilizada nos tempos mais antigos, onde nossas avós sempre tinham uma dessas na entrada da casa ou atrás da porta.
A espada-de-São-Jorge confere proteção pelo guerreiro e santo São Jorge, também chamado de Ogum na umbanda.
Quando a espada-de-São-Jorge está presente em um lar, esse lar fica protegido de possíveis feitiçarias e maus-olhados, mas ela também confere outras forças espirituais dependendo do local onde forem postas ou plantadas.
É possível colocar a espada-de-São-Jorge debaixo da cama de um casal, e dessa forma existe a crença de que os mesmos sejam mais pacientes uns com os outros e através disso parem de brigar. Se a espada-de-São-Jorge for colocada debaixo da cama de um filho ou de uma filha, significa que os pais querem que essa criança deixe de ser tão levada e se comporte mais.
A Espada-de-São-Jorge é Venenosa?
Apesar de ser uma planta extremamente comum, a espada-de-São-Jorge precisa ser manuseada com cuidado, pois ela é venenosa.
Quando se trata de ter a espada-de-São-Jorge dentro de casa, é muito importante deixar todas as pessoas cientes de sua presença e de seus perigos, por isso não é indicado ter a espada-de-São-Jorge em uma casa onde haja bebês e crianças, pois é muito provável que os mesmos venham a ter contato direto com a planta e até mesmo coloca-la na boca.
Caso não haja crianças em casa e ninguém que possa vir a ter contato direto com a espada-de-São-Jorge, é necessário levar os pets em consideração, pois é muito comum que clínicas veterinárias tratem de cachorros e gatos que demonstram ter problemas intestinais e salivares ao morder ou lamber a planta.
Portanto, lembre-se: sim, a espada-de-São-Jorge é venenosa e é necessário que haja muito cuidado com a mesma, pois, apesar de seus aspectos espirituais positivos, ela pode conter muitos aspectos reais negativos.
Existem Outras Plantas Comuns Que Também São Venenosas?
Por incrível que pareça, muitas plantas que decoram e enfeitam jardins possuem propriedades venenosas, e elas são mais comuns do que a gente imagina.
Assim como essas plantas podem estar presentes em jardins e quintais, elas também podem estar presentes nos cômodos da casa e em ambientes particulares ou em recepções, onde as pessoas, sem querer, podem acabar sendo contaminadas e o local ser considerado o culpado.
Portanto, se você possui a intenção de colocar plantas em seu escritório ou cômodo, faça uma pesquisa sobre a planta e tenha certeza de que ela não irá causar nem um possível problema.
Observe alguns exemplos de plantas comuns que também são venenosas:
- Azaleia: uma das plantas mais requisitadas do mercado! Além de uma beleza inigualável, as azaleias possuem fragrâncias conquistadores. Porém, se forem ingeridas, elas liberam andromedotixina, que provoca fortes contrações intestinais.

Azaleia
- Tinhorão: uma planta extremamente resistente que pode nascer em qualquer local, mas tem preferência por locais úmidos e sombreados. O simples contato direto com a pele pode causar irritação, e se for ingerida a mesma garantirá um pequena dose de oxalato de cálcio, provocando febre, vômito, náusea e diarreia.

Tinhorão
- Comigo-Ninguém-Pode: o nome é uma clara sugestão, não é mesmo? Talvez seja a planta mais comum existente na casa dos brasileiros, apesar de ser tóxica do caule até a ponta das folhas, liberando o mesmo composto químico do tinhorão, o oxalato de cálcio.
Comigo-Ninguém-Pode
Como você pode analisar, esses exemplos de plantas são extremamente comuns no Brasil, não somente em jardins e quintais, mas dentro da casa das pessoas. Portanto, cuide de seu lar da forma correta e plante essas plantas em locais apropriados.
A Espada-de-São-Jorge é Perigosa?
Já foi definido que a espada-de-São-Jorge é uma planta venenosa, mas muitas pessoas ainda insistem em perguntar: “Ok, ela é venenosa, mas o veneno é forte? Ela é uma planta perigosa? Ela pode matar?”
Sim, a espada-de-São-Jorge é perigosa, e ela pode ocasionar problemas sérios.
Porém, esses problemas e esse perigo só ocorre quando há a ingestão dessa planta, isto é, quando alguém a mastiga e a engole, e por isso não é comum que pessoas fiquem envenenadas com as toxinas que ela libera.
O problema mais comum com a espada-de-São-Jorge dentro de casa está no fato dos gatos a mastigarem. Os cachorros não possuem tanto esse hábito, mas os gatos sempre procuram por algo verde para mastigar. Portanto, se houver gatos na casa e a espada-de-São-Jorge, é bom cuidar para que o animal não tenha um acesso facilitado até a mesma.
Informações Importantes Sobre a Espada-de-São-Jorge
Já confirmamos que a espada-de-São-Jorge é uma planta venenosa e uma planta perigosa, mas isso não significa que se você enconstar nela você será envenenado.
As toxinas da planta se apresentam somente quando ela é mastigada ou amassada, criando uma espécie de suco da planta, seja de suas folhas ou de seu caule.
Portanto, não se abstenha em ter uma planta achando que ela é extremamente venenosa. Muitas pessoas criam essas lindas plantas em vasos ou no jardim, as podam, replantam e deixam elas para embelezar os ambientes desejados.
Tudo é uma questão de cuidado, e se houver crianças ou pets no ambiente, basta deixar a planta em um local fora de alcance que o problema está resolvido.
A espada-de-São-Jorge é uma espécie extremamente resistente que pode crescer e se desenvolver com baixa iluminação e pouca água, mas se a ideia é cultivar a planta, trate-a de maneira ideal para que a mesma cresça e se desenvolva plenamente.