Também conhecida como língua da sogra, esta planta é uma das melhores para filtrar o formaldeído do ar, comum em produtos de limpeza, papel higiênico, tecidos e produtos para cuidados pessoais. Coloque um no banheiro – ele prosperará com pouca luz e condições úmidas, ajudando a filtrar os poluentes do ar.
Você também pode colocar algumas dessas plantas de folhas afiadas em seu quarto. Curiosamente, eles absorvem dióxido de carbono e liberam oxigênio à noite (o oposto do processo de temporização que a maioria das plantas segue). Compartilhar seu quarto com essas plantas pode lhe dar um leve aumento de oxigênio enquanto você dorme.
Sansevieria trifasciata, é comumente chamada de lança africana, espada de São Jorge ou língua materna. Pertence à família dos Liliaceae, portanto suculenta, apesar de seu aspecto peculiar e diferente, o torna muito sugestivo, decorativo e ornamental. Sua origem é principalmente de países africanos como Quênia e Angola, embora também possa ser encontrada em outros países africanos vizinhos.
Características da Espada de São Jorge
A Sansevieria triscifata, é uma planta suculenta, decorativa e ornamental por suas folhas compridas, verde muito vertical, com manchas amareladas. Possui curiosas folhas eretas, rígidas e verticais, de forma semelhante a uma espada, terminadas em ponta e dispostas em forma de leque.
As folhas crescem em brotos de 3 ou 4 componentes, que conseguem atingir um comprimento superior a 1 metro e até 2 metros e um diâmetro de 3 centímetros. A superfície é lisa e pode ter uma cor verde escura na sua totalidade ou uma borda fina que percorre toda a folha.Estes são pontos bastante típicos neste gênero de planta. As folhas são suculentas, afiadas e pontudas.
As raízes da Sansevieria trifasciata são superficiais, podendo ser cultivadas em uma panela pelo resto da vida e plantadas em grupos no jardim.
Sansevieria trifasciata, necessita apenas de podas leves de manutenção no inverno, eliminando folhas e flores murchas. Para propagar, corte um pedaço de folha e enterre-o até a metade em uma panela, que permanece na sombra até que tenha raízes. De lá virá uma nova planta, a maneira mais simples é dividir a planta inteira em várias porções e plantá-las individualmente em vasos, com uma mistura de cacto e areia grossa. Pode ser reproduzido por meio de estacas de folhas, um método amplamente utilizado.
Como Cuidar da Espada de São Jorge
É uma planta fácil de cultivar e tolerar uma ampla variedade de condições. É uma planta simples e grata e seu cultivo não dará nenhum trabalho. Eles são de baixa manutenção, não têm espinhos ou pontas perigosas. Não é tóxico. Se a planta não se encaixar bem no vaso ou no recipiente, ela deverá ser alterada para um recipiente maior.
Devido à sua natureza silenciosa e sua tolerância ao ar e ao solo, é uma planta adequada para decorar escritórios aparência ornamental dessas plantas é reforçada se a introduzirmos em um atraente vaso de cerâmica. As sansevierias, se crescem em vasos leves, tendem a tombar, de modo que os recipientes mais adequados são vasos de barro.
As flores de Sansevieria trifasciata aparecem em um floral que não possui folhas, são de cor branca. Uma vez polinizadas, a fruta começa a amadurecer e atingirá 8 mm. de diâmetro. A Flor produz espigas quase do comprimento da folhagem, cobertas com brácteas, que cuidam das pequenas flores rosa. A planta deve desfrutar de um local ensolarado, com alguma proteção no verão, embora acomode situações semi-sombreadas e até interiores luminosos.
Não resiste à geada; portanto, em climas temperados ou frios, geralmente é cultivada como planta interna. Temperaturas abaixo de zero, causam danos significativos.
Tem pouca necessidade de água e goza de boa resistência a períodos de seca, a irrigação é necessária aproximadamente a cada duas semanas. Ao molhar, é melhor umedecer o substrato em profundidade e deixá-lo secar antes de molhar novamente. Durante os meses de inverno, é regada uma vez por mês. As sansevierias devem ser consideradas suculentas quando se trata de irrigação. Nunca regue em excesso, pois o rizoma enterrado pode apodrecer facilmente.
Quanto à fertilização da Sansevieria trifasciata, adubar a cada três ou quatro semanas, adicionando um fertilizante líquido equilibrado à água de irrigação.
Pragas e Doenças da Espada de São Jorge
Em geral, eles geralmente não apresentam muitos problemas relacionados a pragas ou doenças . Alguns casos que podemos encontrar são:
Folhas podres – Pode ser causado por excesso de água para irrigação, falta de drenagem, especialmente no inverno ou deixar o substrato secar entre as regas;
Bordas das folhas feias ou danificadas – Pode ser devido ao excesso de calor, excesso de sol ou excesso de calor devido ao aquecimento próximo à planta. Pode ser devido à queda da planta, derrubando e danificando as folhas;
Áreas com manchas marrons nas folhas – É um sintoma claro do excesso de rega. Diminua a frequência de irrigação e deixe o substrato secar;
Folhas pálidas ou esbranquiçadas – Sintoma de falta de iluminação;
Manchas brancas e peludas nas folhas – Presença de cochonilha. Remova-os com um pano embebido em álcool metílico ou aplique um inseticida sistêmico nesse sentido. Se você vê manchas brancas e peludas nas folhas, elas são causadas pela escamação de algodão.
Eles podem sofrer apodrecimento das raízes, fungos, por irrigação excessiva.
Curiosidades da Espada de São Jorge
Existem aproximadamente 60 espécies de Sansevieria. O mais famoso é Sansevieria trifasciata, dos quais o mais conhecido é Sansevieria trifasciata-Laurentii. Sansevieria tem uma excelente capacidade de absorver até 107 poluentes atmosféricos, incluindo monóxido de carbono e óxidos de nitrogênio.
Como se isso não bastasse, outro estudo descobriu que Sansevieria absorve formaldeído, clorofórmio, benzeno, xileno e tricloroetileno, ganhando assim uma reputação de regenerar o ar, pela síndrome do edifício doente.
A Sansevieria trifasciata, utiliza o processo de metabolismo do ácido crassulaceano , que absorve o dióxido de carbono e libera oxigênio à noite.
Isso supostamente os torna plantas de quarto adequadas. No entanto, como as folhas são potencialmente venenosas se ingeridas, geralmente não é recomendado para quartos de crianças.
Além de plantas ornamentais e decorativas, são muito saudáveis, purificando o ar que respiramos em nossas casas.