A espada-de-são-jorge (nome científico: Sansevieria trifasciata) é uma planta muito conhecida e cultivada no Brasil. Usada de forma ornamental, ela é muito conhecida por afastar mau-olhado e proteger os lares. Temos certeza que na casa da sua avó tem um exemplar de espada-de-são-jorge e que ela sempre diz que essa planta traz boa sorte, não é verdade? Se isso é verdade ou apenas um mito não podemos afirmar! Mas que essa planta pode ser uma excelente opção de cultivo para os mais variados tipos de espaços, é sim uma grande realidade.
A sua espada-de-são-jorge está apresentando pontas secas ou amarelas? Acompanhe nosso artigo e aprenda como solucionar esse problema! Confira!
Pontas Secas e Amareladas
As pontas secas e amareladas na espada-de-são-jorge geralmente são por causa da exposição excessiva ao sol, causando queimaduras na planta. Outra situação que pode causar esses sintomas é a ausência de nutrientes suficientes para manter a sua planta.
Para contornar o problema, coloque sua espada-de-são-jorge em um local que receba indiretamente a luz do sol, evitando que o sol mais intenso do dia atinja a planta. Assim, você vai evitar que o vegetal apresente as pontas secas. Outra dica é fazer uma intensificação no adubo no solo e irrigar de forma intensa para que o nitrogênio da adubação chegue até as raízes.
Mas sem exageros, ok? Você sabe que o encharcamento pode ocasionar o aparecimento de problemas como a ferrugem, causada por fungos. Um sintoma muito comum dessa doença é apresentação de manchas nas folhas. Assim, é provável que elas geralmente apresentem uma coloração marrom, bem diferente da coloração de uma planta saudável. Fique atento e saiba identificar e solucionar esse problema ainda nos primeiros dias de aparecimento.
Características da Espada-de-São-Jorge
A espada-de-são-jorge também é conhecida como espada-de-santa-bárbara, rabo de lagarto, lígua de sogra, espada-de-iansã, espada-de-são-jorge ou sansevéria e teve origem na África. É um vegetal muita usado nas ornamentações dos jardins e casa brasileiras e pode ser encontrado com muita facilidade.
Além de trazer “boa sorte”, ela também pode purificar o ambiente eliminando componentes como: o xileno, benzeno e o tolueno além de realizar a produção noturna de oxigênio. Suas folhas são longas e verdes com pequenas manchas em tons mais escuros. Pouca gente sabe, mas a espada-de-são-jorge produz lindas flores nas cores branco e amarelo trazendo um efeito espetacular para as decorações em que são utilizadas. Ou seja, além de ajudar a purificar o ar, também harmoniza muito bem os ambientes.
É uma planta completamente adaptável aos diversos locais e tipos de clima. Entretanto, possuem uma toxina em suas folhas e não devem ser ingerida em nenhuma hipótese, já que pode causar problemas de saúde.
Muito utilizada em rituais de religiões de matriz africana, a espada-de-são-jorge é sinônimo de coragem e proteção possuindo a finalidade de afastar todos os males.
Como Cultivar Espada-de-São-Jorge
A melhor forma de fazer a reprodução da espada-de-são-jorge é por meio de mudas. Privilegie o plantio nos meses que antecedem o inverno para obter resultados melhores. Uma das técnicas usadas consiste na separação de uma touceira contendo uma folha e uma parte da raiz. Em seguida, plante em um vaso que possui sistema de drenagem eficiente.
O fundo do vaso deve ser forrado com argila e areia. Não se esqueça de colocar adubo orgânico junto da terra posicionando a planta no meio do vaso. Preencha com terra até obter firmeza na muda. Lembre-se que a drenagem é muito importante para evitar que a raiz da planta apodreça em função do excesso de umidade.
Após o crescimento da planta, você pode renovar a adubação a cada ano. Uma terceira opção é colocar a espada-de-são-jorge na água e esperar que ela liberar algumas mudas que podem ser levadas para um novo local.
Cuidados Com a Espada-de-São-Jorge
Alguns cuidados são essenciais para a manutenção da sua espada-de-são-jorge. Um deles é a iluminação correta para que a planta se desenvolva saudável. Indicamos que a planta fique localizada em meia sombra evitando que o vegetal tenha contato direto com o sol. Como já foi dito anteriormente, isso pode fazer com as folhas fiquem secas ou amarelas. Até mesmo as luzes artificiais podem ser suficientes para o desenvolvimento da planta.
Evite colocar água em excesso na espada-de-são-jorge. Isso vai fazer com as raízes permaneçam sem apodrecimento. Observe se o solo está seco e, em caso afirmativo, coloque um pouquinho de água. Com o crescimento da planta, as raízes ocupam mais espaço e talvez seja necessário transportá-la para um vaso maior.
São plantas que se adaptam muito bem ao calor e aos solos mais pobres. Além disso, também podem se desenvolver bem em temperaturas mais baixas. Dentro de uma residência, pode superar fumaça, ar-condicionado e demais situações presentes em uma residência. Portanto, elas são perfeitas para decorar a sua casa, não é verdade?
Decoração com Espada-de-São-Jorge
Essa planta é ideal para quem não pode gastar muito tempo com cuidados, já que não possui muitas exigências para se desenvolver bem. Caso esteja pensando em uma decoração nova para o seu cantinho, saiba que a espada-de-são-jorge é ideal e muito prática.
Você pode investir em uma composição que contenha apenas um vaso ou realizar a mescla com objetos de decoração e até mesmo com vasos de outras plantas. Invista nos cachepôs, nas cores e nos diversos materiais. Deixe a imaginação falar mais alto! O melhor de tudo é que mesmo que você more em um espaço pequeno, ainda haverá uma forma de incluir uma espada-de-são-jorge na sua decoração.
Outra dica é usar suportes no chão que deixam a planta ainda mais elegante e em destaque na sua casa. Combine os vasos com a decoração da casa e certamente você terá uma composição incrível com a espada-de-são-jorge.
Bom, nosso artigo encerra por aqui! Caso tenha ficado alguma dúvida sobre a forma de cultivo da espada-de-são-jorge é só nos enviar um comentário. Que tal compartilhar esse conteúdo com seus amigos e amigas que também são amantes das plantas? Continue acompanhando o Mundo Ecologia e conheça mais sobre os diversos temas que envolvem a natureza.
Bom dia. Minha espada de S. Jorge está apresentando em algumas folhas a ponta amarelada . Já mudei de local. Devo cortas as pontas q estiverem assim ou deixar como estão ? Desde já agradeço!
Boa tarde, minha espada está com as pontas amarelas meio enferrujada , posso cortar com tesoura ou deixar como está.
Obrigada
Também tenho a mesma dúvida. Gostaria de saber como posso tratar as folhas que têm manchas, são folhas + internas, posso cortá-las com tesoura ou isso pode danificar a planta?! Agradeço que me possam ajudar.
Tenho um vaso grande com lança de São Jorge. Percebi que as pontas de algumas começaram a secar, depois em outras começaram com uns machucados como se alguém tivesse batido algo nela e agora algumas estão murchando, secando e perdendo a cor, ficando amareladas…. ela recebe sol a tarde toda pois fica na entrada da minha casa. Não quero que ela morra…o que posso fazer?
Agradeço desde já pela ajuda!