A temperatura de onde elas ficam devem ser baixas o suficiente para que se desenvolvam de maneira eficiente. Se não for o bastante, elas deixam de ter o sabor tão peculiar e único que possuem.
Mas, mesmo em climas frios, elas não são tão fáceis de cultivar. Apesar de processos simples, deve-se ter muito cuidado com os pés ou sementes. Somente desse modo é que as árvores crescem saudáveis. Como são frutas relativamente caras, um bom investimento é ter o seu próprio pé de acerola em casa!
Só com esta introdução, você já se interessou com essa planta tão deliciosa? Se sim, este artigo é para você! As acerolas, frutas usadas para diversos fins, é uma notável opção para quem não quer experimentar nada tão óbvio e parecido com qualquer outro alimento. Leia mais sobre ela aqui!
Acerola: Dados Básicos
Vamos nos concentrar na acerola neste post. Também conhecida como Acerola, a fruta é um arbusto de crescimento rápido com pequenas folhas que podem crescer até cerca de 3-4 metros de altura e largura. No entanto, não é recomendado deixá-la ficar acima de 3 metros, pois a fruta ficará muito difícil de ser colhida.
A densa natureza de propagação do arbusto e o seu crescimento de galho “espinhoso” podem dificultar a negociação quando se procura a fruta. Se não for controlado, o arbusto pode ficar “esguio” e tornar-se suscetível a rachar ou romper-se do caule, o que pode ser sério.
Portanto, a poda/cobertura bem (pelo menos 30 centímetros) ao redor de toda a planta durante o inverno para incentivar o crescimento mais espesso e uma planta mais robusta.
As hastes externas, com um hábito de crescimento horizontal próximo ao solo, devem ser removidas, pois a madeira frágil certamente se romperá eventualmente. Dito isto, a fruta em questão é um arbusto atraente para ter no jardim e quando em flor suas pequenas flores rosa são tão boas quanto qualquer ornamental.
O ritual ocorre através da primavera e do verão, normalmente com duas florações principais e, em seguida, algumas florações esporádicas no meio — você poderia dizer que a frutificação é constante através dessas duas estações.
Acerola na Mão
A fruta é aproximadamente do tamanho de uma cereja grande e geralmente é abundante com resíduos de terra, muitas vezes inevitável.
Eles provam um pouco como uma maçã com uma ligeira acidez. No entanto, o sabor não é para todos com alguns familiares e amigos bastante desligado pelo sabor picante. A outra coisa que é diferente da “cereja real” é a semente (ou sementes) sendo 4, o que faz a fruta rolar na boca por mais tempo para retirar a carne e cuspi-la.
Nutricionalmente, a acerola é muito rica em vitamina C e, aparentemente, está cheia de antioxidantes. Quando cozidos, misturados com um pouco de açúcar, e peneirados através de uma peneira furada média, estas cerejas fazem uma magnífica sobremesa de degustação de morango com uma cor vermelha vibrante.
A cobertura faz o sorvete de baunilha celestial.
Aprenda a Cultivar a Acerola
O cuidado com a cereja é fácil. “Acerola” é o seu nome comum, é um arbusto grande, espesso ou pequena árvore que cresce alto e largo a 6 metros de altura.
Suas frutas parecem cerejas com sua pele vermelha brilhante. Você pode usar as frutas para fazer sucos, geléias e coberturas para sobremesas.
As acerolas jovens não são tolerantes a geadas e não podem sobreviver à temperatura de congelamento, embora árvores maduras possam sobreviver a breves quedas de temperatura a cerca de 28 graus Celsius. Dificuldade: Fácil
Outros nomes: Acerola, cerejeira do oeste da Índia, cerejeira acerola, cerise des antilhas, cerise de la barbade, cerejeira porto-riquenha, malpighia glabra, malpighia punicifolia e murta crepe selvagem.
Propagação, Plantio E Localização No Quintal
A acerola pode ser propagada a partir de sementes, corte, camadas de ar e enxertia. Sementes de acerola têm baixa taxa de germinação. Se se propagar a partir de sementes, use sementes de frutos maduros e totalmente desenvolvidos e antes de usar limpo e seque completamente.
Mudas devem ser transferidas da bandeja de germinação para seus recipientes individuais ou no chão quando são cerca de 5 a 10 centímetros de altura.
Plante na mesma profundidade em que é cultivado anteriormente e duas vezes mais largo. Se estiver plantando mais de uma planta, deixe-as com pelo menos 5 metros de distância. Para plantar, retire a planta da panela e bata suavemente o solo ao redor das raízes.
Coloque-o no buraco de plantio e espalhe cuidadosamente as raízes. Encha o buraco de plantio com terra e aperte-o suavemente. Regue profundamente para assentar o solo em volta das raízes.
A localização deve ser ensolarada, livre de ervas daninhas e menos ventosa.
Sol, Solo E Fertilizantes
A exposição ao sol é essencial para o cultivo de acerola. Limpe o solo, retire ervas daninhas e detritos. Emendar o solo com a adição de um composto e muita matéria orgânica.
A árvore de acerola prefere solo pouco ácido a neutro. A planta jovem deve ser regada regularmente, uma vez amadurecida, não requer muita rega, exceto nos períodos de seca e no momento em que a árvore está a dar frutos.
Aplique fertilizante cítrico, uma vez que você comece a ver o crescimento. Siga as instruções do fabricante em relação à quantidade e tempo de aplicação do fertilizante.
Espalhe uma camada de 5 centímetros de cobertura morta em um diâmetro de 3 metros ao redor da árvore.
Palha, grama cortada ou casca pode ser usada para ajudar a reter a umidade e manter as raízes mais frias no calor do verão. Mantenha a cobertura a pelo menos 10 centímetros de distância do tronco da árvore para que ela não se suporte contra a madeira macia e cause a podridão.
Poda, Colheita e Doenças
Podar a árvore no outono, após a colheita para dar a forma desejada. Você pode cortar ramos mortos, danificados ou doentes a qualquer momento.
Colher as acerolas quando estiverem maduras e ficarem vermelhas. A colheita é melhor realizada no início da manhã.
A doença mais grave da acerola é o nematoide das galhas. Também pode ser atacado por mancha, podridão parda e oídio. As pragas que podem atacá-lo são pulgões, escamas, brocas e moscas-brancas.