Todo mundo gosta de caminhar em ruas cheias de árvores com aquela sombra agradável e ainda poder observar o colorido das flores não é verdade? Acontece que infelizmente muitas árvores podem danificar calçadas e por isso acabam sendo proibidas de serem plantas em zonas urbanas.
É muito mais gostoso caminhar em locais bem arborizados, cidades que tem muitos prédios e muitas construções cinzas acabam desanimando de se exercitar.
Mas o que muita gente não sabe é que sua calçada poderia ser muito mais interessante do que apenas cimento. Por isso informação nunca é demais, procure saber como funciona esse tipo de coisa na sua cidade.
Toda pessoa tem direito de plantar uma árvore na calçada da sua casa, basta demonstrar esse interesse. Caso você tenha gostado da ideia, procure a prefeitura da sua cidade para entender como funcionam as regras, pois é importante saber qual árvore plantar.
Não são todas as espécies que estão liberadas, pois as árvores permitidas precisam respeitar as medidas do espaço da sua calçada sem invadir a rua ou seu vizinho.
É Proibido Plantar Árvore na Calçada?
Depois de algumas informações iniciais que tivemos neste texto, a resposta é não. Não é proibido a plantação de árvores na sua calçada, o que existe na realidade são regras a serem seguidas.
As calçadas das cidades possuem dimensões limitadas, por esse motivo é interessante que se escolha árvores pequenas, no máximo árvores de médio porte para que não invada o espaço de ninguém e muito menos quebram o concreto ou até mesmo atinjam fiações elétricas.
Na cidade de São Paulo, por exemplo, para que não dê problemas, a própria prefeitura oferece de graças mudas para que você possa plantar em sua calçada. E conseguir isso é muito fácil, se você mora na capital basta visitar o parque municipal mais próximo e escolher uma árvore nativa, as opções são muitas, tem ipês, manacás, quaresmeira, aroeira e muito mais. Além disso, você ainda pode solicitar na prefeitura da cidade alguém para plantar essa muda para você, quando precisar de poda ou do corte de alguma árvore também pode contar com a ajuda da prefeitura.
Árvores Que Não Podem ser Plantadas em Calçadas Urbanas
Como dissemos, algumas espécies não podem ser cultivadas em calçadas urbanas por uma série de motivos. Algumas espécies podem ser bem problemáticas trazendo muitos prejuízos, como quebrar o concreto de calçadas e até afetar encanamentos residenciais. Outro problema comum são raízes que obstruem a passagem e ainda podem causar acidentes aos pedestres, quando muito altas ainda podem romper fiação elétrica deixando um bairro todo sem energia.
Mesmo a prefeitura oferecendo todo esse suporte ainda existem pessoas que insistem em escolher espécies impróprias. Algumas podem causar danos impensáveis, para você ter uma ideia, de acordo com profissionais da cidade de São Paulo, já encontraram galhos de uma espécie saindo de um vaso sanitário residencial.
Árvores Permitidas em Calçadas Urbanas
Agora que a gente já conhece as regras, está na hora de saber quais espécies estão permitidas. Vamos lá:
-
Neve-da-montanha – Nome científico Euphorbia leucocephala.
Conhecida ainda por muitos outros nomes populares, é um tipo de árvore ornamental e por isso é muito utilizada em paisagens urbanas. É no mês de maio que sua beleza peculiar aparece, pois as suas folhas mudam de cor, saindo de um verde folha para branco neve, explicando seu nome popular. Mas no mês seguinte suas folhas já passam a ser verdes novamente. É uma espécie de pequeno porte, com altura máxima de três metros. É uma árvore amiga da sua calçada, por isso não vai te causar nenhum problema.
-
Jacarandá Mimoso – Nome científico Jacaranda mimosifolia.
Essa é uma árvore nativa da Argentina, uma árvore linda que em determinado período perde as suas folhas. Suas flores são um espetáculo à parte, ficam lindas em avenidas, calçadas e praças. É uma árvore de médio porte e fica entre oito e quinze metros de altura. A raiz dessa espécie não danifica calçadas e nem prejudicam encanamentos.
-
Manacá da Serra – Nome científico Tibouchina mutabilis.
Essa árvore é de uma beleza incrível, gera flores nas cores rosa, roxo e brancas que juntas são um show. Na verdade as cores indicam a idade daquela flor que nasce branca e morre roxa. Pode alcançar seis metros de altura.
-
Magnólia – Nome científico Magnólia.
Essa é uma arvoreta muito especial, linda e com um aroma bem diferenciado o que nos remete aos ipês cor de rosa. É uma espécie de pequeno porte e por isso são ótimas para calçadas. Elas vão perder suas folhas em determinado momento, mas não perderão sua beleza. Ela pode alcançar entre 5 a 10 metros de altura.
-
Quaresmeira – Nome científico ibouchina granulosa.
Outra espécie nativa que é uma excelente pedida na arborização urbana, é um arbusto bem bonito com raízes que não comprometem a calçada e ainda trazem beleza com suas flores na cor roxa que se destacam de seis em seis meses. É bem fácil de encontrar essa árvore por aí.
-
Ipê de Jardim – Nome científico Stenolobium stans.
Suas flores devem surgir entre os meses de janeiro e fevereiro até o mês de maio. É uma árvore que pode alcançar os 7 metros de altura.
-
Flamboyanzinho – Nome científico Caesalpinia pulcherrima.
Uma outra excelente sugestão para você, suas flores coloridas devem aparecer entre o mês de setembro e o mês de maio. Uma festa de cores que surgem em branco, amarelo, vermelho e rosa realmente chamam a atenção. É uma árvore que alcança de 3 a 5 metros de altura.
-
Pitangueira – Nome Científico – Eugenia uniflora.
Essa é uma árvore que além de lindas flores na cor branca ainda geram frutos deliciosos. É uma árvore de pequeno porte que pode medir de 2 a 4 metros de altura.
-
Escova de Garrafa – Nome científico Callistemon rigidus.
É uma árvore nativa da Austrália, é muito fácil de cuidar pois exige pouca água. As flores surgem em ramos delicados na cor vermelha. É uma árvore de pequeno porte e uma ótima opção.