Quando se trata de comida, parece que todo mundo tem uma receita na manga. Todas as manhãs, uma grande tigela de farinha de aveia, todas as tardes nozes e uma maçã, e todas as noites, após o jantar, iogurte e frutas para a sobremesa. Parece bom? Aparentemente nenhum nutricionista criticaria estas escolhas, mas todo dia, uma dieta assim se tornaria entediante. No entanto, é difícil encontrar muitas outras opções que alimentam e ainda são saudáveis.
Para as pessoas que decidiram incluir o abacate à sua dieta, parece não haver mais motivos para ficar entediados, por causa da variedades de receitas tornadas possíveis por este fruto incrível. O abacate além de ser uma fruta com pouco carboidrato e açúcar é um ingrediente versátil e rico em nutrientes que adiciona cremosidade a qualquer prato.
Garantia de Nutrição
Os abacates são superalimentos diários com uma variedade de vitaminas, minerais e antioxidantes. Apenas uma porção de 100 gr. oferece três gramas de fibra – 12% do mínimo diário – além de 10% de suas necessidades de folato, 15% de vitamina K, 15% de vitamina B5 e até mesmo um toque de proteína (um grama) e vitamina C ( 4 por cento). Além disso, o abacate contém substâncias naturais conhecidas como esteróis vegetais, que, podem ajudar a reduzir o colesterol. Mas sua melhor característica são as gorduras monoinsaturadas saudáveis para o coração. As gorduras monoinsaturadas têm propriedades cardio-protetoras e suportam níveis saudáveis de colesterol.
Purê de Abacate
Para iniciantes em incluir o abacate no breakfast não seria uma boa ideia iniciar com um guacamole fresco, por exemplo, ou o purê de abacate temperado ao óleo, coentro e tomates. Essa refeição logo de manhã vai deixar a pessoa empanturrada, que não vai comer mais nada. Torradas de abacate são um melhor início, são pequenas porções de purê de abacates, com ou sem os temperos que servem como manteiga no pão torrado. É um cortejo de uma combinação de frutas amanteigadas e torradas crocantes, levando comida confortável e novas dimensões de sabor.
O abacate amassado se torna denso em nutrientes, mas também em calorias – então o controle das porções é importante. Um abacate de tamanho médio tem mais de 300 calorias. É fácil consumir centenas de calorias, especialmente se estiver cozinhando no estilo guacamole. Então a porção indicada é de no máximo meio abacate, de preferência 1/3 da fruta e duas fatias de pão.
Escolha do Pão
Emparelhar o seu abacate esmagado com pão branco ou processado, pra acrescentar mais nutrientes ao café da manhã é uma boa ideia. Na verdade, o abacate pode desempenhar um grande papel no perfil nutricional geral da sua refeição. Pra ficar melhor ainda, ignore as opções de pães super processados. Opte por 100 por cento de fatias de trigo integral em vez disso. Ou, se você é livre de glúten, escolha um que seja cheio de fibra. Não só é bom para o coração, como também ajuda a mantê-lo satisfeito por mais tempo.
Reforço nas Proteínas
Enquanto pão e abacate têm alguma proteína (cerca de 10 gramas), sugere-se reforçar o conteúdo de proteína para torná-lo uma refeição equilibrada. O ideal no café da manhã é mais perto de 15 a 20 gramas de proteína. Recomenda-se emparelhar a sua torrada de abacate, um ou dois ovos, um copo ou leite, ou algum iogurte grego.
Moderação nos Acessórios Alimentares
Uma das vantagens de se adotar o abacate no café da manhã é que a fruta é como uma paleta em branco. Você pode adicionar coberturas e usar o acompanhamento que quiser para se adequar ao seu gosto pessoal. Enquanto todos nós amamos uma receita exclusiva, não exagere. Assim como ocorre na preparação dos smoothies, pode-se estragar uma boa ideia, acrescentando-se coberturas em sua torrada e fazer uma comida saudável deixar de ser tão saudável. Acessórios alimentares como ervas, especiarias, sementes, tomates, espinafre e outras frutas são ótimas, mas para facilitar as outras fixações. Azeite de oliva, queijo, cream cheese e bacon devem ser usados com moderação, senão logo vai se estar comendo um X-Tudo no café da manhã.
Vantagens da Fruta no Cardápio
Refeições que incluem o abacate tendem a aumentar a sensação de saciedade por mais tempo do que as que não têm, então considere adicionar algumas fatias de abacate ao seu café da manha e sua dieta diária para ajudar a domar a fome entre as refeições. Pode ser usado como substituto da manteiga, da maionese e até das papinhas de bebe.
Carregados de vitaminas e minerais, os abacates são incrivelmente ricos em nutrientes. Contendo ácidos graxos monoinsaturados, o mesmo ingrediente do azeite, o abacate pode promover a perda de peso, reduzir o colesterol, diminuir o risco de câncer de mama, atingir a gordura da barriga e melhorar a aparência da pele e das unhas. Enquanto você pode comer um abacate por conta própria, você também pode apreciá-lo com uma porção de grãos por dia, como uma fatia de torrada.
O Consumo Diário de Abacates
Incluir o abacate no seu cardápio significa uma barriga que se sente mais completa por mais tempo; um cérebro que está sendo bem suprido com os nutrientes necessários para funcionar otimamente em casa e na estrada; e um corpo que está recebendo a nutrição necessária para ajudar a protegê-lo de doenças cardíacas, diabetes, câncer, doenças degenerativas dos olhos e do cérebro.
Com o seu distinto sabor verde fresco e textura cremosa (livre de produtos lácteos!), O abacate joga bem com muitos dos outros alimentos no seu prato. O que é realmente notável, porém, é que a pesquisa indica que o abacate pode ajudar na absorção de carotenoides, os compostos encontrados em frutas e vegetais alaranjados e vermelhos que podem ajudar a proteger contra o câncer.
Sugestões de Consumo:
Adicione um quarto de um abacate ao seu shake de manhã – ou prepare um smoothie de abacate com chocolate; Desfrute de metade de um abacate como um prato nutritivo com seus ovos da manhã, em vez de batatas ou torradas; Espalhe algumas fatias de abacate no pão light torrado para um lanche rápido antes de um exercício físico; Adicione meio abacate à sua salada na hora do almoço para mantê-lo cheio até o jantar – e dispense a maionese!