Você já ouviu falar em pedra hume? E de uma planta que chama barbatimão? No artigo de hoje vamos falar um pouco mais sobre os dois, seus benefícios e modos de utilização. Acompanhe!
Características e Uso da Pedra Hume
A pedra hume (também chamada de pedra alúmen em algumas regiões) é um mineral quase totalmente transparente que é amplamente utilizado para os fins de beleza e também de saúde. Uma das principais forma de usá-la é como uma espécie de “desodorante natural”.
Outra forma de utilização muito comum da pedra é para o tratamento de aftas e diminuição de estrias. Por possuírem características cicatrizantes, elas são usadas de forma frequente como componente em pomadas, spray e sais. A pedra ainda pode ser encontrada em seu formato original ou em forma de pó, ambos encontrados em lojas especializadas.
Melhora a Transpiração e Suaviza as Estrias
Para melhorar a transpiração a pedra hume pode ser aplicada na axila ou local onde o suor costuma aparecer com mais intensidade. As suas propriedades fazem com os poros fiquem mais contraídos e a quantidade de suor seja regulada. Outros benefícios é a eliminação de bactérias e a diminuição do forte cheiro característico do suor.
A aplicação no local deve ser feita molhando a pedra ou por meio do pó. Além das axilas, o efeito pode perceptível nas costas e nos pés.
Outro benefício da utilização da pedra hume é para atenuar as estrias. Os cristais da pedra proporcionam uma esfoliação que pode ser realizada durante o banho e as estrias aparecem mais suavizadas depois da aplicação. Os resultados podem ser melhores nas estrias vermelhas e brancas.
Antes de passar a pedra hume, lave bem o local. Já após a aplicação é necessário passar um hidratante para fixar os resultados na pele.
Melhoria de Aftas e Acne
Por meio de sua ação cicatrizante, a pedra hume pode ser uma boa alternativa para o tratamento de aftas. Alguns sprays que são vendidos são especialmente feitos para esse tipo de aplicação. Com apenas um dia de uso já é possível perceber uma melhora nos sintomas. Mas, atenção: ao aplicar diretamente o pó, você pode sentir muita ardência e queimação. O ideal é diluir o conteúdo na água e depois realizar um bochecho.
Já com sua finalidade antisséptica, a pedra hume faz uma verdadeira “faxina” na pele afastando bactérias e o aparecimento de cravos e espinhas. Experimente usar o pó de pedra hume com clara de ovo e deixar agir por quinze minutos. Os resultados vão garantir mais hidratação para a sua pele.
Pequenos ferimentos que apresentam sangramento também podem ser estancados com a aplicação de pedra hume. O ideal é molhar a pedra e fazer a aplicação no local do sangramento. Outro uso deste mineral é para combater mosquitos e insetos agindo como um verdadeiro ” inseticida da natureza”. Em tempos remotos, a pedra hume era usada por diversas civilizações (como a egípcia, por exemplo) para afastar baratas das mais diferentes espécies.
Você pode usar a pedra hume em pó parar testar os seus efeitos inseticidas. Procure espalhar o produto nos locais onde os insetos aparecem com mais frequência.
Onde comprar pedra hume
É fácil achar a peda hume em farmácias, supermercados e lojas especializas em produtos de beleza.
Você pode comprá-la, também, pela internet em vários sites de farmácias.
Muitos mitos envolvem a utilização da pedra hume. Um deles é o uso da pedra para deixar o canal vaginal mais estreito. Isso não deve ser feito pois a prática apresenta risco para a saúde das mulheres. A pedra pode alterar o PH da região íntima aumentando o risco de proliferação de algumas doenças e inflamações.
O Que é Barbatimão e Principais Usos
Diferente da pedra hume, o barbatimão é uma planta também pode ser conhecida como casca-da-mocidade ou barba de timan. Usada frequentemente para o tratamento de problemas de pele, como queimaduras e feridas, ele também pode ser um aliado no combate de doenças como a malária e a diabetes.
Possui propriedade anti-inflamatórias poderosas e pode ser encontrada sob a forma de diversos produtos em farmácias e lojas de produtos naturais. Não é difícil encontrar sabonetes, cremes, sprays e pomadas que possuem o barbatimão em sua composição.
Essa planta era comumente utilizada pelos indígenas para tratar doenças do trato intestinal, câncer, problemas com hemorragia, além de dores de garganta, diabetes e os mais variados tipos de dores.
Uso Para a Saúde Feminina
Um dos usos mais frequentes para o barbatimão é para diminuir inflamações na região íntima das mulheres. Ele pode ser um poderoso aliado no combate de corrimento vaginal e demais inflamações. A pomada feita do vegetal pode ajudar no tratamento para HPV, sendo uma esperança para a cura completa desse tipo de infecção.
Devido a sua ação cicatrizante e anti-inflamatória, o barbatimão pode ajudar a pele a se recuperar de feridas e queimaduras. Além disso, possui propriedade antibacterianas, coagulantes e analgésicas. É ou não é uma planta completa e muito útil?
Ao contribuir para a redução da dor, o barbatimão evita que a pele sofra com o inchaço e faça com que o organismo elimine aos poucos toxinas e se recupere mais rapidamente. Pode ser, inclusive, muito eficaz no tratamento de hemorragias. Essa é uma das semelhanças que existe entre a planta e a pedra humu.
Lembrando que o uso do barbatimão não é aconselhado para gestantes e lactantes. Além disso, pessoas que possuem graves enfermidades estomacais também não devem utilizar o vegetal. Como efeitos colaterais, o barbatimão pode ocasionar irritações no trato intestinal, além de provocar o aborto. Além disso, quando ingerida em excesso pode causar envenenamento. Portanto, nada mais importante do que consultar o seu médico para saber quais são as doses indicadas para cada caso, ok?
Encerramos por aqui e esperamos que tenhamos esclarecido sobre a diferença entre o barbatimão e a pedra humu. E você, já fez uso de algum desses dois produtos naturais? Conta para a gente no espaço para comentários logo abaixo. Aqui no Mundo Ecologia você encontra os melhores conteúdos sobre plantas, animais e natureza em geral. Aproveite e conheça um pouco mais acompanhando nossas atualizações.