Home / Plantas / Diferenças Entre Bougainvillea Spectabilis E Glabra

Diferenças Entre Bougainvillea Spectabilis E Glabra

Antes de começar esta matéria eu gostaria que você tentasse pronunciar estes dois nomes que estão bem aí no título, duvido que consiga fazer isso com tanta facilidade!

Bougainvillea Spectabilis E Glabra, estas duas espécies de planta são bastante curiosas, você por acaso conhece alguma delas? Eu confesso que nunca ouvi falar de nenhuma das duas, para mim foi um desafio fazer esta matéria, mas eu consegui!

Bom, tudo o que você precisa saber é que hoje eu vou trazer comparações entre a Bougainvillea Spectabilis E Glabra, será que elas são muito diferentes uma da outra ou encontraremos semelhanças bastante consideráveis? Veremos!

Bougainvillea Spectabilis E Glabra: Diferenças E Semelhanças Entre Elas

Pois bem, a primeira coisa que você precisa saber é que a Spectabilis possui duas espécies: a Spectabilis e a Glabra, não as confunda, cada uma delas possui as suas próprias características.

A espécie Glabra é considerada uma árvore lenhosa, olha se na sua casa não houver um espaço considerável é melhor desistir da ideia de ter uma planta como essa.

O que acha de uma espécie que consegue chegar até 20m de altura, você considera este tamanho relevante? Eu particularmente vejo ela como uma planta de grande porte, pois esta espécie não cabe em qualquer espaço por aí!

Agora vamos analisar a altura da Bougainvillea Spectabilis: esta espécie é bem menor do que a Glabra, ela só cresce até 5m, uma altura considerável.

Mesmo com algumas diferenças sempre há aspectos que acabam se encontrando e formando algo semelhante!

Sabia que a Glabra e a Spectabilis são ambas espécies cultivadas como trepadeiras? Elas são constantemente usadas para enfeitar aqueles beirais de janelas de casas e apartamentos, em estacionamentos de grandes prédios costuma-se usar estas plantas para enfeitar a parte externa!

Mesmo estas duas plantas sendo trepadeiras, a Spectabilis é mais usada naqueles beirais os quais falei, já a Glabra fica melhor em áreas de campo, porém, ambas podem decorar um mesmo ambiente perfeitamente, elas ficam lindas em qualquer espaço.

Mais uma outra semelhança entre estas duas espécies é que elas possuem flores com as mesmas características, são sempre bem coloridas e com três pétalas, este aspecto pode fazer com que você fique extremamente confundido e não saiba diferenciar quem é quem.

Você não gosta muito de usar as flores no estilo trepadeira? Não tem problema, pois elas podem ser cultivadas como árvores, geralmente quando assumem esta forma de arbusto volumoso, elas podem ser bem grandes ou pequenas, tudo vai depender do seu gosto!

Olha devo lhe informar que estas duas espécies possuem mais semelhanças do que diferenças, você já percebeu isso não é meu(a) caro(a) leitor(a)?! Vamos continuar!

Quer saber qual temperatura é perfeita para Glabra e a Spectabilis? Pois bem, as duas são plantas que adoram um local com um clima bem Tropical, Subtropical, Equatorial ou Oceânico! Viu quantas possibilidades?!

Nossas duas plantinhas são bem resistentes ao frio, mas somente a temperaturas moderadas e não tão intensas, por isso se você deseja cultivar qualquer uma delas é bom que fique de olho nisso.

Quer uma espécie que não seja tão exigente quanto ao solo em que será plantada? Então fique sabendo que a Bougainvillea Spectabilis e a Glabra são a sua melhor opção!

Alguns Cuidados Com A Bougainvillea Spectabilis E A Glabra

Não se preocupe, pois estas plantas não vão lhe dar trabalho algum!

Bom, o primeiro cuidado que você precisa ter e que eu considero fácil e básico, é o de regar adequadamente a sua planta, não exagere na quantidade de água ou então vai acabar matando as raízes sufocadas.

Cuidados Com a Bougainvillea

Você fica sempre atento(a) ao período da poda? Isso é algo extremamente importante, pois a planta só consegue se desenvolver quando se desprende dos seus galhos e folhas que estão velhos, somente assim é possível que ela continue crescendo com saúde e vida!

Uma coisa bem legal que acontece com estas duas Bougainvilleas é que elas aumentam o seu florescimento quando ocorre uma mudança brusca de temperatura, não sei ao certo porque isso acontece, mas é algo bastante interessante não é mesmo?!

A adubação da Glabra e da Spectabilis pode ser um pouco complexa, você deve adubá-las no fim do inverno ou no início da primavera usando produtos orgânicos, não é algo tão difícil de compreender, mas é preciso um pouco de atenção para não confundir as informações.

Bougainvillea Spectabilis

Tome cuidado com essa coisa de mudar a planta de lugar, a espécie Bougainvillea não gosta disso, não tente retirá-la do solo para plantá-la em outro local!

Ei, como estamos falando de duas espécies extremamente belas, que tal conhecer outras plantas espalhadas ao redor do mundo e que também são conhecidas como as mais belas do mundo?

Por acaso você conhece a Dália? Esta planta é uma espécie de formato circular que encanta bastante por causa das suas pétalas brancas com efeitos rosas e ainda com as pontas dobradas!

Para mim a Dália mais parece aquelas flores artesanais feitas à mão, o que você achou? Ela merece ser considerada uma das espécies mais belas do mundo?

Bougainvillea Glabra

Agora a próxima flor que eu quero que você conheça é a Lisianthus!

Se algum dia você tiver a Lisianthus, fique sabendo que em sua casa há uma espécie de planta que só existia no jardim da nobreza real europeia. Viu que luxo?!

Esta planta é perfeita para a criação de arranjos, pois as suas cores são bem chamativas e combinam muito com ambientes comemorativos e também com momentos em que se deseja presentear alguém. A Lisianthus é pura perfeição!

E os Lírios? O que dizer deles? Não é à toa que esta espécie também é outra planta considerada uma das mais bonitas do mundo!

Eles exalam um perfume muito gostoso, por isso posso lhe dizer que os Lírios são perfeitos para decorar e também para aromatizar sua casa!

Não poderia encerrar esta matéria sem falar das Tulipas, elas possuem cores bem fortes e que valorizam muito o ambiente o qual estão. Por que você não adota esta espécie aí no seu lar? Será uma ótima escolha!

Enfim, chegou o momento de se despedir de você meu(a) amigo(a) leitor(a), em breve lhe trarei outros novos conteúdos!

Muito obrigado pela presença e até a próxima matéria!

 

 

 

 

 

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *