Nesta vida agitada que levamos, nem sempre consumimos alimentos saudáveis, hábito que muitas vezes nos leva a ganhar um pouquinho de peso a mais do que dejeamos. Mas, nada que não tenha solução. Comece por substituir as guloseimas que ingere entre as refeições, ou mesmo em sua substituição, por frutas saudáveis.
Assim, além de melhorar sua saúde, você terá alguns quilinhos a menos no fim do processo, o que irá refletir na silhueta e na autoestima. Isso tudo porque as frutas são ricas em minerais, vitaminas e outras substâncias benéficas ao nosso organismo.
As frutas têm, ainda, o poder de amenizar sintomas de muitas enfermidades e prevenir algumas delas, como a anemia e doenças degenerativas.
Para começar, vamos indicar quatro frutas brasileiras e poderosas que você vai adorar consumir.
Semelhanças Entre as Frutas
As quatro frutas em estudo têm algo muito importante em comum: elas ajudam a emagrecer!
Morango
- 100 gramas de morango carregam apenas 45 calorias.
- O fruto ajuda a emagrecer por conter calorias negativas.
- É rico em vitamina C e ferro
- Age como um anti-inflamatório natural
- Bem lavadinho, ao natural, é prático, delicioso e saudável para levar ao trabalho ou ao passeio, em um potinho plástico, em substituição ao lanchinho da tarde ou da manhã.
- Em casa, é uma delícia a consumir, somente com creme de leite ou leite condensado. Também colocado no fundo dos potinhos, antes da gelatina, torna-se uma sobremesa rápida e fácil de fazer.
Maçã
- Em 170 gramas de maçã encontramos apenas 81 calorias.
- Ajuda a emagrecer por diversos fatores: regula os níveis de triglecerídeos e do colesterol, é antioxidante e ainda ajuda na digestão.
- Ao natural é ótima para ser consumida nos intervalos das refeições, pois além de saborosa, é muito prática para carregar.
- Em casa, é fácil fazer uma sobremesa nutritiva, com poucas colorias e muito apreciada. Basta fatiar a maçã e assá-la com canela e cravo da índia.
Pera
- Possui cerca de 85 calorias por unidade.
- Ajuda a emagrecer porque tira a fome, melhora o trânsito intestinal e é rica em fibras.
- Melhora o colesterol no sangue.
- Práticas e deliciosas para serem consumidas no trabalho ou no passeio.
- Em casa, ficam ótimas para serem consumidas como sobremesa, quando assadas com canela.
Banana
- Uma única possui entre 87 e 120 calorias, dependendo do tamanho.
- Ajuda a emagrecer pois sacia a fome e o desejo de comer doces.
- Rica em triptofano e potássio, quando consumida antes da malhação, minimiza as cãibras.
- É indicada para o café da manhã, pois tira a fome durante todo o dia.
- É saborosa para se consumida ao natural e prática para levar de lanche para o trabalho ou um passeio mais longo.
- Em casa, pode ser feita de inúmeras formas deliciosas. Para ter uma sobremesa rápida, nutriente e saborosa, é só descascá-las e fatiá-las ou não, ao gosto, acrescentar alguns cravos da índia e canela em pó e depois assar em forno convencional ou micro-ondas.
Diferenças Entre Pera, Banana, Morango e Maçã
Todos os frutos doces e comestíveis recebem, popularmente, o nome de fruta. Mas não é bem assim que tudo funciona.
Fruto é o termo botânico que se usa para o órgão que tem a finalidade de proteção e disseminação das sementes. Na realidade, frutos são originários do ovário amadurecido da flor, quando são fecundados, com exceção da banana, que nasce de um ovário imaturo.
Fruta é o termo popular que damos aos frutos comestíveis e doces, como uva e banana. Também o tomate é uma fruta, mas é adquirido regularmente como um legume.
Pseudofruto é uma estrutura carnosa, originária de outras partes florais, mas não do ovário da flor, a exemplo do caju, vegetal suculento que recebem popularmente o nome de fruto, mas biologicamente não é, assim como a pera, a maçã e o caju, dentre outros.
Vejamos os casos citados acima como frutas com poder semelhante de emagrecer:
Morango
- O morango nada mais é que um pseudofruto agregado, pois é proveniente de uma flor com mais de um ovário e desenvolvido pelo receptáculo floral. Sua concepção tem uma leve semelhança com a do abacaxi, considerado fruto (ou pseudofruto) múltiplo, que é uma infrutescência proveniente do ovário de várias flores que se reúnem em uma inflorescência.
Maçã e Pera
- Também não são frutos, embora as chamemos assim. Biologicamente são vegetais suculentos ou pseudofrutos, pois não são provenientes do ovário. O caju também está neste grupo.
Banana
- É a única exceção do grupo, pois é chamada por fruto, como é reconhecida na biologia, pois é formada do ovário de uma flor, mesmo que não amadurecido.
Frutos Podem Causar Alergia
Você sabia que algumas pessoas podem ter alergia a frutas ou pseudofrutos? Pois é, existem pessoas que não sabem o que acontece, mas de repente comem uma fruta e ficam com coceiras pelo corpo todo, falta de ar, chegando mesmo a desmaiar.
Essas pessoas estão passando por uma sensibilização alérgica às proteínas contidas no alimento, a exemplo das profilinas e das LTPS (proteínas que transportam lipídios).
Segundo profissionais da saúde, a alergia a frutas é mais comum quando a pessoa come cereja, mamão, framboesa, ameixa, abacate, pêssego, maçã, pera, kiwi, amora, morango, ou até mesmo laranja e banana.
A explicação é que essas pessoas desenvolveram alergia a determinada proteína existente em várias frutas. Exemplo disso é a alergia à profilina, que é encontrada no kiwi e na pera. Ou então alergia à proteína do látex, que encontramos no mamão, abacate, kiwi, abacaxi, melão e banana.
Com o consumo dessas frutas, o indivíduo que tem alergia a alguma dessas proteínas pode ter reações graves dentro de minutos após ingerir alguma dessas frutas, inclusiva anafilaxia, que se não for tratada com urgência pode levar à morte.
Entretanto, cada corpo reage de um jeito à sensibilização alérgica. Os sintomas podem surgir em simples inchaço ou coceira nos lábios, palato, língua, garganta e ouvidos, mas também podem ser sistêmicas, como angiodema, urticária e anafilaxia.
Tratamento
Não existe tratamento específico para esse tipo de alergia, mas os sintomas podem ser minimizados e até exterminados com o uso de antialérgicos. Se tiver algum desses sintomas, recorra a um especialista experiente que poderá submetê-lo, em ambiente adequado, ao teste de provocação, para ter certeza de como agir.