Os fitoestrogênios são plantas adequadas para regular e reequilibrar as funções hormonais; naturalmente, essas plantas simplesmente atraem hormônios e, portanto, sua ingestão não provoca risco de overdose de hormônios, eles são seguros e livres de efeitos colaterais, diferentemente daqueles de síntese.
Entendendo a Menopausa Feminina
O ciclo menstrual das mulheres, tem dois objetivos: para garantir que cada mês os ovários produzem apenas um óvulo, e preparar o endométrio, a mucosa uterina na implantação do óvulo fertilizado. Nos ovários são produzidos hormônios sexuais femininos, estrogênios e progesterona, esses hormônios são produzidos pelas células que hospedam os óvulos e cada óvulo está contido em um folículo.
Todos os meses nos anos férteis o hormônio folículo-estimulante e o hormônio luteinizante secretado pela glândula pituitária estimulam um certo número de folículos e essa estimulação faz com que os folículos ativos produzam estrogênio, se o nível de estrogênio excede um certo limiar de um folículo, um único ovo é liberado. Após a ovulação, o que resta do folículo secreta grandes quantidades de estrogênio e progesterona por cerca de duas semanas.
Se a gravidez não ocorrer, o nível do sangue dos hormônios cai drasticamente, aumentando a secreção do folículo estimulante e do hormônio luteinizante e o ciclo recomeçará. Ao nascer, há um milhão de óvulos, 400 atingem a maturidade em anos frutíferos, com a idade, poucos óvulos permanecem, e com a menopausa, a ausência de folículos ativos reduz os níveis de estrogênio e progesterona.
A glândula pituitária reage aumentando a secreção do hormônio folículo-estimulante e do hormônio luteinizante, que são produzidos sem interrupção e em grandes quantidades. O termo menopausa deriva do grego “menos”, mês, menstruação e cessação “pausis”, é a cessação fisiológica da menstruação, geralmente se manifesta em torno dos 45 e 50 anos, ou se manifestar-se antes, chama-se menopausa precoce.
Se a menopausa ocorrer só depois de 55 anos, será menopausa tardia, que pode ser caracterizada pela fase pré-menopausa, caracterizado por irregularidades menstruais e menorragia. O pós-menopausa corresponde à cessação da menstruação de mais de um ano. O termo climatério, deriva do grego “climater”, (significa escala, passo) e indica a fase de transição da vida fértil para a cessação da capacidade de se reproduzir.
Pode ser acompanhado, mas não necessariamente, por manifestações clínicas, no caso síndrome climatérica. Também pode ocorrer com rubor facial, sudorese, distúrbios de humor, insônia. A falta de estrogênio, que a longo prazo determina a osteoporose, também tem repercussões no aparelho genital com o possível aparecimento de cistite, infecções vaginais, etc.
Sintomas da Menopausa
Os sintomas da menopausa são devidos à deficiência de estrogênio que atrofia a produção ovariana e são: instabilidade vasomotora, com ondas de calor e suor, distúrbios circulatórios com doença cardíaca e hipertensão lábil, instabilidade psíquica com distúrbios emocionais, insônia e depressão. A diminuição dos estrogênios envolve problemas não apenas no sistema sexual, nas mamas, mas também no tecido ósseo, com o início da osteoporose, principalmente na coluna vertebral e na pelve.
Os Remédios Fitoestrogênios
Eles regulam a função hormonal onde são necessários. Se tomados regularmente e nas doses prescritas, eles protegem o corpo de hormônios tóxicos que poderiam causar o aparecimento de doenças graves. Hormônios derivados de vegetais produzem bons hormônios, ajudam a desenvolver seios, proteger contra distúrbios do ciclo menstrual, prevenir distúrbios relacionados à menopausa e envelhecimento. Os fitoestrógenos impedem os riscos para a mama, para os genitais,etc.
Os fitoestrogênios naturais, ou compostos não esteroides de origem vegetal, estão presentes em cerca de 300 plantas, na forma de precursores, que são subsequentemente metabolizados no corpo, com os ingredientes ativos correspondentes. A absorção correta depende da flora bacteriana intestinal saudável e do consumo simultâneo de grãos integrais. Os componentes atualmente conhecidos do ponto de vista químico, de fitoestrogênios são os cumestranos, isoflavonas, lignanos, lactonas de ácido resorcílico, dentre outros.
A soja é uma das plantas mais ricas em fitoestrogênios, especialmente do tipo isoflavona, que são compostos com estrutura semelhante ao estradiol (estrogênio produzido pelos ovários). Embora tenham um poder estrogênico fraco, produzem efeitos fisiológicos semelhantes ao estrogênio, porque eles experimentam níveis sanguíneos extremamente altos em pessoas que habitualmente tomam soja, com um aumento maior de até 500 ou 1000 vezes em comparação com aqueles que não a usam.
Aparentemente, sempre que a isoflavona derivado da soja age, inibe o crescimento celular e a proliferação de vasos sanguíneos que sustentariam o crescimento de um tumor. Além disso, essas substâncias são excelentes antioxidantes. Portanto, é possível que isso contribua para reduzir o risco de certos tipos de câncer.
De Onde vem e Pra que Serve o Medicamento Soyfemme
O remédio soyfemme é exatamente isso: um fitoestrogênio natural, cujo componente ativo é a base do isoflavona da soja. Esse remédio foi feito para auxiliar em especial nesses estágios de pré, pós e na menopausa em si, à medida que seu componente ativo funciona no organismo da mulher, auxiliando na melhora e em seu bem estar. O soyfemme também demonstra benefício na regulação do metabolismo lipídico e colesterol.
O soyfemme vem em embalagens com 20 cápsulas ou com 30 cápsulas. Suas cápsulas são gelatinosas e na cor verde, contendo cerca de 60 mg de isoflavonas por cápsula. Recomenda-se somente uma cápsula por dia ou no máximo duas se for esta a recomendação de seu especialista médico. A farmacêutica responsável pelo produto chama-se Gabriela Mallmann e o laboratório detentor da marca chama-se Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A.
Menopausa e Alimentação
As principais recomendações são: limitar o consumo de gorduras animais, reduzir o consumo de carne, moderar o consumo de bebidas alcoólicas. Siga uma dieta rica em oligoelementos e vitaminas e minerais, coma frutas e legumes, cereais com alto teor de fibras. Coma alimentos ricos em fitoestrógenos, como soja, grãos integrais, legumes, repolho, rúcula, nabo, agrião, brócolis, sementes de linho.
Exponha-se ao sol com cautela, evite tabagismo ativo e passivo, pratique atividade física de forma consistente, evite condições estressantes, faça pausas relaxantes, realize pesquisas periódicas recomendadas, como mamografia, densitometria óssea, ultrassonografia, etc.
Esperamos que com essas dicas preventivas, tenha um condicionamento físico suficiente pra talvez nem precisar do uso de um remédio, mesmo que seja natural e fitoterápico, como o soyfemme. Aqui cabe um ditado dos antigos que é sempre válido relembrar e aplicar em nossa vida: ‘É melhor prevenir do que remediar!’