O sabor doce e delicado dos damascos, bem como o seu impressionante conteúdo de nutrientes, os tornam um complemento interessante à sua dieta. Eles são carregados com vitamina A benéfica e também fornecem quantidades consideráveis de vitamina C, potássio, cobre e manganês. Além disso, os damascos podem ajudar a satisfazer o seu gosto por doces sem causar estragos nos níveis de açúcar no sangue, ao contrário dos doces que contêm açúcar e carboidratos processados. O baixo índice glicêmico e o conteúdo de nutrientes dos damascos os ajudam a regular seus níveis de açúcar no sangue.
Nós, seres humanos, ansiamos por guloseimas naturalmente – nossos corpos precisam de carboidratos porque fornecem energia às células. Mas para que o corpo possa usá-lo como energia, precisamos de insulina .
Índice Glicêmico dos Alimentos
Quando nossos corpos não produzem insulina ou são incapazes de usá-la (diabetes tipo 1) ou produzem mais que o suficiente (diabetes tipo 2 ), corremos o risco de níveis elevados de açúcar no sangue . Níveis altos podem levar a complicações crônicas, como danos nos nervos, olhos ou rins.
Uma estimativa mais útil do efeito do açúcar no sangue dos alimentos é a carga glicêmica (GL), que possui categorias mais estreitas de alimentos de baixa, média e alta. Esse cálculo leva em consideração o IG, mais os gramas de carboidratos por porção de alimento.
Índice Glicêmico do Damasco
Com um índice glicêmico, ou IG, de 34, damascos frescos contam como um alimento com baixo índice glicêmico. Damascos secos têm um IG ainda mais baixo de 30. Isso significa que damascos frescos e secos têm um efeito sustentado no açúcar no sangue após uma refeição, em comparação com alimentos com alto índice glicêmico, que causam picos de açúcar no sangue depois de comer. Consumir alimentos com baixo índice glicêmico se mostra importante para a saúde se você tiver problemas para regular o açúcar no sangue, tornando os damascos frescos ou secos um excelente complemento para uma dieta diabética.
Importância das Fibras
A fibra é responsável por alguns dos efeitos benéficos dos damascos no açúcar no sangue. A fibra alimentar retarda a digestão para controlar a liberação de açúcar na corrente sanguínea e melhora a capacidade do corpo de responder à insulina, o que ajuda a controlar ainda mais o açúcar no sangue. Uma xícara de damasco fresco fatiado contém 3 gramas de fibra alimentar, enquanto uma meia xícara de damasco seco possui 4,7 gramas. Cada porção de damasco seco fornece 18% dos requisitos diários de fibra para mulheres e 12% para homens, estabelecido pelos Institutos de Medicina.
Fonte de Vitamina E
A vitamina E encontrada em damascos frescos e secos também contribui para o seu efeito no açúcar no sangue para alguns indivíduos. A vitamina E funciona como antioxidante, e uma dieta rica em antioxidantes ajuda a melhorar os níveis de açúcar no sangue para pessoas que sofrem de diabetes tipo 2. Consumir meia xícara de damasco seco aumenta sua ingestão de vitamina E em 3 miligramas e fornece 19% da ingestão diária recomendada pelos médico. Uma xícara de damascos fatiados frescos contém 1,5 miligramas de vitamina E, ou 10% da ingestão diária recomendada.
Como Utilizar
Damascos secos contribuem para um lanche de enchimento consumido por conta própria e funcionam bem com nozes e sementes para a mistura caseira, enquanto damascos secos picados são um acréscimo bem-vindo às saladas. Tente combinar quinoa, damascos secos picados, cebola verde, hortelã fresca e um vinagrete de suco de laranja para uma salada rica em fibras que ajuda a regular o açúcar no sangue. Consuma damascos frescos por conta própria ou use damascos em fatias finas e manteiga de amêndoa natural para cobrir torradas de grãos integrais para um café da manhã saudável.
Damascos são uma fruta de caroço. Quando secos, eles fazem um ótimo lanche. Embora eles sejam bastante ricos em açúcares naturais, sendo um alimento inteiro não modificado, eles são muito saudáveis. Eles têm um belo sabor doce.
Benefícios do Consumo
Cinco damascos contêm aproximadamente o mesmo número de calorias que uma maçã, o bônus é que eles contêm muito mais nutrientes e são ricos em fibras;
A vitamina K é conhecida por seu benefício na coagulação sanguínea. Isso evita a perda de sangue durante a lesão. Também ajuda a prevenir a calcificação da artéria coronária, o que é muito benéfico para pessoas que sofrem de doenças cardíacas;
O ferro é um grande benefício dos damascos secos. Consumir 5 metades de damasco secas por dia ajuda bastante a suprir suas necessidades de ferro. Comer alimentos que contêm ferro é importante, pois o corpo é incapaz de produzir ferro. Ele deve ser absorvido pelos alimentos que você consome;
O cálcio é importante na manutenção da densidade óssea. Apenas duas metades de damasco contêm 57 gramas de cálcio. Por esse motivo, os damascos podem ser importantes na prevenção da osteoporose;
O potássio é importante no controle da hipertensão. Uma porção de 100 gramas de damascos secos é equivalente a cerca da metade da ingestão diária recomendada;
A vitamina A e o beta-caroteno promovem olhos e pele saudáveis. O beta-caroteno é um antioxidante, estimulando o sistema imunológico e eliminando os radicais livres que protegem contra toxinas, câncer, resfriados, gripes e infecções.
Cautela
Nos damascos secos comerciais, o dióxido de enxofre é usado ao desidratar a fruta. Pessoas sensíveis a esse conservante podem sofrer ataques de asma. É melhor desidratar em casa usando um desidratador. Ao desidratar os damascos, misture 4 partes de água e 1 parte de suco de limão. Mergulhe as metades de damasco por 5 min para evitar a oxidação. Uma vez embebido, desidrate como qualquer outra fruta.
Benefícios do Consumo de Frutas
Todos deveriam comer mais frutas e vegetais. Você provavelmente está ciente da meta de cinco por dia , e isso é igualmente importante se você estiver vivendo com diabetes ou se não estiver. Isso ocorre porque frutas e vegetais estão associados a menor risco de doenças cardíacas e a certos tipos de câncer. Eles também fornecem fibras, minerais e vitaminas.
Você pode pensar que o teor de açúcar da fruta significa que você não pode comê-la. Mas o açúcar na fruta inteira não conta para açúcares livres, por isso não é esse tipo de açúcar que precisamos reduzir. Isso é diferente do açúcar gratuito em bebidas, chocolate, bolos e biscoitos, além de sucos de frutas e mel.
Muito proveitosa essas orientações!
Para mim, foi de grande validade!
Obrigado pela forma clara e explicativa!