As Dálias duplas em forma de bola são belas flores que chamam atenção de qualquer pessoa.
Você já viu alguma? Conheça abaixo a origem, as principais características e como plantar essa flor no seu jardim para enfeitar e deixar ainda mais bonito o ambiente.
Origem Da Dália Dupla Em Forma De Bola
As Dálias são belíssimas flores oriundas do México, até hoje são flores típicas e muito utilizadas em diversas ocasiões para enfeitar e embelezar o ambiente.
Elas eram utilizadas pelos indígenas do Império Azteca, que cultivavam a planta e mantinham viva a cultura de plantio.
Elas eram conhecidas pelo povo Asteca como Acocotli e Coco Xochitl, que significa tubos ou canos de água. Uma característica da Dália, que possui hastes e “cabos” para transportar a água.
Ela foi cultivada em outro país, pela primeira vez, na Espanha. Quando ainda no Século XVIII, o botânico D. Anders Dahl classificou e e estudou a planta, cujo nome é em sua homenagem.
Ainda no Século XVIII, após uma visita ao México, o diretor do Jardim Botânico de Madrid se encantou com a planta e pediu algumas para cultivar no seu país.
Então foram enviados exemplares e sementes das Dálias para Madrid e lá ela foi cultivada e logo, foi disseminada por toda a Europa.
Países como a Grã-Bretanha e França passaram a cultivar a planta, muito utilizada na composição de jardins, hortas e exposições.
As Dálias são de origem mexicana, ou seja, de uma região onde o clima tropical e subtropical é predominante.
Então é uma planta que adora luz solar, que vive bem em diferentes ambientes com temperaturas mais quentes.
Aqui no Brasil elas tiveram excelente adaptabilidade e podem ser cultivadas com extrema facilidade. Basta possuir sementes da planta e um local para plantar (que falaremos mais abaixo!).
Logo começaram as experiências e vieram os híbridos da planta. Assim surgiu a Dália Dupla em forma de bola.
Foi na França, entre os anos de 1805 e 1820, quando a primeira Dália com flores duplas foi pela primeira vez importada.
Uma bela flor, com pétalas duplas, diferente das demais, fruto de diferentes experiências e misturas.
Veja a seguir as principais características da dália dupla em forma de bola, em qual família ela é classificada, quais são suas cores e muitas!
Características Da Dália Dupla Em Forma De Bola
As dálias são flores que chama muito atenção, são cultivadas há séculos pelos humanos. E não à toa, pois suas flores duplas formam um lindo círculo e são dispostas para cima, causando grande impacto visual.
Atualmente existem uma vasta variedade de dálias, de diferentes tamanhos, colorações, formatos e hábitos.
Elas crescem até 1,5 metros e dispõe belas pétalas eretas e duplas, das mais variadas colorações. S
Sua haste é comprida, fina e transporta grande quantidade de água. Já a flor, diferente de muitas outras que são abertas ao redor do núcleo, possui um formato de bola.
Uma pétala dupla, assim ela é conhecida, pois fica uma do lado da outra e também na frente. Tal fato chama atenção, pois é uma característica única, e poucas flores são dispostas dessa maneira.
O que faz considerarmos a dália como uma flor especial, diferenciada e muito bonita, que chama a atenção de qualquer pessoa.
Ela é uma planta herbácea, perene, sendo considerada uma planta de porte médio. Ela possui rizomas, bulbos e tubérculos.
A dálias está presente na família Asteraceae, a mesma da margarida, da calêndula, das rosas, do absinto, do crisântemo, girassol e muitas outras, inclusive plantas frutíferas e não apenas flores.
Estima-se que exista ao menos 40 espécies diferentes de dálias, claro, todas do mesmo gênero e com características parecidas, porém, apesar da semelhança, são únicas e cada qual possui a sua beleza natural.
Ela pode ser cultivado em qualquer ambiente que receba quantidade significativa de luz solar. Além disso, ela adora água, então é preciso se atentar sobretudo a esses dois fatores.
Abaixo você pode conferir mais dicas de como plantar as dálias em formato de bola e deixar o seu jardim ainda mais bonito e atrativo.
Como Plantar as Dálias
Vamos dar dicas exclusivas para você plantar as dálias em forma de bola no seu jardim, de maneira fácil.
Mas é preciso ter atenção, cuidado e muita dedicação com a planta, pois ela é delicada e precisa de cuidados específicos.
Veja o que você precisa fazer para cultivar dálias no seu jardim!
Sementes
O primeiro passo é buscar por sementes. Você pode encontrar em lojas agrícolas, feiras, mercados ou mesmo na internet.
Elas são pequenas e você precisará germiná-las para que a flor nasça de maneira correta e saudável.
Pode colocar as sementes direto na terra (dê preferência a um vaso pequeno no início), em uma cova rasa, de no máximo 0,5 centímetros. Elas demoram de 2 a 4 semanas para germinar totalmente. Quando a planta chegar a uma altura considerável, é hora de transplantá-la e você precisará se atentar ao item seguinte.
Espaço
O espaço é fundamental para o desenvolvimento da planta. Seja um vaso maior, ou mesmo um jardim, onde ela será plantada diretamente na terra. Mas fato é que depois de transplantada, não é recomendado mudá-la novamente de lugar.
A flor crescerá de acordo com o espaço disponível. Então se deseja que ela atinge o ápice de sua altura, coloque-a diretamente na terra.
O local precisa receber quantidades significativas de iluminação solar. Sendo assim, escolha bem o espaço que deixará a planta, pois isso influenciará diretamente na sua saúde e desenvolvimento.
Água
As dálias são flores que adoram água. Então regue-as sempre que notar que estão murchas, ou com a terra seca.
É preciso regá-la todos os dias, ainda mais se ela recebe grandes quantidades sol.
Terra
A terra também é um fator determinante no desenvolvimento da planta. Já que uma terra rica em nutrientes, matéria orgânica, faz toda a diferença para a flor.
Você pode utilizar também diferentes produtos, sejam eles orgânicos ou não, para auxiliar no desenvolvimento.
Atente-se, pois a terra deve ser sempre drenada, para que a água escorra de maneira eficaz e chegue até as raízes da planta.