A margarida é uma planta pertencente à família Asteraceae (também chamada Compositae). Existem aproximadamente 4000 espécies de margaridas que diferem em tamanho, forma, cor e tipo de habitat. vejamos alguns fatos a respeito delas.
Nobre de Hábitos Simples
Elas são encontrados em todos os continentes, exceto na Antártida. Margaridas podem viver em climas úmidos e secos, e são resistentes a pesticidas e insetos. Não é uma planta exigente, margaridas crescem bem tanto em pleno sol e em sol parcial ou áreas sombreadas.
As margaridas fazem parte da família do girassol e crescem em habitats muito semelhantes aos seus grandes parentes amarelos. Pétalas brancas e macias são o visual mais icônico da margarida, mas ela vêm em muitas outras cores.
Margaridas conseguem sobreviver até nas montanhas mais altas. Apesar de toda importância e valor, muitas variedades de margaridas são consideradas ervas daninhas em vários países. Isso ocorre porque eles prosperam em condições geralmente inóspitas são resistentes à maioria dos insetos e pesticidas.
Além de Nobre é Grandiosa
Margarida é uma planta herbácea anexada ao solo via rizoma que pode crescer a partir de 7 centímetros ou ultrapassar 1,2 metros de altura, dependendo das espécies. Os talos de flores da margarida são geralmente mais longos do que as folhas.
E mesmo que algumas de suas variedades sejam mesmo de pequenas flores, elas certamente compensam seu tamanho diminuto no volume do grupo. A totalidade de margaridas com todas as suas variações compõem quase 10% de todas as plantas com flores do planeta.
Margaridas tem folhas verdes que formam uma roseta na base do caule. A textura da folha de margarida varia e pode ser lisa ou coberta com pêlos na superfície. Folhas da maioria das espécies de margaridas são divididas em vários lóbulos e têm base estreita.
Curiosidades de Uma Flor de Flores
A margarida consiste em uma flor que é composta por um grande número de florzinhas. O centro de uma margarida é chamado de cabeça de flor ou disco floral. Embora pareça uma peça, a cabeça de flor é composta dessas florzinhas pequenas, de forma tubular.
Seu raio floral formam a parte externa da flor, que se parecem com pétalas típicas. Cada raio ou disco floral é uma flor individual composta de um estame, carpelo e ovário. As florzinhas dos raios, no entanto, são estéreis. Apenas as florzinhas do disco são férteis.
Cada carpelo contém um ou mais ovários, que abrigam os componentes reprodutivos femininos da margarida. Os estames são as partes masculinas da margarida e produzem o pólen que fertiliza as partes femininas.
Toda a flor que é conhecida como uma margarida é uma coleção de flores de disco e flores de raio que são protegidas por uma base chamada pedúnculo. O pedúnculo se forma a partir do caule da planta margarida e mantém todas as flores compostas juntas.
Fato Curioso: A Amiga Abelha
Dentro do mundo dos insetos, as abelhas são os principais polinizadores e são responsáveis ??pela propagação de muitos tipos de plantas e flores, incluindo margaridas. Quando uma abelha pousa em uma flor margarida, ela procura imediatamente o néctar.
Ao contrário de orquídeas pobres, que basicamente precisam enganar as abelhas para a polinização, esses insetos cruciais simplesmente não conseguem resistir à aparência de uma margarida.
No processo, a abelha coleta milhares de grãos de pólen microscópicos no corpo da margarida. Enquanto se movimenta pela flor, ela repõe o pólen das anteras masculinas para os estigmas femininos. Ele também se move de flor em flor repetindo este procedimento centenas de vezes por dia.
Multi-Espécies Sobreviventes
Há muitos e variados tipos de margaridas. Algumas espécies de margaridas são anuais, com duração de apenas um ano, e algumas são bienais (o ciclo de vida só termina após dois anos). Até mesmo a cor da flor depende da espécie.
A margarida pode ser branco com centro amarelo, roxo com centro acastanhado, vermelho com centro amarelo, laranja com centro amarelo, rosa com centro amarelo, amarelo com centro vermelho escuro, azul com centro verde…
Os tipos mais populares de margaridas são, além é claro da margarida comum, a margarida gloriosa, margarida shasta, margarida africana e margarida gerber. Algumas são de verão/outono e outras são de primavera/verão, embora todas sejam capazes de resistir ao inverno.
A principal característica da margarida está exatamente no que lhe conferiu seu nome. Margarida em inglês é daisy. E daisy vem do inglês antigo “daes eage”, que significa “olho do dia”. O nome refere-se ao modo como essas flores fecham as pétalas à noite e abrem de novo ao amanhecer, marcando o início de um novo dia.
A Cultura da Margarida e suas Curiosidades
As margaridas têm sido flores populares na história, acredita-se que tenham mais de 4.000 anos de idade. O simbolismo das flores associado à margarida é pureza, inocência, amor leal, beleza, paciência e simplicidade. No catolicismo, a margarida é um símbolo sagrado da Virgem Maria, significando sua castidade, graça e pureza.
As margaridas são frequentemente retratadas em prados em pinturas medievais, também conhecidas como “hidromel florido”. Cerâmicas egípcias foram decoradas com margaridas. Uma brincadeirinha conhecida como ‘bem me quer/mal me quer” é tradicionalmente conhecida e originada através da pétalas das margaridas.
Há em um país da Europa um evento envolvendo essa brincadeira “bem me quer/mal me quer”, em que centenas de pessoas são incentivadas a experimentarem o joguinho, com uma infinidade de buquês da margarida à disposição para dar munição a brincadeira. O recorde atual já ultrapassou os 700 quilos de margaridas utilizadas no evento. Quanta gente insegura no amor!
Margaridas na Medicina e na Culinária
As margaridas têm muitas propriedades medicinais. Acredita-se que elas diminuem o sangramento, aliviem a indigestão e aliviem a tosse. Na homeopatia, uma variedade de margarida é conhecida como a amiga do jardineiro por sua capacidade de aliviar a dor nas costas. Por ela então compensa se prostrar pra plantar!
As folhas de margarida podem fazer uma adição saborosa às saladas (elas estão intimamente relacionadas à alcachofra e são ricas em vitamina C). Agora quando encontrar margaridas sobreviventes em qualquer lugar de seu caminho, já sabe que são mais do que lindas flores de cheiro agradável.