Hoje vamos descobrir algumas curiosidades a respeito da quaresmeira, então fique com a gente até o final para não perder nenhuma informação.
Essa é uma espécie muito presente na Mata Atlântica , mas podem ser encontradas no Brasil inteiro. A quaresmeira pertence a uma família chamada Melastomataceae, que compreende diversas outras espécies, dentro delas são encontradas pequenas árvores e até mesmo árvores de médio e grande porte.
É uma árvore muito fácil de ser reconhecida por aí, pois possui flores e folhas muito marcantes e que chamam a atenção pela cor. É uma espécie rústica, por isso se adapta a qualquer lugar mesmo que não tenha solo adequado, por isso é tão utilizada em áreas que foram devastadas, mas caso você ofereça um solo rico ela vai responder ainda melhor. Fica linda em qualquer lugar, por esse motivo são vistas em áreas urbanas, ou jardins residenciais.
Curiosidades Sobre a Quaresmeira
É comumente chamada pelos populares como quaresmeira, seu nome científico é Tibouchina granulosa, ela pode ser de cor rosa ou roxa.
Muitas pessoas confundem a quaresmeira com manacá de nome científico Tibouchina granulosa, a principal diferença entre essas espécies é a cor de suas flores. No caso do manacá quando as flores se abrem são de cor branca, no outro dia elas ficam lilás, somente no terceiro dia é que ficam roxas. A quaresmeira possui sua flor de cor branca no meio, mas depois de polinizada o centro fica avermelhado. Saiba que a cor rosa da quaresmeira não é natural, pois foi alcançada depois de algumas mutações.
Lista de Curiosidades
1 – Quando a Quaresmeira Floresce?
Não é uma coincidência que a sua floração ocorra na quaresma, pois inclusive é daí que vem o seu nome. Mas ainda assim é possível que você encontre uma quaresmeira florida em outras épocas do ano, é uma árvore exuberante que encanta a todos que passam por ela.
Acredite que a beleza dessa árvore não está somente em suas flores coloridas, visto que até suas folhas são ornamentais, além de ser uma árvore de grande porte que chama muito a atenção. Sua folhagem tem um formato elíptico com alguns pequenos frutos de cor marrom, sua floração acontece duas vezes ao ano, no período do outono e da primavera, coincidindo com o período quaresmal. A expectativa de vida dessa espécie é de 70 anos.
Essa árvore varia de tamanho de pequeno a médio porte, pode alcançar cerca de 12 m de altura, por se adaptar bem em qualquer lugar é muito utilizada em arborização de avenidas.
2 – Por Quanto Tempo a Quaresmeira Floresce?
Como citamos acima, a floração dessa espécie acontece duas vezes por ano, entre os meses de junho e agosto, e também entre dezembro e março. Em outros períodos do ano ela varia na coloração de suas folhas entre tons de verde e uma copa graciosa.
3 – Quanto Tempo Leva para Quaresmeira Crescer?
É sempre importante considerar a idade da muda para ter uma informação mais precisa, mas saiba que ela deve começar a florescer cerca de 1 ou 2 anos depois que foi plantada.
4 – Para que serve a Quaresmeira?
Essa é uma árvore muito procurada especialmente pela sua beleza, então o seu efeito ornamental é o seu principal uso. Está sempre presente na arborização urbana de muitas cidades famosas inclusive. É uma planta pioneira, quando está florida é impossível passar batido por ela.
5 – Como fazer a Quaresmeira Florir?
Procure plantar a sua muda em um solo bem drenado, em local que receba bastante luz, pois ela necessita receber ao menos 5h de luminosidade por dia. Quando a flor plantar a quaresmeira no solo, procure utilizar a mesma profundidade que ela usava no vaso, cuide para não plantar muito no fundo para não matar a sua planta.
6 – Posso Plantar a Quaresmeira na Calçada?
Quando plantada na calçada, essa árvore oferece uma deliciosa sombra para os dias muito quentes, além de deixar a sua fachada ainda mais bonita. Aliás, no nosso país essa é a forma preferida de plantar a quaresmeira. É a opção perfeita visto que recebe bastante sol, e ainda vai ficar linda em frente a sua casa.
7 – Porque minha Quaresmeira não dá Flor?
Saiba que algumas situações podem estar atrapalhando sua árvore florescer, um dos motivos é o monóxido de carbono emitido pelos carros, além do ozônio. Outro fator importante é esquecer de adubar a planta, plantá-la em um espaço muito reduzido, além de podas muito extravagantes podem fazer com que sua árvore morra antes da hora.
8 – Porque a Quaresmeira tem esse Nome?
Essa é uma linda árvores de flores rosas ou roxas, o nome foi dado porque o período que ela floresce coincide com o da quaresma. Originalmente o seu nome vem da palavra em latim quadragésima, que tem como significado o período de 40 dias entre a quarta feira de cinzas e a páscoa.
Significado Espiritual da Quaresmeira
A cor roxa de suas flores simboliza para muitos a paixão de Cristo, especialmente para os católicos, para outros apenas uma superstição. Ela simboliza a beleza , o desprendimento e o amor incondicional, transmite amor e energia. Nos traz desapego, força, auto compaixão, vitalidade, além de nos fazer repensar em nossas ações e renascer ao final.
Na mitologia da Irlanda, algumas pessoas acreditam que nela moram duendes. Para os Cavaleiros Teutônicos de Santa Maria de Jerusalém, a primeira mulher que surgiu no mundo saiu de uma quaresmeira, enviada pelos deuses. Já segundo a ciência, essa árvore pode ajudar a nos proteger de raios.
Na religião Umbanda, acreditam ser uma planta sagrada ligada a Nanã Buruquê, para eles ela os ajuda a se libertar do passado e se perdoar. Para os povos do Reino do Daomé, Nanã Buruquê é a mãe deles, a mãe de toda sabedoria.
A essência floral da quaresmeira pode ser utilizada para ajudar no auto perdão e a se libertar do passado. Quando o velho morre, o novo renasce. Como mãe o aroma acolhe no colo com muito amor, nos faz transformar a dor em sabedoria.
Para os que acreditam é essencial para quando alguma grande mudança em sua vida for necessária. Essa essência pode socorrer em casos de crises emocionais, ou até mesmo espirituais ou físicas.