A acerola é uma fruta pertencente à família Malpighiacaea de plantas com flores. Outros nomes populares incluem a Cerejeira de Barbados, a Cerejeira das Índias Ocidentais e a Crapemyrtle Selvagem.
Ela é usada na América Latina e na Amazônia como uma planta medicinal e promotora de saúde há centenas de anos e recentemente se tornou popular entre os ocidentais por algumas de suas propriedades notáveis em saúde. Nutricionalmente, a acerola é notável por sua alta concentração de vitamina C e atividade antioxidante, entre outros benefícios.
Nutrientes
A acerola é principalmente conhecida por sua alta concentração de ácido ascórbico (vitamina C). A acerola fresca pode conter até 3,5% de ácido ascórbico em peso, e um copo de 180 ml de suco de acerola espremido fresco pode conter tanta vitamina C quanto 14 litros de suco de laranja!
A vitamina C na acerola cereja também tem uma maior absorção no corpo do que outras fontes naturais. Um estudo descobriu que a biodisponibilidade de vitamina C em acerola é 1,63 vezes maior do que a encontrada em fontes sintéticas.
A acerola também é uma fonte de vitamina C, ferro, cálcio, fósforo e vitamina B, embora os níveis normalmente não excedam 10% da sua dose diária recomendada.
Existe Diferença nas Vitaminas Encontradas Nessa Fruta?
É um fato bem conhecido que a acerola cereja tem um teor muito alto de vitamina C. Mas existe realmente uma diferença entre a vitamina C da acerola e a vitamina C que obtemos de outras fontes?
A resposta: sim.
A acerola é uma das frutas que contém mais de 150 fitonutrientes. Além disso, tem o maior teor de vitamina C. E ao contrário de outros alimentos com essa vitamina, este superalimento é diferente porque tem o complexo completo de vitamina C.
Isso significa que tem bioflavonóides, tirosinase, rutina, ascorbinogênio e outros fatores.
Tanto quanto 4 por cento do peso da é o ácido ascórbico. Isso se traduz em mais de 1.600 mg de vitamina C por 100 gramas de acerola crua. Esta concentração obviamente excede outras frutas, como laranjas, kiwi, limão, morango e mamão.
De acordo com Rami Nagel, autor de Cure Tooth Decay, “o dentista real Lee acredita que a vitamina C é a mais importante das vitaminas, e é a mais difícil de obter. Ela é oxidada tão facilmente que desaparece no armazenamento de frutas cítricas e vegetais”.
“Os seres humanos não têm a capacidade de produzir ácido ascórbico e precisam obter vitamina C de sua dieta. A vitamina C é considerada um componente essencial da dieta, protege contra os danos causados pelos radicais livres e é essencial para o organismo ter colágeno.” O colágeno é uma proteína flexível encontrada na cartilagem, tendões, ossos e pele.
Bem, então, o conteúdo de vitamina C de acerola bom garante que você está recebendo mais vitamina C que você precisa para seu corpo funcionar bem.
Consumir a cereja acerola imatura garante que você está recebendo a maior concentração de vitamina C. Esta fruta mostra uma cor verde. À medida que amadurece para a sua cor avermelhada conhecida, o conteúdo de vitamina C diminui. No entanto, o efeito positivo é o aumento da capacidade antioxidante total quase o dobro.
Benefícios da Principal Vitamina Encontrada na Acerola
A vitamina C é conhecida por fornecer muitos benefícios para o corpo humano. Abaixo estão alguns deles:
- Evita a perda de cabelo e danos ao cabelo;
- Aumenta o sistema imunológico;
- Ajuda na formação de colágeno;
- Evita hematomas e hemorragias fáceis;
- Previne tosses, resfriados e infecções frequentes;
- Alivia dores inexplicáveis e inchaços nas articulações;
- Melhora os dentes e gengivas;
- Protege a pele contra o envelhecimento prematuro;
- Protege os órgãos contra os radicais livres nocivos;
- Ajudam no crescimento, desenvolvimento e reparação de todos os tecidos do corpo;
- Mantém cartilagens, ossos e dentes;
- Aumenta a saúde cardiovascular;
- Reduz o risco de câncer, especialmente do colo do útero, mama e pele;
- Diminui os efeitos tóxicos dos quimioterápicos;
- Aumenta a atividade antitumoral durante a quimioterapia;
- Reduz os níveis de glicose no sangue;
- Regula os níveis de colesterol;
- Para a formação de coágulos sanguíneos;
- Protege contra o endurecimento das artérias (aterosclerose);
- Luta contra a dor de garganta;
- Previne a catarata e hemorragias retinianas;
- Suaviza artrite;
- Pode tratar depressão e ansiedade;
- Reduz o risco de obesidade;
- Promove a perda de peso natural e saudável.
Sintomas de Deficiência de Vitamina C
Se você tiver algum desses sinais e sintomas, é melhor que você carregue sua ingestão diária de vitamina C: Fadiga, anemia, fraqueza muscular, erupções na perna, dores articulares e musculares, sangramento nas gengivas, esmalte dentário enfraquecido, cabelos secos e rachados, escorrimento nasal e pele áspera, seca ou escamosa.
A deficiência prolongada desta vitamina levará ao escorbuto. Esta é uma doença rara, mas muito perigosa e grave.
Tenha em mente que a acerola pode lhe dar a maior parte da vitamina C necessária para a sua saúde ideal.
Doses de Vitamina C de Acerola
Então, como você se certifica de que está consumindo a quantidade certa de vitamina C sem exagerar?
Com base no Instituto Nacional de Saúde, recomenda-se uma dose diária (RDA) de vitamina C para adultos com mais de 19 anos:
- Homens – 90 mg / dia;
- Mulheres – 75 mg / dia;
- Mulheres grávidas – 85 mg / dia;
- Amamentação – 120 mg / dia;
- Fumantes – 250 mg / dia.
Para crianças pequenas, crianças e adolescentes, aqui estão as doses recomendadas:
- Bebês (0-6 meses) – 40 mg / dia;
- Bebês (7-12 meses) – 50 mg / dia;
- Crianças (1-3 anos) – 15 mg / dia;
- Crianças (4-8 anos) – 25 mg / dia;
- Crianças (9 a 13 anos) – 45 mg / dia;
- Adolescentes do sexo masculino (14-18 anos) – 75 mg / dia;
- Adolescentes do sexo feminino (14 a 18 anos) – 65 mg / dia.
Vitamina C em Excesso
Tal como acontece com tudo na vida, muito de algo trará alguns efeitos negativos. Quando se trata de consumir muita vitamina C (superior a 2.000 mg por dia), pode causar pedras nos rins.
Se tiver dores nas costas ou nas costas, é melhor que o seu médico verifique o mais rapidamente possível. Este poderia ser um sintoma de pedras nos rins.
Outros efeitos colaterais da ingestão de muita vitamina C incluem o seguinte:
- Aparência liberada;
- Cólicas digestivas;
- Diarreia;
- Tontura ou desmaio;
- Náusea;
- Micção frequente;
- Vômito.
Lembre-se, para a maioria dos indivíduos saudáveis, o corpo humano pode conter cerca de 200-250 mg de vitamina C por dia.
Estudos sobre Acerola
Existem alguns estudos sobre o teor de vitamina C da acerola que tem resultados impressionantes.
Por exemplo, em 2011, Plant Foods for Human Nutrition mostrou que a acerola protege contra o estresse oxidativo. Isso faz com que o envelhecimento prematuro e certas doenças.
Em seguida, o Journal of Nutritional Science e Vitaminology publicou um estudo que prova que a acerola pode impedir o crescimento e a disseminação do câncer de pulmão.