Home / Plantas / Cultivo de Acerola Orgânica, Como Fazer? Como Plantar?

Cultivo de Acerola Orgânica, Como Fazer? Como Plantar?

A acerola pode ser considerado como planta decorativa, com suas folhas verdes e flores consideravelmente cor de rosa. Adapta-se muito bem em vasos ou no jardim (planta de terraço ou varanda), desde que seja plantada em um solo bem drenado e não-ácido, e cortada regularmente para manter uma forma razoável.

Malpighia Emarginata

A acerola é uma espécie vigorosa, que não é suscetível a nenhum parasita importante ( doença ou inseto ). Por exemplo, a acerola pode ser de interesse social se puder ser plantada em estradas, parques públicos e pátios de escolas, quintais ou qualquer outra área que precise ser embelezada.

Seus frutos estarão disponíveis gratuitamente para o público em geral e para os escolares e contribuirão para o suprimento de vitamina C na dieta da população. Neste caso, a acerola unirá o útil ao agradável. Será também a ocasião e os meios para tornar esta fruta mais conhecida.

Vindo da família botânica malpighiaceae, acerola é nativa das ilhas do Caribe, América Central ou América do Norte. Acerola permanece um pouco conhecida para o público em geral. A acerola é um arbusto gracioso, vigoroso, espesso, com 2 a 3 m de altura (pode atingir 6 m de altura por 6 m de extensão). Seu tronco pode ser simples ou desviado e seus galhos estão vestidos com uma penugem quebradiça e potencialmente irritante.

As folhas da acerola, com bordas lisas, ovais e lanceoladas, e verde escuro, medem 4 a 7 cm de comprimento. como galhos, eles são cobertos com uma penugem que pode ser irritante. É provável que a folhagem da árvore caia durante longos períodos de seca.

Suas flores são pequenas, de 2 a 2,5 cm de largura, rosa claro e de 3 a 6 por buquê. Eles são produzidos nas axilas das folhas dos galhos jovens e nas forcas laterais dos anos anteriores. O florescimento da acerola, favorecido pelas irrigações, persiste nas regiões quentes, quase todo o ano. Em outros climas, só aparece durante as estações da primavera e verão.

Os frutos da acerola são muito semelhantes a averrhoa bilimbi. Eles são redondos e contêm 3 sementes. Sua cor muda de verde para vermelha escarlate quando madura. São bagas solitárias ou agrupadas, de 2 a 3, que pesam de 7 a 10 gramas, com um diâmetro de 2 a 3 cm. Eles têm pele muito fina e uma carne macia e suculenta. Eles têm um aroma agradável e seu sabor, que é acidulado quando a fruta é verde, torna-se agridoce na maturidade, quando a pele é pintada com uma coloração vermelha intensa.

Cultivo de Acerola Orgânica

A Acerola prefere a exposição ao sol total, protegida do vento. Um local sombreado influencia negativamente a frutificação e impulsiona a árvore a se tornar granizo. Em geral, é uma espécie de zonas tropicais e subtropicais que podem se adaptar a climas temperados e quentes, se for conduzido em boas condições. É, de fato, sensível ao frio e, mais particularmente, à geada. Pode aguentar até -1° Celsius e além, precisa de proteção.

A acerola é cultivado na maioria dos solos desde que seja bem drenado e arejado. No entanto, os solos que são muito ácidos serão evitados, preferindo aqueles com um pH superior a 5,4. Idealmente, solos neutros a alcalinos (pH entre 6,5 e 7,5) serão preferidos. A precipitação pluvial em torno de 1750 mm por ano é ideal para o crescimento e frutificação da acerola.

Acerola é caracterizada por um crescimento relativamente rápido (cerca de 1,5 metros por ano), no entanto, sua vida raramente excede trinta anos. É uma árvore que se espalha principalmente por estacas (frutificação no primeiro ano), mas também pelo plantio (quarto ano… as sementes são semeadas frescas, depois de ter removido sua polpa). As estacas semilenhosas terão de 20 a 25 cm de comprimento e de 0,6 a 1,5 cm de diâmetro, nas quais reteremos algumas folhas.

Eles são tomados durante a temporada de verão e picados em um solo alcalino. Estacas de enraizamento, colocadas em solo úmido, ocorrem após 6 semanas. O transplante final é realizado após 12 meses, evitando um cultivo na superfície por ter uma cobertura orgânica que permite manter a umidade e combater as ervas daninhas.

Para os amantes de grandes sensações, notamos que é bem possível realizar uma estratificação na acerola. Embora seja aéreo, naturalmente tem medo de levá-lo na primavera ou no verão, durante o estágio de crescimento vegetativo. Demora cerca de 7 semanas para ver as primeiras raízes saírem. Também é possível enxertar árvores de aceroleiras. Para isso, praticamos enxertia em folheado ou em fenda nas mudas ou nas variedades que produzem frutos de má qualidade.

Como fazer? Como plantar?

O plantio de acerola é o mesmo que para outras árvores frutíferas, exceto que as valas serão reduzidas para 45 cm de largura de cada lado e 45 cm de profundidade. Uma cesta de estrume é adicionada ao solo e a vala é preenchida com essa mistura. As plantas estão espaçadas a mais de 5 metros (ou cerca de 1 metro de distância para formar uma sebe). É altamente recomendável, para garantir uma melhor polinização e, consequentemente, bons rendimentos, associar diferentes variedades.

Geralmente, pode-se dizer que os jovens pesquisadores precisam de uma irrigação bastante regular até o seu estabelecimento. As plantas que atingiram o estágio adulto devem ser regadas em caso de seca comprovada. Se ele sofre com a falta de água por um longo tempo, ele pode perder flores e folhagem.

Acerola Orgânica no Vaso
Acerola Orgânica no Vaso

Nas regiões mais quentes, durante o período de floração e frutificação de janeiro a abril, a irrigação deve compensar a ausência de chuva. A umidade deve ser regular durante este período para favorecer entre 4 e 6 ciclos de floração e frutificação. Após a frutificação, durante o período de maio a dezembro, a irrigação pode ser removida.

Em boas condições de crescimento, a acerola é um arbusto muito vigoroso. Torna-se, assim, ganancioso e apreciará voluntariamente as contribuições anuais em cal. Este elemento, composto principalmente de calcário, é um meio agronômico para reduzir os prováveis ​​ataques de nematoides.

Para plantas que florescem e frutificam abundantemente, uma aplicação de 300 gramas de composto de fertilizante orgânico completo pode ser trazida por um arbusto no verão. Na ausência de floração, ou em caso de excesso de vigor, evitar qualquer fertilizante orgânico , a fim de promover a fase reprodutiva (floração e frutificação) em detrimento do desenvolvimento vegetativo.

Como para todas as plantas, um fornecimento complementar de minerais e oligoelementos (cobre, zinco, boro, ferro e manganês) só pode beneficiar a árvore de acerola, aumentando a resistência e sua produtividade. Para fazer isso, é recomendável que evite a pulverização foliar convencional e aprenda mais sobre outras técnicas agronômicas e biológicas (organização do solo, cobertura vegetal, etc).

Colheita e Conservação da Acerola

Uma produção significativa de frutos começa no segundo ano e um arbusto pode produzir até 20 kg de fruta por ano. Os rendimentos continuam a aumentar para 30 kg aos 20 anos. Eles se estabilizam antes de iniciar uma fase de produção decrescente. A fruta atinge a maturidade entre 22 a 25 dias após o frutificação.

A acerola é uma fruta muito frágil e perecível (quando pisca perde os sabores e as qualidades nutricionais). É colhida na maturidade (carne suculenta e cor entre laranja-amarelo e vermelho escuro) com delicadeza e muitas precauções.

O fruto da acerola é danificado muito rapidamente. Ele deve ser armazenado rapidamente em um local fresco, assim que for colhido. Acerola pode ser armazenado por até 3 semanas a 8 ° C. A acerola também pode ser seca ou processada em sucos, sorvetes, polpas, geleias e picolés. Em combinação com outros sucos, enriquece-os com vitamina C e aumenta o aroma de outras frutas com um suprimento adicional de ácido.

A fruta é muito perecível, é difícil considerar sua comercialização em frutas frescas. Como fonte de ácido ascórbico em pó ou comprimido, a acerola terá muitos problemas com a concorrência de produtos sintéticos. No entanto, o potencial existe no campo da transformação. Atualmente, estão sendo realizadas pesquisas para melhorar a fruta por meio do processamento.

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *