Essa planta floral é uma espécie de plantas herbáceas da família caryophyllaceae. Suas inúmeras cultivares são produzidas como plantas ornamentais por suas flores de várias cores, branca, rosa ou vermelha.
Dianthus Caryophyllus
Esta espécie é provavelmente nativa do Mediterrâneo e tem sido amplamente utilizada pelas culturas desde os tempos antigos. Pertence ao gênero dianthus (flor dedicada a Zeus ) que inclui cerca de 300 espécies.
É uma espécie de planta herbácea perene, graças ao seu caule subterrâneo ramificado, com 10 a 80 cm de altura. As folhas são muito alongadas e as hastes são retorcidas. As flores, pétalas dentadas no topo, são rosa, brancas, às vezes misturadas com roxo, e florescem durante todo o verão. É comumente encontrada em quase todo o centro e sul da Europa e no norte da África em terrenos secos e rochosos.
As muitas cultivares se dividem em dois grupos: raças não reprodutoras (floração limitada na primavera ou início do verão), Cravo de Grenadine (com flores vermelhas), Raças em ascensão (várias flores sucessivas da primavera ao outono), Cravo com haste de ferro (flores duplas e haste muito rígida, usada como uma flor para corte).
Não deve ser confundido com outras variações do gênero como o dianthus plumarius, por exemplo, também comumente cultivado como planta ornamental, pelas bordas dos jardins.Estes cravos preferem solo saudável e bem drenado e exposição solar. Plantio em abril pode usar mudas de mudas. A colheita começa quatro meses após o plantio. É uma cultura importante para a flor de corte. Diversas variedades de cravos geneticamente modificados foram produzidas em todo o mundo, com o objetivo de obter novas cores e retardar a murcha das flores.
O Cultivo da Dianthus Caryophyllus
Especialmente valorizadas por suas pétalas franzidas e sua fragrância peculiar, dianthus caryophyllus adicionam alegria a um jardim. Suas flores são basicamente perenes anuais, e por isso elas retornarão a cada ano principalmente se tratadas assim nas zonas de robustez.
As flores possuem pétalas como que bordadas, conferindo-lhes um aspecto de franjas. A dianthus caryophyllus comum é rosa com um tom escurecido quase púrpura, mas existem variedades cultivadas em diferentes tons. Esse cravo floresce do finalzinho da primavera até o finalzinho do verão, e suas folhas são perenes. Crescem mais de 30 centímetros de altura e ultrapassam os 20 centímetros de largura, embora algumas variedades são mais diminutas.
Essa planta não é muito fã de fundações diretamente ensolaradas. Se você mora em uma região com temperaturas extremamente quentes no verão, plante onde elas vão ter sombra parcial. As plantas preferem solo levemente alcalino ou neutro. Regue-os regularmente.
Existem as variedades “floristan” com formato muito semelhante a rosas, enquanto a variedade do artigo, a “chabaud”, se parecem com pompons. Os cravos “chabaud” vêm em uma variedade de cores, além da vermelha.
Os cravos “grenadine” produzem pequenas flores em caules compactos. Sua gama básica de cores é amarela, branca, vermelha escura ou rosa, mas geralmente exibe flores em dois tons ou tons mais sutis do que outros cravos. Cravos são uma planta de jardim clássico. Cresce com outras plantas perenes que apreciam jardins ensolarados.
Fica bem em treliças ou estacas com rosas desiguais (tugosa spp.) ou clematis (clematis spp.) proporcionando um vertical impressionante. Para cor e aroma e uso culinário, escolha ervas mediterrâneas floridas como lavanda (lavandula spp.), alecrim (rosmarinus officinalis), orégano (origanum vulgare), sálvia (salvia officinalis) e tomilho (thymus vulgaris). Hyssopus officinalis e nepeta cataria também são plantas ornamentais e úteis. Muitas destas ervas estão disponíveis como cultivares de baixo crescimento, para cobrir um caminho de jardim de casa de campo ensolarado, ou como ervas mais altas para misturar com cravos. Outras plantas com flores que complementam os cravos incluem delphinium spp.
Como Plantar e Crescer Cravos Chabaud
Incrivelmente popular, nenhum jardim de flores é completo sem cravos! Os cravos crescerão como plantas perenes em zonas livres de gelo e como anuais, onde os invernos são frios. Eles fazem excelentes flores cortadas. Os cravos precisam de 4 a 5 horas de luz solar por dia. Eles preferem solo fértil, bem drenado, ligeiramente alcalino (pH 6,75).
Sementes de cravo podem ser iniciadas em ambientes fechados na primavera de 6 semanas a 2 meses antes da última geada. As sementes devem ser cobertas com terra e mantidas úmidas. Plante 2 a 3 sementes por vaso ou célula. A germinação ocorrerá dentro de 2 semanas se as temperaturas estiverem entre 18-21ºC. Após a germinação, mova as mudas para um lugar ensolarado e fresco. Eles podem ser transplantados para o seu jardim uma semana ou duas antes da geada final.
Se você escolheu semeá-las diretamente ao ar livre, certifique-se de que a última geada ocorreu. Se seus invernos são suaves, as sementes de cravos podem ser semeadas da primavera até o início do outono. Cravos não precisam de muita água, exceto nos meses quentes. Mangueiras de chuveirinho são as melhores. Não exagere na água, pois isso pode causar folhagem amarela.
Flores Comestíveis
As flores fazem parte da nossa dieta há milhares de anos. Os cozinheiros chineses estavam experimentando flores comestíveis já em 3.000 AC e os romanos usavam violetas e rosas em sua comida, bem como lavanda em molhos. A prática ainda está forte hoje, com muitos restaurantes usando pétalas para adicionar um sabor e aparência únicos.
Mas não são apenas mestres da culinária que podem usar flores na cozinha. Você ficaria surpreso com quantas variedades comestíveis você pode encontrar em seu próprio jardim. As flores comestíveis são sempre melhores quando colhidas frescas do jardim. Eles terão um gosto ainda melhor se você puder pegá-los no início da manhã antes que eles tenham muito sol.
Mas se isso não for possível, não se preocupe. Coloque-os diretamente na geladeira (em um recipiente de plástico) e tente usá-los dentro de alguns dias. Lave e seque-os delicadamente, mergulhando-os em uma tigela com água e agitando suavemente. Isso também deve ajudar a remover quaisquer insetos ou abelhas que possam ter sido guardados nas pétalas.
Falando das pétalas, estas são as melhores partes de muitas flores comestíveis. Então, remova o calcanhar na base da pétala (é amargo), bem como os estames, pistilo e cálice de flores maiores. Algumas, no entanto, você pode comer inteiro. Se você tiver alguma dúvida se uma flor é ou não comestível, não a coma. É uma regra simples, mas eficaz. Além disso, se você tem alergias ao pólen, evite comer flores comestíveis.
Pétalas de cravo têm uma fragrância de cravo e um sabor doce, e podem ser adicionadas ao vinho, cristalizadas ou usadas como guarnição em uma salada ou em um bolo. A base branca da flor é amarga, portanto as pétalas devem ser separadas antes de serem comidas. Pétalas de cravo têm sido usadas para fazer o licor francês Chartreuse desde o século 17, de acordo com plantas para um futuro. Nunca coma cravos que tenham sido expostos a pesticidas ou herbicidas, e evite comer cravos crescendo ao lado da estrada.
Não colha flores desbotadas, empoeiradas, velhas ou descoloridas em seu jardim (ou quando forrageando) que estejam perto de uma estrada ou de uma área que os animais usem. Não trate suas flores comestíveis com pesticidas. Em vez disso, se você tiver problemas com pragas, recorte a flor e incentive a regeneração.