Fragaria é um gênero de plantas da família rosaceae. Este é o nome genérico das plantas de morangos. Entre as espécies estão fragaria vesca, o morango silvestre cujos pequenos morangos são famosos pelo seu sabor e o híbrido fragaria × ananassa, de onde vem a maioria dos morangos cultivados. Pra construir nosso artigo, nos apegaremos apenas as características do morango silvestre, fragaria vesca.
Cor Da Flor Do Morango
Os morangueiros de fragaria vesca são herbáceos, tendendo a lignificar, não espinhosos, o cálice dobrado por um calicule, tendo um pseudo fruto carnudo, chamado morango. Com um rizoma, eles desenvolvem dois tipos de caules folhosos: o coração, caule com internódios muito curtos do broto terminal e estolão, caule rastejante com os dois primeiros entrenós muito longos.
Espécies adotam portas diferentes e no caso de fragaria vesca o talo se projeta ligeiramente das folhas. Fragaria vesca é uma erva perene, formando um tufo baixo. As folhas da base, pecíolo longo, são trifolioladas, dentadas. A lâmina mais ou menos peluda é geralmente um pouco enrugada de acordo com as veias secundárias.
As hastes floridas podem atingir 30 a 40 cm . As flores hermafroditas auto-férteis são brancas e florescem variavelmente no verão. A planta às vezes floresce no outono. As variedades de floração contínua realmente têm quatro períodos de floração: primavera, início do verão, final do verão, início do outono.
O pseudo fruto (o morango), é formado pelo inteiro receptáculo carnoso da flor. Tem uma cor vermelha ou amarela esbranquiçada, dependendo das variedades, e uma forma ovoide mais ou menos arredondada. Geralmente é muito perfumado. Para o cultivo, muitas vezes é uma questão de coletar indivíduos selvagens. A propagação é geralmente por divisão de moagem no outono.
Como Ele Se Reproduz E Seu Tipo De Raiz
A planta emite muitos estolões com crescimento simpodial. Estolões ou estolhos é um órgão de planta de propagação vegetativa (uma forma de reprodução assexuada nas plantas). É uma haste aérea rasteira ou arqueada (quando é subterrânea, é mais especificamente um otário), ao contrário do rizoma, uma haste tuberosa subterrânea e às vezes submersa.
Os estolhos crescem ao nível do solo ou no solo e não apresenta folhas nem folhas escamosas. No nível de um nó, ele dá origem a uma nova planta e, ao contrário dos caules radicantes, está no seu final, muitas vezes em contato com o solo. Em algumas espécies o estolão permite a reprodução assexuada por brotamento. No caso do morangueiro de fragaria vesca, os estolhos são aéreos.
Plantas com crescimento simpodal como no caso do morangueiro de fragaria vesca têm um padrão especializado de crescimento lateral no qual o meristema apical é limitado. Este último pode ser usado para criar uma inflorescência ou outra estrutura especializada, os estolhos. O crescimento continua com um meristema lateral, que por sua vez repete o mesmo processo.
O resultado é que o caule, que parece ser contínuo, resulta de fato de múltiplos meristemas, diferentemente de plantas monopodiais de caule de um único meristema.
Ecologia E Genômica De Fragaria Vesca
Habitat típico do morangueiro silvestre é ao longo de trilhas e estradas, aterros, encostas, caminhos e estradas com pedras e cascalho, prados, florestas jovens, floresta esparsa, bordas da floresta e clareiras. Muitas vezes, as plantas podem ser encontradas onde não recebem luz suficiente para formar frutos. É tolerante a uma variedade de níveis de umidade (exceto condições muito úmidas ou secas).
Fragaria vesca pode sobreviver a incêndios moderados e/ou se estabelecer após incêndios. Embora fragaria vesca se propague principalmente via corredores, as sementes viáveis também são encontradas nos bancos de sementes do solo e parecem germinar quando o solo é perturbado (longe das populações existentes de fragaria vesca ). Suas folhas servem como fonte de alimento significativa para uma variedade de ungulados e os frutos são comidos por uma variedade de mamíferos e aves que também ajudam a distribuir as sementes em seus excrementos.
Fragaria vesca é usado como uma planta indicadora de doenças que afetam o morango (fragaria × ananassa). É também utilizado como modelo genético de plantas de fragaria × ananassa e da família rosaceae em geral, devido ao tamanho muito pequeno de seu genoma, um ciclo reprodutivo curto (14 a 15 semanas em estufas climatizadas) e a facilidade de propagação.
O genoma da fragaria vesca foi sequenciado em 2010. Todas as espécies de morango (fragaria) têm uma contagem haploide de base de sete cromossomos; Fragaria vesca é diploide, tendo dois pares destes cromossomos para um total de 14.
Resumo de Cultivo E Usos
O pseudo fruto de fragaria vesca é fortemente aromatizado, e ainda é coletado e cultivado para uso doméstico e em pequena escala comercialmente para o uso de gourmets e como um ingrediente para compotas comerciais, molhos, licores, cosméticos e medicina alternativa. A maioria das variedades cultivadas tem um longo período de floração mas as plantas tendem a perder o vigor depois de alguns anos, devido à sua abundante frutificação e floração.
Grandes formas de frutificação são conhecidas desde o século XVIII e eram chamadas de “Fressantes” na França. Algumas cultivares possuem frutas brancas ou amarelas quando completamente maduras, em vez do vermelho normal. Cultivares que formam estolões são freqüentemente usados como cobertura de solo , enquanto cultivares que não o fazem são usados como plantas de fronteira. Algumas cultivares são criadas por seu valor ornamental.
Híbridos de fragaria × vescana foram criados a partir de cruzamentos entre ela e fragaria × ananassa. Híbridos entre fragaria vesca e fragaria viridis estavam em cultivo até por volta de 1850, mas agora estão perdidos. Fragaria vesca tem uma reputação entre os jardineiros como difícil crescer a partir de sementes, muitas vezes com rumores de longas e esporádicos tempos de germinação, requisitos de pré-refrigeração frio, etc.
Na realidade, com o tratamento adequado das sementes muito pequenas (que pode ser facilmente lavado com rega bruta), taxas de germinação de 80% a 18° C dentro de 1 a 2 semanas passam a ser facilmente cultiváveis. Evidências de escavações arqueológicas sugerem que fragaria vesca foi consumida por seres humanos desde a Idade da Pedra. Suas sementes foram posteriormente levadas ao longo da Rota da Seda para o Extremo Oriente e para a Europa, onde foi amplamente cultivada até o século 18, quando começou a ser substituído pelo morango fragaria × ananassa.