As pérgulas são perfeitas para criar um telhado verde sobre o terraço ou para marcar uma passagem entre dois espaços do jardim. Segure-se em trepadeiras com flor opulenta e perfume inebriante.
Como Plantar Perto De Uma Pérgola?
As regras a seguir ao plantar perto de uma pérgola:
- Forme o buraco de plantio a 20 ou 30 cm de um pilar, ele deve ser 2 vezes maior que a raiz; constituir uma camada de drenagem no fundo do furo (cascalho, fragmentos de ladrilhos, etc);
- Traga uma boa terra de plantação;
- Incline o monte em direção ao seu apoio e coloque um protetor na diagonal para guiar o caule em direção à pérgola;
- Dê forma a uma tigela de água ao redor do pé, regue moderadamente como trepadeiras geralmente não apreciam o excesso de água;
- Dobre as hastes a 30 cm do chão para incentivar a recuperação.
- No final da temporada, limpe as trepadeiras, removendo as hastes laterais supérfluas. Verifique cuidadosamente se os tiros muito vigorosos falharam em torcer ou danificar os pinos da construção. Promover o crescimento dos caules principais.
Como Construir Uma Pérgola?
Para pequenas pérgulas, para que a pérgola mantenha o espaço máximo:
- Carimbar o layout com a colocação de plantas: o paisagismo será realizado no exterior, instalando caixas contendo trepadeiras que se agarram à treliça da pérgola e, assim, decoram-na. Para um efeito agradável, considere escolher plantas com cores diferentes. Se a sua pérgola não servir como passagem frequente, você pode colocar um banco de dois lugares e uma pequena prateleira para pendurar em uma das quantias para torná-lo um espaço de relaxamento.
Sobre pérgulas grandes, você pode pagar uma decoração mais elaborada:
- Para uma harmonia ideal, escolha uma sala de jardim de preferência em teca ou madeira exótica. Para poder se mover livremente sob a pérgola, escolha móveis com extensões que serão removidas quando você não as usar.
A iluminação da pérgola pode ser feita com lanternas de metal e vidro, penduradas no alto da estrutura lateral da pérgola. Colunas ou caixas receberão plantas colocadas fora da pérgola. Uma vez crescidos, eles criarão sombras. Evite itens decorativos feitos de tecido ou frágeis, se a pérgola não for à prova d’água.
Congeia Em Pergolado: Passo a Passo De Como Montar E Fotos
A congea produz videiras adequadas para o clima tropical, atingindo altura de 3 a 5 metros (trepadeiras) e podem ser ainda maiores se crescerem em seu habitat natural. A característica marcante de congea é que todo o corpo da planta está coberto de pêlos finos. Por isso, fixá-las em pergolados não será difícil.
As flores são pequenas, a cor das pétalas é branca, depois rosa, depois roxa e, finalmente, cinza antes de cair. As plantas de congea são assustadoras e complicadas, as flores podem florescer por até 2 semanas. Se você quiser fazer uma pérgola de flores, nunca é demais escolher congea lanosa.
Aprecie no artigo muitas fotos com ótimas idéias de pergolados e caramanchões com plantas congea e consulte paisagistas em sua comunidade que te dará ótimas dicas de como fazer uma armação adequada a sua realidade local para que possa desfrutar do melhor dessa planta em sua estação de floração.
Sobre Congea Tomentosa
Congea tomentosa é uma grande videira verde tropical, comumente referida como congea lanosa, orquídea de chuveiro ou chuveiro de orquídea. (Apesar do nome, não está intimamente relacionado às orquídeas). É chamado lluvia de orquídeas ou terciopelo em espanhol. Nativo de Mianmar e Tailândia, pode hoje ser encontrado em vários lugares no mundo.
Seu habitat nativo são as florestas mistas entre 600 a 1200 metros acima do nível do mar. Esta videira tropical foi naturalizada em outros lugares, e pode crescer até 3 ou 5 metros em cultivo e ainda maior em seu estado nativo. As hastes, folhas e brácteas são cobertas com pelos finos e felpudos.
As folhas são de cor verde claro, com 15 a 20 centímetros de comprimento e bastante atraentes. São sempre-vivas com veias proeminentes e estão dispostas em pares opostos. As flores reais são minúsculas e discretas, mas são carregadas no centro de três brácteas brancas ou violetas vistosas de 2,5 cm de comprimento, que parecem hélices aveludadas.
Congea lanosa ou tomentosa floresce no final do inverno para a primavera. Do final do inverno à primavera, produz sprays de flores brancas apoiadas em brácteas. As brácteas mudam gradualmente de rosa, lavanda e, finalmente, cinza ao longo de várias semanas. As folhas são de cor verde claro, 15 a 20 centímetros de comprimento e bastante atraentes.
Cuidado Com a Pérgola
Tudo o que paira sobre sua cabeça e, portanto, limita sua capacidade de uma inspeção rápida pode se tornar uma ameaça. Sua pérgola de madeira não é a exceção. Você o instalou sobre o deck externo ou o encontrou quando comprou a casa? Isso também faz diferença. Em ambos os casos, verificar, limpar ou talvez reparar a pérgola é uma de suas tarefas de limpeza da primavera. E essa é uma tarefa que você não deseja adiar até a próxima primavera.
Tudo se resume a se esta era uma pérgola personalizada encomendada por você ou existe há anos com os proprietários anteriores da casa. No caso deste último, você não pode ter certeza se eles o mantiveram ou não, ou mesmo se contrataram construtores de pérgulas profissionais. E essas dúvidas suscitam muitas perguntas sobre sua segurança. Mas mesmo que a pérgola seja seu próprio orgulho e alegria, ela ainda precisa ser inspecionada a cada primavera.
O que pode dar errado com a pérgola de madeira? Vamos ver. Pode apodrecer. Depende se você adicionou calhas e algerozes e se estão limpos também. A condição da pérgola também depende da idade, da ira do inverno, do tipo de madeira e da existência ou não de danos. Não se esqueça que a madeira age como uma esponja se não for bem vedada e tratada. Ao longo dos anos, o desgaste é inevitável; portanto, eis a razão para limpar e manter a pérgola a cada primavera.
Pérgolas podres tornarão a estrutura vulnerável, enquanto você também poderá encontrar mofo, o que tornará o material ainda mais propenso a danos. Qualquer coisa, desde fixadores a postes e tábuas, pode ser usada e, portanto, tornar-se um risco à segurança. Quando você se senta no seu deck de madeira lendo o jornal, a última coisa que deseja é a pérgola em colapso. Naturalmente, se você encontrar alguma coisa engraçada, precisará ligar para um empreiteiro de pérgola. Não se arrisque tentando resolver o problema sozinho. Lembre-se das preocupações de segurança.