Home / Plantas / Comprimido de Babosa para Hemorroidas Funciona?

Comprimido de Babosa para Hemorroidas Funciona?

A hemorroida é uma enfermidade que se manifesta por meio de vasos sanguíneos inflamados que ficam próximas ao ânus. Normalmente, essas veias costumam se dilatar e se retrair durante os trabalhos naturais do intestino, sempre retornando ao tamanho padrão. Entretanto, muitas vezes os dejetos endurecidos e problemas com obstipação (intestino preso) pode deixar a drenagem do sangue mais complicada e gerar as hemorroidas.

Várias podem ser as causas da hemorroida. Uma delas é a demasia de peso, já que a obesidade é um dos principais fatores para que os vasos abdominais tenham sua pressão aumentada. Outra coisa que também pode gerar um aumento de pressão nessas veias é a gravidez, pois o aperto que o corpo da mulher sofre por conta do feto infelizmente colabora para o surgimento da hemorroida. Ficar com o intestino preso é outra coisa que pode gerar essa doença. Sexo anal também colabora para que isso aconteça, pois existe a possiblidade de deixar fissuras nessa região do corpo.

Viver de forma sedentária atrapalha o processo digestório e ainda afeta a passagem de sangue pelas veias anais. Hereditariedade também gera esse problema, pois é possível herdar essa doença de ascendentes que passaram por isso em algum momento da vida. Vale lembrar que não ter histórico na família não impede que uma pessoa possa ter essa doença. Por fim, uma dieta sem fibras e com pouca quantidade de líquidos também aumenta as chances de surgimento dessa doença.

Sintomas

Um dos sintomas gerados por doença é a coceira, que costuma aparecer quando as veias incham e causam muita tensão nos nervos anais. Outro problema está ligado ao sangramento, pois, a hemorroida normalmente faz as veias se romperem. Além disso, quem tem essa doença costuma sentir muita dor no momento em que vai expelir as fezes. Outro ponto que torna essa doença bem característica é a uma possível saliência no ânus.

Apesar de não ser um problema de saúde tão grave, certo problemas que ela causa necessitam de mais atenção, então é preciso procurar um médico caso apareça:

  • Sangramento intenso e persistente no ânus independentemente de estar ou não ligado com as fezes;
  • Sangramento anal que dura mais de sete dias;
  • Caso a saliência que a hemorroida causa comece a endurecer.

Tratamento Padrão

Os médicos recomendam que se trate essa doença por meio de supositórios e pomadas. Em algumas situações, haverá a obrigação de um procedimento cirúrgico visando retirar as artérias afetadas. Em alguns momentos, furar o coágulo que gera o entupimento daquela veia anal pode ser a melhor solução para evitar uma possível cirurgia. Outra coisa que pode funcionar é uma técnica chamada ligadura elástica, que literalmente significa estrangular a veia estragada pela hemorroida.

Hemorroida Tratamento

Recomendações

É preciso evitar ao máximo a utilização de papel higiênico, pois deixa a inflamação ainda mais intensa. É preciso lavar o ânus e depois usar uma toalha de algodão para secá-la. Outra coisa que se deve fazer é ingerir muito líquido, pois isso deixa as fezes úmidas e diminui as chances de prisão intestinal. No entanto, consumir bebidas alcóolicas está fora de cogitação.

Não prenda as suas fezes, vá ao banheiro sempre que tiver a pretensão de defecar. Durante o momento da evacuação, deixe o corpo relaxado, pois fazer esforço em excesso pode machucar ainda mais as veias afetadas pela hemorroida. Não fique parado durante muito tempo, sempre faça caminhadas onde quer que esteja.

Quando for ao banheiro, fique sentado na privada apenas o tempo que for necessário, evite ficar muito tempo ali. Compressas com gelo também são úteis para diminuir os sintomas e o inchaço.

Tratamento com Babosa

Também conhecida como aloe vera, essa planta é uma excelente aliada para a cura dessa doença. Segundo o Dr. Francisco Leal, que fez pós-doutorado em horticultura e é coordenador do Núcleo de Plantas Aromáticas e Medicinais da UFPI (Universidade Federal do Piauí), a babosa é muito útil para tratar a hemorroida. O especialista em horticultura apresentou algumas dicas de como usá-la para combater esse problema.

Primeiramente, é preciso cortar uma folha de babosa suculenta, sempre optando pelas folhas mais velhas. Depois disso, é preciso deixar o suco da babosa (aloína) escorrer dentro de um pote com água por 12 horas. Após esse período, use um pano úmido para limpar a folha. Corte dois dedos dessa folha sem retirar a sua casca e evite deixar o gel da folha cair. Leve esse folha para o congelador ou para a geladeira por 30 minutos e depois retire o gel da folha.

Antes de manusear esse gel, é preciso lavar bem as mãos ou então usar luvas cirúrgicas. Vale lembrar que para que esse remédio faça efeito, é preciso utilizá-lo como supositório. Introduza o pedaço cortado dessa planta no orifício do ânus, sem força-lo para dentro. Depois disso, é só deixar a planta fazer todo o trabalho. O uso dessa substância pode ser feito duas ou três vezes ao longo do dia. Em três dias, a hemorroida já apresentará sinais de melhora.

Planta Medicinal

Além de tratar hemorroida, o Dr. Francisco Leal também afirma que essa planta é excelente no tratamento para a conjuntivite. Segundo ele, jogar um pouco da seiva dessa planta nos olhos avermelhados acelera o processo de cura dessa doença. Historicamente, essa planta é usada para tratar doenças desde o ano 16 a.C., sendo citada por escritores como Plínio, o Velho e por Dioscórides, considerado o primeiro farmacologista da história.

Planta Medicinal para Hemorroida

A babosa é uma ferramenta útil na medicina herbalista de várias nações. Como essa planta deve ser utilizada como supositório para tratar a hemorroida, não há nada que comprove que seus comprimidos sejam úteis para tratar dessa doença, o que não significa que eles não tenham utilidade para outras coisas.

Dor e Pimenta

Uma dúvida muito frequente com relação à hemorroida está ligada a dor e ao consumo de pimenta. Com relação ao condimento, não existe nenhuma evidência de que o consumo de pimenta gere hemorroida. No entanto, quem está tratando essa doença não deve consumir isso, pois deixa os vasos inflamados ainda mais irritados, o que piora muito os sintomas.

Sobre a dor, quem sofre de hemorroida nem sempre passa por isso. A possibilidade de acontecer varia conforme o tipo de hemorroida. Normalmente, quem sofre de hemorroida externa tem mais chance de sentir dor do que aqueles que a têm de forma interna. No geral, a dor se manifesta quando as veias danificadas por essa doença inflamam ou quando sofrem com problemas como a trombose.

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *