Cientificamente denominada calendula officinalis, a calêndula é uma planta pertencente à família Asteraceae. Essa família é a segunda família com maior número de plantas que possuem flores, embora possua também outras plantas sem flor.
Estão classificadas na família Asteraceae tanto flores como a margarida, que muitas vezes é confundida com a calêndula, por serem semelhantes, o girassol e o crisântemo até plantas comuns em nossa gastronomia como a chicória, a alcachofra e a alface.
Comumente chamada apenas de calêndula, ela é também conhecida por outros nomes populares, como maravilha, boas-noites, belas-noites, bem-me-quer, mal-me-quer, verrucária e margarida dourada.
A calêndula é uma planta multifuncional, com utilidades diversas. Pode ser usada como decoração de ambientes, em preparos culinários (visto que é uma flor comestível), em produtos de higiene e cosméticos, em velas e repelentes contra insetos e também no tratamento e prevenção de machucados, doenças e males, pois é uma planta com diversas propriedades medicinais.
Características da Calêndula
A calêndula não é uma planta considerada grande, seu tamanho fica entre 25 e 70 centímetros de altura. É uma planta anual, possuindo um ciclo vegetativo único que dura no máximo um ano.
É uma planta herbácea (planta de caule não-lenhoso ou semi-lenhoso, de tamanhos variáveis que pode chegar à altura e aparência de um arbusto), dotada de caule piloso (coberto de pelos finos e curtos) e folhas de aparência aveludada.
As flores da calêndula são denominadas inflorescências e são do tipo capítulo, o que significa que uma única planta possui vários ramos e esses ramos são dotados de flores na parte superior. Cada capítulo de calêndula tem uma medida que varia de três a cinco centímetros de largura.
As cores principais e predominantes nas flores de calêndula são o amarelo e o laranja, com variações que passam pelos diversos tons que vão de uma cor a outra e podem chegar a ter até tons mais avermelhados.
Original do sul do continente europeu, do sudeste do continente asiático e da região do Mar Mediterrâneo, a calêndula se desenvolve melhor em lugares com clima fresco e temperado – mas hoje em dia é cultivada em todas as partes do mundo. Embora seja uma planta rústica com tolerância à baixas temperaturas, suas flores não resistem quando expostas ao frio intenso.
Como usar a Calêndula: Decoração, Gastronomia e Cosméticos
Você pode utilizar a calêndula de diversas formas. O uso mais conhecido é para enfeitar ambientes. Como é dona de flores com rico aroma, cores vivas, brilhantes e de tons quentes, a calêndula é ideal para decorar festas de casamento, embelezar jardins e até mesmo para ornamentar casas e escritórios.
Além disso, a calêndula é integrante da lista das flores comestíveis. Sendo assim, pode ser usada em diversos pratos. Suas pétalas, depois de destacadas do miolo e lavadas com água, podem compor saladas, manteigas e pratos frescos – o que além de deixar o prato mais bonito, dá um toque especial e diferente a ele.
O sabor da flor da calêndula é doce e também sutilmente amargo e, ainda que cozida, suas pétalas conseguem conservar as cores originais. Elas podem ser integradas a massas de pães, a sopas e a qualquer prato que a criatividade permitir.
Nas indústrias de cosméticos e de produtos de higiene, a calêndula já se faz presente como ingrediente de diversos tipos de produtos. Ela é bastante utilizada, por exemplo, como repelente natural contra insetos em geral, por possuir um cheiro forte, antioxidantes e óleos voláteis.
Também está em alguns tipos de pastas de dente e de enxaguantes bucais, inclusive ajudando a manter a saúde da boca em dia, prevenindo e combatendo aftas, cáries, gengivites e placa bacteriana.
Os antioxidantes presentes na calêndula também ajudam a combater os principais vilões do envelhecimento: os radicais livres. Suas propriedades garantem proteção às células epiteliais e com isso previnem não só o envelhecimento celular, como também rugas, manchas e marcas na pele.
Calêndula e seus Melhores Benefícios
Os melhores benefícios trazidos pela calêndula são, sem sombra de dúvida, suas inúmeras propriedades medicinais. Muitos desses benefícios já foram alvo de estudo e são comprovados cientificamente.
Para a medicina natural o objeto de interesse na calêndula são suas pétalas, que contêm a maior concentração de nutrientes da planta. A utilização da calêndula se dá na forma de chá, pomada, gel, cataplasma ou extrato.
Entre as maiores riquezas da calêndula estão a vitamina A devido ao betacaroteno e à luteína, os antioxidantes, os ácidos graxos e os óleos.
O extrato de flores de calêndula pode ser usado no combate a infecções e inflamações no ouvido, pois ajuda na diminuição da dor e do inchaço. Também é um relaxante muscular capaz de coibir que os músculos padeçam com espasmos involuntários.
Pomada, gel e cataplasma de calêndula são aliados no tratamento de problemas e doenças de pele. Por acelerar a cicatrização, já que a calêndula aumenta o fluxo sanguíneo, oxigenando tecidos lesionados, ela é usada em feridas e inflamações diversas.
Estudos comprovam que a aplicar calêndula reduz dermatites causadas por quimio ou radioterapia em mulheres que estão tratando câncer de mama.
Chá de Calêndula
O chá de calêndula é uma das formas mais eficientes para aproveitar os melhores benefícios da planta. Por ser um diurético natural, o chá contribui para o bom funcionamento do aparelho urinário, auxiliando na eliminação de impurezas e toxinas.
Também ajuda a tratar inflamações diversas e a fortalecer o sistema imunológico, graças às propriedades antifúngicas, antivirais e bactericidas.
Para as mulheres, o chá de calêndula traz benefícios importantes para a saúde. Ele pode auxiliar na manutenção de um ciclo menstrual regulado, pois os antioxidantes presentes na planta ajudam a relaxar os músculos e a fazer o sangue circular, contribuindo para induzir a menstruação – justamente por isso o chá de calêndula é contraindicado a mulheres grávidas.
A ingestão do chá auxilia ainda na diminuição dos efeitos causados pela tensão pré-menstrual (TPM), com a qual milhões de mulheres sofrem mensalmente. Ao ajudar na regulação hormonal, os principais sintomas da TPM como alterações de humor e cólicas menstruais são amenizados.
Efeitos Adversos da Calêndula
Além de ser contraindicada para gestantes, os principais efeitos adversos da calêndula incluem desconforto no estômago devido à ingestão do chá e alergias e erupções cutâneas que podem advir tanto do chá como do uso tópico.
A calêndula também pode ter influência negativa e prejudicar o efeito de medicamentos prescritos, incluindo anti-hipertensivos, relaxantes musculares, remédios para tratamento de insônia, ansiedade, depressão e diabetes.
Mesmo que seus benefícios sejam muito maiores que seus efeitos colaterais, convém consultar um médico antes de fazer uso da calêndula para fins medicinais e nunca substituir um tratamento prescrito pelo uso exclusivo de produtos provenientes da calêndula.