Quando você economiza no protetor solar e acaba com uma queimadura monstruosa , é provável que alguém lhe indique gel de Babosa para acalmar sua pele queimada para trazer alívio e desencadear o processo de cicatrização.
Descrição da Babosa
Babosa é uma planta semelhante a um cacto, conhecida por suas propriedades curativas e medicinais. Suas hastes armazenam água, criando uma substância clara e semelhante a gel nas folhas, que contém vitaminas, antioxidantes, minerais e aminoácidos. O gel do Babosa tem sido usado ao longo da história para tratar uma variedade de doenças da pele, como queimaduras, ulcerações, psoríase e herpes labial.
Então, todo esse entusiasmo em torno do gel da Babosa significa que você deve torná-lo um elemento permanente em sua rotina de cuidados com a pele? Embora atualmente a pesquisa esteja limitada aos benefícios do gel de Babosa especificamente, ela contém muitas vitaminas e minerais bem estudados, como as vitaminas C e E, levando especialistas a acreditar que ele pode oferecer uma assistência aos produtos que já estão em seu arsenal.
Ingredientes do Gel de Babosa
Cada folha triangular da planta de Babosa é composta por três camadas, com a camada mais interna contendo um gel transparente composto de 99% de água e aproximadamente 75 ingredientes potencialmente ativos. O suco interno das folhas é removido da casca, seja por máquina ou mão, e é pressionado a frio para manter os ingredientes ativos.
Quando se trata de resolver problemas específicos da pele, não há muitas evidências conclusivas sobre a eficácia do Babosa, mas “a bioquímica do Babosa tem algumas propriedades antivirais, antifúngicas e regenerativas de células, aplicando-a ao a pele, além de outros medicamentos ou remédios, pode ser útil.
O que torna o gel de Babosa tão difícil de estudar é o fato de que ele contém grande quantidade de ingredientes promissores que podem melhorar a pele – tantos, que é difícil se concentrar nos compostos e mecanismos exatos envolvidos. Além disso, cada estudo usa sua própria composição de Babosa, dificultando a comparação e o contraste da pesquisa concluída.
Gel de Babosa na Pele – Para o Que Serve
Mas mesmo que o gel de Babosa não corrija os problemas de pele por conta própria, quando usado em conjunto com outros produtos, pode ajudar a acelerar o processo.
O gel de Babosa contém compostos chamados polissacarídeos que estimulam o reparo da pele e novas células da pele para se estabelecer. O gel também contém um analgésico chamado carboxipeptidase, que pode ser o motivo pelo qual o Babosa é tão calmante.
A inflamação está subjacente a muitas condições da pele (psoríase , eczema e líquen plano), o gel de Babosa contém compostos, como o acemannano, que suprimem a inflamação, mostrando as enzimas que desencadeiam quem é o chefe. (Certifique-se de fazer um teste de adesivo antes de aplicá-lo na pele inflamada, pois o Babosa pode causar dermatite alérgica de contato em algumas pessoas.)
Como o gel de Babosa é principalmente água, ajuda a hidratar a pele sem a sensação oleosa pós-aplicação. Ajuda a prender a umidade na pele, além de atuar como uma cola que faz com que a camada superior das células da pele se una, suavizando e amaciando a pele.
Além de possuir sérias habilidades antibacterianas, o gel de Babosa contém ácido salicílico, um esfoliante que ajuda a desobstruir os poros, tornando-o especialmente útil se você lida com espinhas e cravos .Ele também atua como um anti-inflamatório nas glândulas sebáceas que causam acne.
Babosa é um anti-séptico, contendo seis agentes conhecidos por ajudar a inibir fungos, bactérias e vírus, incluindo ácido salicílico, fenóis. Também pode ajudar a acelerar o processo de cicatrização, criando anticorpos que o sistema imunológico pode usar para combater o vírus da afta.
Babosa estimula a atividade dos fibroblastos, que cria um aumento na produção de colágeno e fibras de elastina que tornam a pele menos enrugada e mais elástica. Enquanto isso, o zinco atua como adstringente para apertar os poros, e antioxidantes, como as vitaminas C e E, ajudam a impedir a formação de radicais livres (moléculas que podem fazer um número nas células).
O gel de Babosa evita que a tirosinase, a enzima responsável pela descoloração da pele, suprima essencialmente a hiperpigmentação induzida por UV e os efeitos prejudiciais à pele das queimaduras solares. Esse mecanismo também pode ajudar na prevenção de manchas escuras , enquanto os vários antioxidantes que ele contém (como o peróxido de glutationa) podem diminuir os danos causados pelo sol já formados.
O ácido salicílico da Babosa contém atua como um esfoliante , ajudando a remover suavemente as células mortas da pele. Ele também contém lignina, uma substância que pode aumentar o efeito penetrante de outros ingredientes na pele.
Como Usar Babosa no Rosto?
Babosa é conhecido por ser um hidratante natural. Tem propriedades hidratantes e absorve a pele como mágica. Mesmo para a pele oleosa e propensa a acne , o babosa provou ser um excelente hidratante devido à sua textura leve e 99% de teor de água.
À medida que a pele envelhece, a pele perde a elasticidade e as linhas do sorriso, os pés de galinha e o pescoço flácido são alguns dos sinais de envelhecimento que se tornam mais visíveis no rosto. O gel de babosa pode ajudá-lo a lidar com isso. Ajuda a pele a reter a umidade e devolve o brilho. Não apenas reduz as rugas visíveis e as linhas finas do rosto, mas também previne o envelhecimento prematuro da pele, melhorando a elasticidade da pele e reparando as células da pele.
Graças às suas propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, o babosa pode ajudar a manter a acne afastada. Impede o acúmulo de bactérias, que é a principal causa de espinhas e acne, e também acelera o processo de cicatrização. A aplicação de uma pequena quantidade de gel de babosa na espinha ajudaria você a se livrar dele em pouco tempo. Não só isso, ele ajuda a remover as cicatrizes e manchas traquinas da acne que a acne deixa para trás.