A canela, assim como o cravo, noz-moscada, gengibre, açafrão, pimenta-do-reino, cúrcuma e outros, é considerada uma especiaria. As especiarias revolucionaram o modo de temperar os alimentos, sendo as mesmas responsáveis pelo momento histórico das grandes navegações- momento que inclusive resultou no descobrimento do Brasil.
Certas especiarias já eram conhecidas pelos gregos, porém a descoberta de fato ocorreu durante as cruzadas (aproximadamente entre os séculos XI e XIII).
Neste contexto, a canela se destaca como uma especiaria bem famosa e bastante utilizada nos dias atuais (seja em doces, salgados ou receitas fitness). Pode ser comercializada em pó ou na forma de pau, e consiste na casca interna de árvores do gênero taxonômico Cinnamonum (compreendendo, no caso, mais de uma espécie).
Além de ser um componente delicioso e que agrega muito valor ao sabor dos pratos, a canela também possui benefícios nutricionais. Você, por acaso, já deve ter ouvido falar que a canela ajuda a emagrecer.
Mas, afinal, como usar a canela para emagrecer?
Venha conosco e descubra.
Boa leitura.
Benefícios do Consumo de Canela
Poucas pessoas sabem, mas a canela auxilia a aliviar quadros de diarreia e gazes Tal benefício deve-se à sua ação anti-espamódica, antibacteriana e anti-inflamatória. Outro benefício para o sistema digestivo é a melhora da digestão, principalmente quando a canela é consumida em associação com o mel.
A canela também é benéfica para o sistema respiratório, principalmente diante de quadros de infecção das vias respiratórias. A canela possui um efeito secante e ode atuar inclusive expectorante natural.
Os antioxidantes contidos na canela auxiliam no combate ao colesterol. Tabém traz uma sensação de saciedade, em virtude da presença de fibras.
Outros benefícios incluem o aumento da resistência ao estresse, assim como alívio da fadiga e melhora do humor.
Seus benefícios à circulação sanguínea, a tornam um condimento afrodisíaco melhorando consideravelmente a sensibilidade e o prazer durante o ato sexual.
A ação anti-inflamatória e antioxidante deste condimento também auxilia no relaxamento dos vasos sanguíneos.
E é claro, que a canela também pode ser uma forte aliada durante o processo de emagrecimento, mais isso é tema para tópicos mais a frente.
Composição Nutricional da Canela
Considerando um quantitativo de 100 gramas, esta concentração teria o equivalente a 10 gramas de água; 3,9 gramas de proteína; 3,2 gramas de gordura; 55,5 gramas de carboidrato; e 24,4 gramas de fibras.
A canela também conta com a presença de vitaminas e sais minerais, embora em concentração micrométrica e milimétrica.
As vitaminas A e C, por exemplo, considerando a mesma quantidade de 100 gramas de canela, estariam presentes em 26 microgramas e 28 miligramas, respectivamente.
Em relação à concentração de minerais, esta compreende 1230 miligramas para o Cálcio; 38 miligramas para o Ferro; 556 miligramas para o Magnésio; 500 miligramas para o Potássio; 61 miligramas para o Fósforo; e 2 miligramas para o Zinco. O quantitativo de Sódio equivaleria a 26 miligramas.
Como Usar a Canela Para Emagrecer?
A canela é um alimento termogênico, ou seja, um alimento que auxilia no aumento do gasto de calorias durante a digestão (uma vez que geralmente são alimentos mais difíceis de serem ingeridos), contribuindo, dessa forma, para uma aceleração do processo metabólico.
Além da canela, outros exemplos de alimentos termogênicos incluem 0 café, pimenta vermelha, gengibre, pimentão, laranja, mostarda, brócolis, guaraná, sardinha, couve, salmão, bacalhau, chá verde, aspargos, linhaça, acelga, laranja, kiwi, guaraná e outros.
Voltando ao mérito da canela, a melhor forma de usar a canela para emagrecer e aproveitar melhor o seu potencial termogênico é na forma de chá. Neste contexto, recomenda-se que seja utilizada a canela em pau e não em pó.
O preparo deste chá é extremamente simples, basta colocar um pau de canela em uma xícara de água fervente e deixar em repouso durante o tempo de 10 minutos, removendo o mesmo da água após decorrido este período.
A sugestão para a frequência de consumo do chá é de 3 xícaras ao dia, sempre antes das refeições.
Aqui também cabe uma observação adicional: caso o chá esteja com sabor muito forte, a recomendação é que o tempo o pau de canela permaneça por na água fervente por um período inferior (geralmente de pouco mais de 5 minutos). Adoçar o chá não é recomendado, sob o risco de que o mesmo perca parte de suas propriedades. Outra estratégia consiste em adicionar à bebida algumas gotas de limão, ou uma fatia de gengibre.
Outra dica de utilização da canela para emagrecer é consumi-la in natura, polvilhada sobre o cereal, panqueca, frutas ou interior da tapioca.
O Consumo de Canela Possui Efeitos Colaterais ou Contraindicações?
Até então, o uso moderado de canela é segurado Todavia, a espécie Cinnamomum cassia vem demonstrado reações ao consumo em grande quantidade. Tais reações envolvem hipoglicemia; alergia e irritações na pele; e até mesmo danos hepáticos (neste caso, para pessoas que já estejam com doenças graves no fígado).
Em relação às contra-indicações, obviamente pessoas com histórico de doença hepática devem evitar ingerir o condimento. No caso de pessoas com problemas hepáticos atuais, elas não devem consumir o chá de canela e nem receitas que utilizem a canela como ingrediente.
O consumo de canela também é altamente contraindicado durante a gravidez, bem como contraindicado para pessoas que possuam úlceras gástricas e intestinais.
Algumas Dicas de Receitas com Canela
Algumas dicas de uso da canela são bastante conhecidas. Por exemplo, o condimento fica uma delícia quando polvilhado sobre o mingau de milho, durantes as festas juninas. A canela também faz uma grande combinação com banana amassada no interior de uma tapioca.
Famosas receitas com canela incluem o bolo de banana e canela, bem como maça assada com canela (outra fruta que tem uma super combinação com o condimento).
Na receita deste bolo, são adicionadas bananas amassadas à massa crua e a mesma também é polvilhada com canela antes de ir ao fogo.
Na receita da maça assada, a fruta é polvilhada com açúcar mascavo e colocada em um refratário- para ir ao fogo a uma temperatura de 200 graus, durante 15 minutos. A adição da canela ocorre através da inclusão de um pau de canela no centro do refratário.
*
Depois de conhecer um pouco mais sobre a canela, benefícios e dicas para consumo; nosso convite é para que continue conosco para visitar também outros artigos do site.
Aqui há material de qualidade nos campos da botânica, zoologia e ecologia de um modo geral.
Até as próximas leituras.
REFERÊNCIAS
Mundo Educação. Alimentos termogênicos. Disponível em: < https://mundoeducacao.uol.com.br/saude-bem-estar/alimentos-termogenicos.htm#>;
SALOMÃO, K. Globo Rural. Conheça a rota das especiarias. Disponível em: <https://revistagloborural.globo.com/Noticias/noticia/2014/02/conheca-rota-das-especiarias.html>;
ZANIN, T. Tua Saúde. 10 benefícios da canela para a saúde. Disponível em: < https://www.tuasaude.com/beneficios-da-canela/>;
ZANIN, T. Tua Saúde. Como usar a canela para emagrecer. Disponível em: < https://www.tuasaude.com/canela/>.