Os gerânios são algumas das plantas mais populares e fáceis de cuidar de jardins e vasos de plantas. Mas, embora geralmente sejam de baixa manutenção, eles são propensos a algumas doenças que podem ser um problema real se não forem tratados. A ferrugem do gerânio é um desses problemas. É uma doença muito séria e relativamente nova que pode desfolhar completamente e até matar uma planta.
A ferrugem do gerânio, causada pelo fungo Puccinia Pelargonii-zonalis, é uma doença grave do gerânio do florista (Pelargonium x hortorum). A doença foi relatada pela primeira vez na África do Sul na década de 1920. Na década de 1960, havia se espalhado para a Austrália, Nova Zelândia, Europa e Havaí. A ferrugem foi relatada pela primeira vez nos Estados Unidos continentais na Califórnia e Nova York em 1967. Agora foi introduzida em todas as áreas deste país onde os gerânios são cultivados comercialmente.
Variedades Mais Sensíveis
O único hospedeiro significativo da ferrugem do gerânio é a espécie Pelargonium x hortorum. A doença é mais grave nos gerânios zonais, embora tenha demonstrado se desenvolver em outras espécies. A ferrugem geralmente está associada ao corte de gerânios, mas os gerânios de mudas (híbrido Pelargonium x zonale) também são suscetíveis.
Ivy geranium (Pelargonium x peltatum), Martha Washington ou real (Pelargonium x domesticum), os tipos de folhas perfumadas e os gerânios selvagens são resistentes. A ferrugem do gerânio ocorre principalmente nas folhas, mas ocasionalmente é encontrada em pecíolos e caules. A doença é favorecida por condições úmidas relativamente frias.
Características da Doença
Pequenas manchas circulares e amarelas pálidas aparecem pela primeira vez na superfície inferior da folha. As manchas aumentam rapidamente de diâmetro para 5 a 8 milímetros e se transformam em ferrugem, pústulas de esporos marrons e canela. Dentro de alguns dias, um ou mais anéis concêntricos irregulares, práticos e completos, de pústulas marrom-ferrugem se formam ao redor do original.
Pequenas manchas amarelas circulares também aparecem na superfície superior da folha, em frente às pústulas na superfície inferior. Pústulas pequenas podem se formar no centro desses pontos, mas raramente se desenvolvem em anéis concêntricos, como na superfície inferior. À medida que o número de pústulas aumenta na superfície inferior, as manchas na superfície superior ficam acastanhadas. As folhas fortemente infectadas ficam amarelas, secas e caem prematuramente, resultando na desfoliação completa das plantas infectadas.
O Ciclo da Doença
O fungo da ferrugem sobrevive como esporos marrom-amarelos (urediosporos) em plantas infectadas. Os esporos são dispersos pelas correntes de ar, respingos de água, estoque infectado ou infestado ou nas mãos dos trabalhadores. A germinação dos urediosporos e a infecção são ótimas em condições úmidas e relativamente frias entre 16 a 21 graus Celsius.
Temperaturas acima de 27 graus inibem a germinação de esporos e a formação de pústulas. Os urediosporos germinam na presença de água livre, e seus tubos germinativos penetram nas folhas de gerânio através dos estomas. São necessárias de cinco a seis horas de umidade livre para um esporo germinar e infectar uma folha. O período de incubação, da germinação e penetração dos esporos ao aparecimento das manchas amarelas, varia de 7 a 10 dias.
Um período adicional de 7 a 9 dias se passa antes que os urediosporos sejam liberados das pústulas recém-formadas na superfície inferior da folha. Assim, o ciclo completo da doença, desde a infecção inicial ou primária, passando pela formação e esporulação das pústulas até infecções secundárias, pode ser completado a cada 16 a 20 dias, em condições favoráveis. Os urediosporos podem permanecer viáveis por até 12 semanas, embora sua viabilidade diminua rapidamente após 8 semanas.
Como Prevenir a Ferrugem no Gerânio
– Compre apenas mudas certificadas e indexadas à cultura de um propagador comercial respeitável. Eles custam um pouco mais inicialmente, mas são mais baratos durante a vida útil da colheita;
– Inicie novas estacas (ou mudas) em uma estufa livre de gerânios infectados por ferrugem. Se possível, não tenha gerânios na estufa por várias semanas antes de trazer novas plantações para o estoque;
– Novos gerânios devem ser mantidos isolados de plantas de estoque de estufa estabelecidas por 3 semanas ou mais e inspecionados com freqüência para o possível aparecimento de ferrugem ou outras doenças;
– Nunca pegue mudas de plantas cultivadas em campo;
– Remova cuidadosamente todas as folhas infectadas por ferrugem e plantas afetadas diariamente. Coloque as folhas e as plantas infectadas em um saco plástico, retire-o da estufa e queime o conteúdo;
– Pratique apenas a rega de superfície. Evite espirrar água na folhagem. Se for necessário regar a parte superior, regue de manhã com uma temperatura crescente para que a folhagem seque rapidamente;
– Afaste as plantas o suficiente para permitir uma boa circulação de ar;
Como Tratar a Ferrugem no Gerânio? Remédio Caseiro – Como Fazer
Um pó semanal de enxofre pode prevenir e tratar a doença da ferrugem no jardim. O óleo de nim , um fungicida botânico e pesticida, também controla a ferrugem. Alguns jardineiros orgânicos usam bicarbonato para controlar os fungos do jardim. A eficácia do spray de bicarbonato de sódio pode ser aprimorada misturando-o com um óleo hortícola leve. Outra receita, que inclui óleo para ajudar a espalhar o fungicida e impedir que ele se acumule tão rapidamente no solo, exige a mistura de 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio, óleo vegetal (de cozinha) de cor clara e detergente suave para a louça em 1 litro de água.
Os fungos da ferrugem, como muitas doenças fúngicas das plantas, florescem em condições úmidas. O passo mais importante que você pode tomar para reduzir a ferrugem em seu jardim é parar a rega aérea. Em vez disso, use um sistema de irrigação por gotejamento para fornecer água ao nível do solo. Se isso não for possível, regue seu jardim de flores de manhã cedo, para que os raios do sol sequem rapidamente a folhagem das flores.
O fungicida caseiro mais simples é simplesmente misturar duas aspirinas por litro de água pura. Misture bem a aspirina dissolvida e a água e despeje a mistura em frascos de spray portáteis ou em um pulverizador de bomba.
A mistura de Bordeaux controla efetivamente fungos e bactérias que invadem o jardim. O líquido contém sulfato de cobre misturado com cal e água, que é então pulverizada nas plantas para controlar a ferrugem e outras doenças. Sulfato de cobre e cal hidratada estão disponíveis em centros de jardinagem.