As flores de hibisco, cujo nome científico é Hibiscus sabdariffa L., pertencentes à família Malvaceae, são encontradas em climas tropicais – incluindo o Caribe, América Central e do Sul, México e África. O hibisco também é conhecido como Roselle (inglês), I’Oiselle (francês) e Karkade (árabe).
Embora você possa estar acostumado com sua tradicional xícara de chá da tarde ou nunca tenha considerado substituir a sua energizante xícara de café da manhã por algo novo, talvez seja a hora de pensar no chá de hibisco, rico em benefícios à saúde. Tome um gole quente ou frio e pode melhorar seu bem-estar.
Benefícios do Chá de Hibisco
Pressão Arterial – Estudos demonstraram que consumir chá de hibisco oferece benefícios saudáveis ao coração, como controle da pressão arterial sistólica e diastólica, mas pessoas que tomam hidroclorotiazida, um tipo de diurético usado para tratar a pressão alta, não devem tomar o chá de hibisco que pode interagir com a droga.
Colesterol – Um estudo mostrou que o chá de hibisco aumentou o colesterol ‘HDL’ (bom), diminuiu o colesterol ‘LDL’ (ruim) e os triglicerídeos. Existem alguns estudos conflitantes; portanto, ainda são necessários estudos maiores para examinar melhor os efeitos do chá de hibisco e da redução do colesterol.
Diurético – O hibisco não é um substituto para uma dieta e exercício saudáveis - ele não se livra magicamente do peso, mas pode desempenhar um papel graças às suas propriedades diuréticas. Os diuréticos aumentam a quantidade de água e sal expelidos do corpo como urina. Demonstrou-se que o chá de hibisco funciona como um diurético natural, retirando sal do corpo, um mecanismo pelo qual a pressão arterial é reduzida.
Obesidade – Um estudo constatou que o consumo de extrato de hibisco por 12 semanas resultou em menor peso corporal, menos gordura abdominal e menor IMC em pessoas com sobrepeso e obesidade. No entanto, o extrato é mais concentrado que o chá, portanto os resultados não serão tão fortes.
Inflamação – Além disso, é um anti-inflamatório, que pode manter o cortisol (hormônio do estresse), que atribui ao armazenamento de gordura, à distância. Como frutas e legumes, o chá de hibisco contém muitos antioxidantes e polifenóis que trabalham para proteger o corpo contra doenças e diminuir a inflamação.
Digestão – Além disso, é essencialmente consumir o chá de hibisco é como beber água com sabor sem açúcar e sem cafeína, o que o manterá hidratado. Por sua vez, beber grandes quantidades de água ajuda a manter-se regular, evita constipação e ajuda na digestão.
Imunidade – Beber este chá rosa pode afastar os fungos. “Isso ocorre porque o chá de hibisco contém vitamina C, um forte antioxidante que sabemos ser responsável por manter nosso sistema imunológico saudável. Além disso, o chá de hibisco também é rico em ferro, um mineral que mantém o sistema imunológico equilibrado e ajuda o corpo a manter os glóbulos vermelhos, a vitamina C ajuda a aumentar a absorção do ferro, o que é ótimo para o máximo de recompensas.
Cálculo Renal – O hibisco foi avaliado como uma maneira de impedir que os cristais de oxalato de cálcio se transformem em pedras nos rins. Mais uma vez, é necessário fazer mais pesquisas para concluir que o chá de hibisco é um método comprovado para a prevenção de cálculos renais em humanos.
Desintoxicação – Tente beber este chá depois de uma noite de excessos com comida e bebida. Estudos em humanos e em animais mostraram que o hibisco pode prevenir danos no fígado. Alguns mostraram marcadores diminuídos de danos no fígado e outros mostraram um aumento na concentração de enzimas desintoxicantes no fígado.
Características do Chá de Hibisco
O chá de hibisco não é muito potente, idealmente, uma xícara desta bebida é suficiente para aproveitar os benefícios de saúde. Consumir mais do que isso pode aumentar o risco de certos efeitos colaterais. É aconselhável consultar um médico antes de consumi-lo.
O chá de hibisco tem uma acidez característica, sabor semelhante a cranberry e um sabor refrescante e picante. É um excelente inibidor de sede quando servido como um chá gelado. Quando servido quente, o chá de hibisco é revigorante e intenso.
Valor Terapêutico do Chá de Hibisco
Esta bebida possui alto valor terapêutico. No Egito antigo, o chá era servido frio aos faraós para se refrescar do calor do deserto. O chá de hibisco é usado em pelo menos 10 países em todo o mundo para gerenciar hipertensão, hiperlipidemia, inflamação, constipação, acúmulo de catarro e muitas condições agudas. Essas aplicações médicas são atribuídas aos antioxidantes, minerais e vitaminas nesta infusão de ervas.
Vários ensaios controlados mostram que o chá de hibisco tem efeitos hipolipemiantes. As antocianinas e o ácido hibisco na flor são responsáveis por essa característica. As antocianinas também impedem a oxidação do LDL, que pode levar à formação de placas e inflamação.
Prevenir a formação dessas placas oxidadas por lipídios pode prevenir doenças cardiovasculares como a aterosclerose. No entanto, pesquisas estão em andamento para estudar o mecanismo preciso da cardio proteção pelo chá de hibisco. Além disso, os ingredientes ativos por trás dessa atividade ainda não foram identificados.
Extratos de água e álcool de flores e folhas de hibisco demonstraram aprofundar a cor do seu cabelo. Pessoas com envelhecimento prematuro podem embeber as flores em água morna e aplicar a mistura nos cabelos.
Quando administrado às crianças, o hibisco extrai alívio da dor, febre, ansiedade e dor de cabeça. Os antioxidantes, como ácido rosmarínico, ácido cafeico e ácido clorogênico, nos extratos, podem ser responsáveis por esse efeito. O mecanismo exato do chá de hibisco a esse respeito ainda está para ser investigado.
Como Tomar Chá de Hibisco Para Emagrecer?
Veja como é simples de fazer o chá:
Coloque uma panela de água para ferver;
Adicione as flores de hibisco secas a um bule vazio e limpo;
Despeje a água fervente no bule;
Deixe o chá em infusão por cerca de 5 minutos. O chá começará a ficar intenso e vermelho. Você pode inclinar por mais tempo para obter um sabor mais profundo / forte;
Coe o conteúdo para se livrar das flores;
Adicione um adoçante de sua escolha. Beber sem açúcar é ainda melhor;
Sirva quente com um enfeite de canela, folhas de hortelã e uma fatia de limão.