Essa deliciosa, saborosa e aromática fruta é capaz de nos proporcionar inúmeros benefícios. Conhecida também como Jaca do Pará, Jaca, Pinha, a graviola é uma excelente fonte de vitaminas e minerais.
E desta maneira, é altamente indicado o consumo para quem deseja perder peso, fortalecer a imunidade ou mesmo saborear um delicioso fruto.
Mas algo que causa dúvida em muitas pessoas é como consumi-la; mais precisamente como tirar a polpa e a baba da graviola.
Mas não se preocupe, neste artigo vamos esclarecer tais dúvidas.Confira a seguir informações, características e curiosidades a respeito desta deliciosa fruta. Continue acompanhando!
Características da Graviola
Conhecida cientificamente como Annona Muricata, a graviola é uma fruta oriunda das Antilhas, ou seja, da América Central.
Ela adaptou-se muito bem em climas tropicais e se desenvolveu principalmente em regiões com grandes faixas solares.
É uma fruta de coloração esverdeada, com “espinhos” na casca, o que causa um aspecto não muito agradável. Mas ao abri-la, nos deparamos com uma polpa cheirosa e branca, com sementes dispersas entre ela.
Ela possui um formato arredondado, oval, e pode tanto ser um fruto grande, como pequeno; podendo medir mais de 10 centímetros e pesar cerca de 700 gramas a alguns quilos. Tudo depende do espaço e do desenvolvimento da fruta. Existem graviolas de diferentes tamanhos.
Ela é fruto da gravioleira, uma árvore que pode medir de 3 a 6 metros de altura e possui folhas verdes reluzentes, com flores amarelas bastante características.
Seu sabor é agridoce, então ela é consumida de diversas maneiras, seja em suco, vitaminas, ou mesmo a polpa diretamente. Ela possui também uma baba, que afasta muitas pessoas do seu consumo, pois ficam com ”nojo” dela.
Aqui no Brasil, elas se dispersaram principalmente pela Floresta Amazônica, e nos dias atuais podem ser encontradas em mercados, feiras, sítios e fazendas.
Experimente esse delicioso fruto! Você pode fazer sucos, mousses, sorvete, entre muitas outras receitas. Confira a seguir como tirar a polpa e a baba da graviola e preparar deliciosas receitas com esta saborosa e excêntrica fruta.
Como Tirar a Polpa e a Baba da Graviola?
Existem graviolas com baba e graviolas sem baba. A baba da graviola é semelhante a do quiabo, ou mesmo da babosa. É algo gosmento, que gruda, mas ela só é expelida caso o manuseio seja muito intenso.
Não existe uma maneira ideal para retirar tal baba, e sim diferentes experiências realizadas por pessoas.
Há quem diga que colocar algumas gotas de limão ajuda a eliminá-la, como também, bate-la no liquidificador.
Para retirar a polpa da fruta é simples. Você pode tanto espremê-la com as mãos, como com o auxílio de algum garfo ou colher. Após isso, é recomendado que você passe a polpa por uma peneira e coe-a, posteriormente, você pode misturar com leite, ou água e preparar um delicioso suco.
E lembre-se, as sementes devem ser retiradas, até que sobre apenas a polpa em forma líquida após ser batida no liquidificador.
Mas fique atento, a baba pode sim ser encontrada em muitas graviolas, mas não são todas que possuem. Então uma ótima alternativa é procurar pelas graviolas de polpa branca, estas que você terá mais certeza de que não haverá baba.
A polpa junto com o acréscimo de leite resulta em um saboroso suco, que é considerado um dos sucos frutíferos mais deliciosos de todos.
Existem muitas receitas com a graviola; mas o que chama a atenção não é apenas o seu sabor ou mesmo o seu gosto, e sim todas a propriedades que estão incluídas nela.
Quer saber quais são? Confira a seguir!
Por que Consumir Graviola?
A graviola é uma fruta rica em propriedades e extremamente benéfica para nossa saúde, desta maneira é altamente indicado o seu consumo.
Nos primórdios ela era consumia apenas pelo sabor cítrico e excêntrico, mas depois foram descobrindo todos os benefícios que ela proporciona e ganhou ainda mais consumidores.
Conheça algumas propriedades e benefícios que a graviola pode proporcionar para nosso organismo:
Perda de Peso
Por possuir baixas calorias e grande volume de água, a graviola é altamente indicada para quem deseja emagrecer.
Já que possui sabor adocicado, ela possui um incrível poder de saciedade, ou seja, além das baixas calorias, ela ainda deixa nosso corpo nutrido e bem alimentado.
Osteoporose
Poucos sabem, mas a saúde dos nossos ossos e dentes é muito importante e devemos sim nos atentar, e a graviola é uma excelente opção para quem sofre com carência de cálcio no organismo
Devido as quantidades significativas de cálcio, potássio e fósforo ela é uma ótima combatente e aliada na prevenção de doenças nos ossos e nos dentes.
Fortalece a Imunidade
A graviola, além dos benefícios citados acima, é capaz de aumentar a imunidade e a resistência do nosso organismo.
Sendo assim, essa incrível fruta, contém uma quantidade significativa de vitamina C; o que faz dela um importantíssimo aliado do nosso corpo.
Ela é uma ótima alternativa natural para o combate de resfriados, gripes, formação de catarros; além de ser um excelente antioxidante.
Anti-Inflamatória
Devido a sua composição e ao alto índice de vitaminas e minerais, ela é capaz de curar artrites, artroses, diferentes tipos de dores nas juntas.
Ela é poderosa, capaz de inibir inflamações e diversas outros mediadores que podem ameaçar a saúde do nosso organismo.
Algo que nos chama atenção para o consumo da graviola é o fato de muitos dizerem que ela curar o câncer, apesar de não haver comprovações médicas ou científicas para justificar tal fato.
Mas estudo recentes podem confirmar que ela pode sim auxiliar no tratamento de células cancerígenas.
A Graviola e o Câncer
Descobertas recentes comprovaram que a graviola possui acetogenina, uma excelente substância que possui efeitos citotóxicos.
Os citotóxicos agem diretamente nas células cancerígenas, prevenindo e inibindo-as. Sendo assim, a graviola é um excelente aliado no combate a diferentes tipos de câncer.
Apesar de ser preciso mais estudos e pesquisas, podemos notar a quantidade de benefícios que ela nos proporciona, desde os pequenos até as mais diferentes doenças.
Está esperando o quê para experimentar e saborear esse delicioso fruto?
Faça a experiência e depois conte para nós aqui nos comentários.