Hoje vamos falar um pouco sobre a cebola, se você é fã de cebola com certeza vai adorar a ideia de ter um pé de cebola em casa não é mesmo? A cebola se trata de um caule na verdade, conhecida cientificamente como Allium cepa. Ela faz parte de uma família chamada de Amaryllidaceae, assim como o alho e cebolinha, a família compreende plantas bulbosas. A cebola é um bulbo, ela possui folhas pequenas e no formato triangular e elas formam camadas, além disso as suas flores são umbeladas. Uma cebola ainda jovem foi apelidada de cebolo, eles ainda não tem flor e o seu bulbo ainda não está completamente desenvolvido.
Não existem segredos no plantio da cebola, é uma tarefa mais fácil e gostosa de se fazer e hoje você vai aprender. A cebola não tem grandes exigências, o solo mais simples pode funcionar, além disso pragas não costumam ser comuns nesta hortaliça, não sofre muito com as mudanças de temperatura, a manutenção é muito fácil. Os cuidados são bem simples, você vai aprender sobre cada um deles.
Como Se Faz o Plantio de Cebola?
Vamos separar os procedimentos por etapas para facilitar o entendimento, você vai aprender do plantio até a colheita, além de aprender dicas de cultivo da planta. O processo todo não tem segredo, mas se você seguir esses passos vai garantir uma produção maior e por isso vale a pena. A dica principal é abusar do sol, elas gostam de sol.
Plantando Cebola
Quando você decidir realizar esse plantio você pode escolher utilizar sementes ou plantar bulbos. Mas já adiantamos que a última técnica exige mais experiência e cuidados especiais, pois esses bulbos exigem temperatura regulada e o mesmo acontece com a luz que também deve cuidadosamente escolhida. Já as sementes podem ser semeadas de forma simples no solo, outra ideia é a utilização de sementeiras que após a germinação já podem ser transplantadas para o local definitivo.
Respeite o Espaçamento
É muito importante respeitar a distância entre uma muda e outra, e esse número pode variar de acordo com a espécie de cebola que você está plantando. De forma geral, o recomendado é de cerca de 35 cm no intervalo de linhas, e entre as mudas cerca de 15 cm é suficiente.
Quantidade de Água
Saiba que o pé de cebola precisa ser regado com uma certa frequência, é importante que o solo se mantenha úmido. Por isso mantenha o solo sempre úmido, isso mesmo antes de semear suas sementes. A ideia segue depois do plantio, regue o quanto for necessário para que a terra umedeça, isso é muito importante para o seu desenvolvimento, portanto fique de olho. Mas cuidado, assim que os bulbos despontarem a quantidade de regas deve ser diminuída, já próximo do tempo de colher as suas cebolas a rega deve ser interrompida totalmente.
Hora de Colher
Chegou o momento esperado, esse tempo pode variar por muitos motivos em um intervalo de 85 a 300 dias. Geralmente depois de realizado o plantio, suas cebolas estarão prontas para serem colhidas entre 100 e 180 dias. Essa variação tão grande ocorre por uma série de fatores como quando foi feito o plantio, clima do lugar, quantidade de sol e o tipo de cebola escolhido.
Temos algumas dicas para a hora da colheita, fique de olho no falso caule dela ou no chamado pescoço do bulbo, ela quando pronta para ser colhida fica mais mole. Outro ponto são as folhas, elas vão ficar mais secas e até com coloração amarela quando chegar o momento de colher. Mas fique de olho, as folhas secas podem indicar que até já passou um pouco do tempo, portanto menos tempo ela pode esperar para ser consumida.
Dicas Sobre o Plantio de Cebolas
Vamos a algumas dicas importantes, o que pode te impedir de plantar cebolas? Saiba que se você não tem um local onde bata sol diretamente isso pode ser um problema. Por esse motivo algumas regiões são mais favorecidas, como é o caso do Norte e Nordeste, pois os dias são mais extensos e faz mais calor. Mas isso não quer dizer que não vai dar certo em outro local. Por conta disso, não é recomendado fazer o plantio durante o inverno, pois os dias costumam ser mais curtos.
Por outro lado, também não é indicado plantar cebola no auge do verão. Pois no final do seu desenvolvimento pode ser que sofra com muita umidade comum nessa época, e isso pode favorecer a formação de fungos.
Portanto o mais recomendado é que o plantio ocorra entre maio e junho. É na maior parte do país um período mais frio, e sabemos que a planta tolera bem esse período, mas as temperaturas toleráveis para ela ficam acima de 13ºC e menor que 28ºC.
Como dissemos o solo não precisa de nada especial, mas saiba que para uma produtividade maior quanto mais você se dedicar ao solo melhor. O solo então enriquecido com matéria orgânica e fértil vai gerar mais cebolas.
Outro ponto importante é a drenagem do solo, ele precisa estar constantemente úmido, mas isso não quer dizer exagero. Solo com água em excesso favorece a proliferação de fungos e vai gerar muitos problemas.
Viu como não existem mais segredos para cultivar cebola na sua casa? Agora você já pode escolher um cantinho ensolarado da sua casa para ter seu pé de cebola. As suas refeições ficarão muito mais saborosas com cebolas frescas colhidas diretamente do pé, as visitas vão querer descobrir o seu segredo.
Queremos saber se você já realizou o plantio na sua casa e quais foram as suas experiências, todo mundo aqui vai se beneficiar das suas dicas. E se você ainda não começou, está esperando o que? Até a próxima.