Existem inúmeras propriedades benéficas e cosméticas da planta babosa. Hoje, em vez disso, focamos em como extrair o gel presente dentro de suas folhas carnudas.
Considerações Iniciais Sobre Babosa
Se você tem uma babosa em casa, é necessário levar em consideração algumas coisas. Antes de tudo, para poder cortar uma folha é necessário que a planta em questão esteja madura, ou seja, ela tenha pelo menos três anos de vida.
Outro ponto importante a não ser subestimado é preservar adequadamente a folha cortada. De fato, o gel contido nela deve ser utilizado rapidamente, porque em contato com o ar oxida. É o que acontece com frutas, se não forem consumidos. Com o tempo, começa a assumir a cor marrom, que é o seu índice de decomposição. Portanto, a melhor maneira de armazenar o gel e o suco que extraímos da planta é na geladeira e, possivelmente, em uma jarra de vidro.
Dicas De Como Fazer Uso Da Babosa
Pequeno truque inicial: lave as mãos para evitar contaminar o gel. Primeiro você precisa ter uma faca afiada e com uma ponta fina, as folhas devem ser cortadas de acordo com o grau de velhice que geralmente corresponde às folhas inferiores. Em seguida, procedemos à incisão da parte superior adjacente ao tronco da planta e você notará que ela tem uma cor branca e geralmente é mais fina que a folha inteira.
Imediatamente depois puxe a folha suavemente até que ela se solte. Então , passe à extração do gel, mais simples do que pensa. Em um plano rígido, apoie a folha e comece a cortar delicadamente todo o contorno, ou seja, a parte dos espinhos. Corte a parte plana da folha. Durante esse procedimento, você notará que sai um líquido amarelado, que possui propriedades laxantes.
Portanto, se você quiser usá-lo dessa maneira, também poderá funcionar.Mas se você quiser apenas gel de babosa puro, é bom limpá-lo completamente. Depois de remover o primeiro lado da folha, remova o gel com uma faca ou raspe-o com uma colher e pronto, é isso. Na realidade, é muito fácil extrair o gel de babosa, você precisa prestar atenção no rápido resumo a seguir.
Escolha uma folha muito madura, começando pelas inferiores. Corte a parte dos espinhos. Corte uma fachada da folha e separe o gel do líquido amarelo. Extraia o gel cortando-o com uma faca ou uma colher e, se possível, coloque-o em um recipiente de vidro e na geladeira. O gel da babosa pode ser mantido na geladeira por até duas semanas, além de perder todas as suas propriedades. Além disso, se você notar alterações na cor e no cheiro. Por exemplo, se ficar marrom, significa que está sofrendo oxidação e deve ser descartado.
O gel especial de babosa pode ser adquirido com suas próprias mudas de babosa para torná-lo para uso doméstico e se beneficiar de suas inúmeras propriedades.
Origem Da Babosa E Usos Antigos
A etimologia e denominação da babosa ( cientificamente denominada Aloe vera) tem uma origem dobrável: árabe e grego. A palavra “aloés”, que em árabe significa: “substância amarga” e “alos”, que no grego significa antigo: “mar”. Em ambos os casos, a forma de se referir a esta planta medicinal importante da natureza, é associada ao jugo amargo e viscoso e para outro fluxo considerável de água no interior.
A história e legenda se confundem em torno de uma figura da babosa no largo dos signos. No entanto, uma coisa deve ficar clara: a babosa é um das mais importantes plantas da medicina popular desde antiguidade. Os conhecimentos de uso foram transmitidos oralmente de geração em geração por sacerdotes médicos da realeza em diferentes populações, os quais deixaram também escritos.
Na Mesopotâmia não se encontrava dados exatos nas tabelas de Nippur (civilização suméria em dois mil e duzentos antes de Cristo). Suas propriedades para limpar o intestino eram conhecidas. Ela era eficiente também em retirar o ” diabo do corpo”. A babosa era considerada uma planta divina.
Os egípcios referem-se à babosa, como a “planta da imortalidade” e por isso foi um presente nas cerimônias funerárias como símbolo da renovação da vida. Também é utilizado nos embalsamentos dos mecanismos – por seu efeito bactericida e fungicida. Se você criar a decomposição do fogo se alcançaria a vida eterna ( tanto corporal como espiritual).
Os egípcios o usavam como ingrediente principal para suas poções. No famoso “Papiro de Ebers” (mil e quinhentos antes de Cristo), é mencionado seus efeitos anti-inflamatórios e analgésicos. Desenhos de folhas de babosa foram encontrados em pinturas rupestres. Um papiro datado do reinado do faraó Amenhotep em mil, quinhentos e cinquenta e dois antes de Cristo(encontrado entre os joelhos de uma múmia cavada em mil oitocentos e cinquenta e oito!) Dava nada menos que doze fórmulas diferentes para as preparações de babosa usadas nos dois mil anos anteriores.
Mitos E Lendas Sobre O Uso Da Babosa
Os mitos e lendas em torno do uso da babosa nos tempos antigos sugerem que era uma parte importante do regime de beleza das rainhas egípcias como Nefertiti (mil trezentos e setenta a mil , trezentos e trinta antes de Cristo) e Cleópatra (sessenta e nove a trinta antes de Cristo).
O Rei Salomão, rei de Israel (novecentos e sessenta e cinco a novecentos e vinte e oito antes de Cristo) valorizou muito as propriedades medicinais desta planta. Ele até cultivou sua própria babosa. No Salmo capítulo quarenta e cinco e versículo oito encontramos o seguinte: “Suas roupas cheiram a mirra, aloe ( babosa) e canela …”.
Diz a lenda que um dia Alexandre, o Grande, foi ferido por uma flecha e um padre enviado por seu mestre Aristóteles foi capaz de salvá-lo depois de limpar e tratar a ferida com um óleo de babosa da ilha , no Oceano Índico. Tomar as plantações de babosa da ilha para curar seus guerreiros feridos seria a razão pela qual Alexandre . em trezentos e trinta e três antes de Cristo iria conquistá-lo.
Os romanos também se aproveitaram da experiência de egípcios e gregos com os efeitos benéficos da planta da babosa.Durante o reinado do imperador Nero, por volta de do ano cinquenta depois de Cristo, viveu o médico naturalista Dioscorides, que viajou pelo Oriente. Este médico escreveu um tratado de farmacologia em vários volumes, incluindo muitas prescrições para o tratamento de centenas de doenças. Nos extensos capítulos sobre o efeito positivo das plantas, ele descreve a babosa como uma de suas plantas favoritas. Ele recomendou suco de babosa para o tratamento de feridas, em caso de desconforto estomacal e intestinal, para inflamação das gengivas, dor nas articulações, prurido, insolação, acne, alopecia, etc.