Para saber se a nectarina está madura, é importante prestar atenção na cor – não no blush vermelho, mas na cor do fundo, principalmente ao redor do caule. Se você vir um pouco de verde, significa que a fruta ainda não está madura. Deixe-o em temperatura ambiente por um dia ou dois, e ele amadurecerá muito bem (não leve à geladeira um pêssego ou nectarina até que esteja completamente maduro). Preste atenção também na qualidade da cor de fundo. A maioria dos pêssegos e nectarinas são amarelados; procure por aqueles que brilham em ouro alaranjado, eles serão os mais doces e com melhor sabor.
Como Armazenar Nectarina
Os pêssegos e as nectarinas continuarão a amadurecer depois de colhidos, se você os deixar em temperatura ambiente. Eles nunca devem ser refrigerados até que estejam totalmente maduros. Refrigerá-los antes disso resultará em frutas que são farinhentas e sem sabor.
Um pêssego ou nectarina que é duro ou verde devem ser evitados a todo custo, a menos que pretenda fazer pêssegos com especiarias ou em conserva. Você pode amadurecer pêssegos ou nectarinas que estão quase perfeitas, selando-as em um recipiente. saco com uma banana ou uma maçã por um dia ou dois em temperatura ambiente. A banana ou maçã libera etileno, um gás que ajuda no amadurecimento de frutas de caroço. Os frutos de caroço ficarão mais macios e suculentos – mas, em geral, não são mais doces.
Características da Nectarina
Diretamente relacionados aos pêssegos, nectarinas são um subconjunto dos pêssegos com uma pele macia. Atualmente, existem mais de 150 variedades de nectarinas. Como os pêssegos, eles estão disponíveis em variedades de caroços aderentes ou livres. Existem versões de polpa branca e amarela, embora a maioria tenha polpa amarela a laranja pálida com manchas de vermelho ou rosa.
As nectarinas ficam mais macias e suculentas depois de colhidas – mas não se tornam mais doces ou saborosas. Na hora de escolher cheire pêssegos e nectarinas antes de comprá-los. Se eles não cheiram a doce e aromático, provavelmente não terão um sabor doce e aromático.
O rubor vermelho de um pêssego ou nectarina não diz se a fruta está madura. Veja a cor de fundo. Os pêssegos e as nectarinas de polpa amarela devem ser macios, mas não mole demais. Pêssegos e nectarinas de polpa branca podem ser mais firmes porque o teor de açúcar é maior. As nectarinas que você vê na seção de produtos geralmente são levemente maduras, para facilitar o transporte.
Usos Terapêuticos da Planta
Nectarina, cujo nome científico é Prunus persica nucipersica, é uma árvore que cresce até 6 m. de altura. A espécie é hermafrodita (possui órgãos masculino e feminino), é polinizada pelas abelhas e auto-fértil. É uma árvore adequada para solos leves (arenosos), médios (argilosos) e pesados (argila) desde que bem drenados. Tem sucesso na sombra clara, mas frutificarão melhor em uma posição ensolarada . Requer abrigo dos ventos norte e nordeste e também das geadas da primavera . Amplamente cultivada por seus frutos comestíveis em áreas temperadas quentes e climas continentais, é uma forma de pêssego com uma pele lisa.
As folhas possuem propriedades adstringentes, demulcentes, diuréticas, expectorantes, febrífugos, laxantes, parasiticidas e levemente sedativas. São usadas internamente no tratamento de gastrite, tosse convulsa, tosse e bronquite, também ajudam a aliviar o vômito e o enjoo durante a gravidez, embora a dose deva ser cuidadosamente monitorada devido à sua ação diurética. As folhas secas e em pó às vezes têm sido usadas para ajudar a curar feridas e feridas . As folhas machucadas, quando esfregadas em qualquer recipiente, removerão odores fortes, como alho ou cravo, desde que qualquer graxa tenha sido completamente limpa.
As flores possuem propriedades diuréticas, sedativas e vermífugas, são usadas internamente no tratamento da constipação e edema . As flores podem ser consumidas cruas ou cozidas, adicionadas a saladas ou usadas como guarnição. Elas também podem ser consumidas na forma de um chá. As flores destiladas produzem um líquido branco que pode ser usado para conferir um sabor semelhante à semente.
Uma goma extraída dos galhos possui atividade alterativa, adstringente, demulcente e sedativa.
A casca é demulcente, diurética, expectorante e sedativa. É usado internamente no tratamento de gastrite, tosse convulsa, tosse e bronquite.
A casca da raiz é usada no tratamento de hidropisia e icterícia.
A Semente da Nectarina
A semente é anti-temática, antitússica, emoliente, hemolítica, laxante e sedativa. É usada internamente no tratamento da constipação em idosos, tosse, asma e distúrbios menstruais. Um óleo semi-seco é obtido a partir da semente, é usado como substituto do óleo de amêndoa em cremes para a pele.
A semente contém ‘laetrile’, uma substância que também foi chamada vitamina B17. Alega-se que isso tenha um efeito positivo no tratamento do câncer, mas atualmente não parece haver muita evidência para apoiar isso. A substância pura é quase inofensiva, mas na hidrólise produz ácido hidrociânico, um veneno de ação muito rápida – deve ser tratado com cautela. Em pequenas quantidades, esse composto extremamente venenoso estimula a respiração, melhora a digestão e dá uma sensação de bem-estar.
O Fruto da Nectarina
O fruto pode ser consumido cru, cozido ou seco para uso posterior. A fruta é freqüentemente usada em sorvetes, tortas, geleias etc. O tamanho da fruta varia entre as cultivares, mas pode ter até 7 cm de diâmetro e contém uma semente grande. Uma tintura cinza esverdeada é obtida das frutas.
Propagação da Planta
Semente – requer 2 – 3 meses de estratificação a frio e é melhor semeada em uma estrutura fria assim que estiver madura. Semeie as sementes armazenadas em uma estrutura fria o mais cedo possível no ano. A semente armazenada é melhor dada 2 meses a quente seguida por 3 meses a estratificação a frio. Proteja a semente dos ratos, etc. A semente pode ser bastante lenta, às vezes levando 18 meses para germinar.