Na Europa, a Itália é o principal produtor de pêssego e nectarina, seguida pela França, Espanha e Grécia. No mundo, vem imediatamente depois dos EUA e da China, que é o maior produtor mundial. No ambiente italiano, existem dois grandes pólos regionais: por um lado, a produção do norte, centrada em Emília Romanha, com quase 40%, e, por outro, no sul, principalmente na Campânia e Basilicata, com cerca de 25%.
Como Plantar Um Pé De Nectarina? Sistemas E Métodos De Plantio
A escolha da distância de plantio apropriada é decisiva: a forma da sua árvore, o tipo de poda, o porta-enxerto. Claramente, esses são fatores complementares. Nos últimos anos, houve uma modificação gradual das formas expandidas em volume e das planas; dos “vasos” às “formas livres”, com o consequente aumento da densidade; para não mencionar o advento da poda “de primeira linha”.
Todas essas mudanças têm em comum a busca de uma entrada cada vez mais precoce na produção da planta, a maximização da renda e a rápida amortização do capital. Considerando o efeito do ambiente, ainda é difícil encontrar um modelo de implante ideal para todas as condições.
Uma planta é considerada de baixa densidade se o espaço disponível para cada árvore for maior que o ocupado pelo sistema de folhagem e raízes; de densidade média, se pelo menos ao longo da linha for criada uma continuidade entre a folhagem; de alta densidade se o espaço atribuído se tornar menor que o espaço ocupado pela folhagem.
O efeito das diferentes densidades é que, no primeiro caso, as árvores são separadas ou mal tocadas, no segundo as coroas se cruzam, enquanto no terceiro elas não apenas se cruzam, mas se condicionam. Particularmente nas últimas plantas de alta densidade, devido à diferente recepção da luz, as árvores tendem a crescer menos em volume e a aumentar.
Teoricamente, as distâncias devem responder às necessidades do potencial desenvolvimento da árvore, que também determina o sistema de treinamento mais apropriado. Para fazer isso, podemos ajudar alguns parâmetros, por exemplo, a altura da folhagem.
De fato, a distância entre as linhas deve ser pelo menos 1 m mais alta que a altura da folhagem, se a parede for contígua. Finalmente, no que diz respeito ao sexto plantio, parece que o arranjo mais eficaz está na estrutura, mas também podemos implementar o retangular ou o retificado.
Como Plantar Um Pé De Nectarina? Cultivo Do Solo
A planta é considerado uma das espécies de frutos do solo mais exigentes e, para obter bons resultados técnicos e econômicos, é necessário o uso de solos com boas características físicas. É necessário um solo tendencialmente solto, fresco e bem drenado (teme a estagnação da água que pode causar asfixia radical).
Depois, há fenômenos de fermentação nas raízes, com a produção de substâncias tóxicas. Outra característica do solo típico é a presença de calcário em quantidade limitada (menos de 7-8% do calcário ativo). Para indicar um dado de referência, um bom solo não deve exceder 20% de argila e um valor indicativo da permeabilidade é uma velocidade de infiltração superior a 40 mm / hora.
Para a substância orgânica, devem estar em média entre 2,2 e 2,6% em peso do solo. Quando não é possível usar um solo com características ótimas, é possível usar porta-enxertos diferentes do franco, o que permite uma boa adaptação. Uma vez escolhido o solo em que a cultura será cultivada, o processamento extraordinário para a preparação do solo assume uma grande importância para obter as condições agronômicas ideais.
Como Plantar Um Pé De Nectarina? Irrigação
No caso de deficiências hídricas, os consequentes distúrbios metabólicos causam um menor crescimento de frutos e brotos, um amadurecimento posterior, uma queda maior, um atraso e uma entidade menor na diferenciação dos gomos. As influências na última fase da morfogênese floral podem levar a uma maior presença de frutos duplos. Crescimento reduzido e vigor reduzido geralmente resultam em uma diminuição no número total de botões de flores por árvore.
As necessidades de água variam durante o ciclo vegetativo da planta: esta fase de endurecimento do núcleo está aumentando e atinge o valor máximo na fase de relaxamento celular. No entanto, as necessidades específicas do sistema radicular não devem ser negligenciadas, o que aumenta consideravelmente quando o ciclo vegetativo é retomado.
Além de cumprir sua função de disponibilizar água para os processos metabólicos normais da planta, a irrigação tende a favorecer o inchaço dos frutos e, assim, permite obter um tamanho maior do produto final. A influência na consistência da polpa parece ser negativa apenas se a irrigação for praticada na fase final do crescimento dos frutos e em plantas com alta carga produtiva.
Outros efeitos da irrigação são a diminuição do teor de sólidos solúveis e na matéria seca, o aumento da acidez titulável, a melhora no sabor e na cor. Nas plantas irrigadas, pode haver um aumento na porcentagem de frutas enlatadas ou com pedras rachadas, especialmente se a irrigação seguir um período de seca nas cultivares preparadas. A influência da irrigação na qualidade dos frutos também depende da intensidade da poda e do desbaste.
Em particular, a influência positiva de grandes volumes de rega é aumentada pelo clareamento do desbaste, uma maior produção é obtida sem comprometer a qualidade dos frutos. Para algumas áreas, os volumes e as idades de intervenção foram calculados com referência à precipitação média do período de irrigação nesses ambientes, vimos que é possível reduzir a perda de produção irrigando em períodos críticos (endurecimento do núcleo e aumento do fruto) com um volume ótimo de irrigação, isto é, uma ou duas irrigações para um total de 1000-2000 m³ implementadas quando a água disponível representa cerca de 50% da capacidade do campo, a fim de obter aumentos consideráveis no tamanho dos frutos.
Como Plantar Um Pé De Nectarina? Fertilização
Já desde os primeiros anos, pode fornecer produções notáveis. É importante, então, que as plantas possam se desenvolver luxuriosamente a partir do momento do implante, obtido com uma fertilização nitrogenada adequada, a mais importante no período juvenil. Posteriormente, a adubação permite obter altos rendimentos e boa qualidade dos frutos: tamanho, cor, turgidez e sabor, resistência à manipulação.
Produz frutos, sobretudo, em galhos mistos de bom comprimento (50 cm), para obter, além da poda, a adubação que garante uma boa renovação vegetativa, mesmo na presença de uma boa renovação vegetativa, mesmo na presença de uma produção notável. A vida produtiva é curta (10 a 12 anos), mas pode ser aumentada com fertilização adequada.
O cultivo moderno exige a necessidade de aumentar as adubações em relação ao passado, pois tende a aumentar a densidade da planta e limitar a poda da fazenda, para obter altas produções já desde os primeiros anos de plantio alcançáveis requerem fertilização adequada, levando em conta também as maiores necessidades de porta-enxertos, cada vez mais utilizadas em determinadas condições. A ocasião do replantio requer uma fertilização abundante e equilibrada, embora não permita superar a chamada “fadiga do solo”.
Esse fenômeno não se deve à deficiência nutricional, mas aos resíduos tóxicos deixados pelas raízes da planta anterior e também às infestações de nematoides ou outros parasitas animais e vegetais.