O lírio é uma das flores mais belas e mais prestigiadas pelo homem desde sempre. Os lírios são muito bonitos e, além disso, são conhecidos também pelo seu aroma perfumado e por servirem de base para a produção de muitos produtos voltados para a área de perfumaria e maquiagem. Contudo, apesar de tamanha beleza, cuidar de um lírio até que ele esteja bonito e desenvolvido é uma tarefa que pode ser muito complicada.
Pois, sem a orientação necessária, o lírio pode receber cuidados incorretos e até mesmo morrer antes do que você espera. Para prolongar o tempo de vida da flor e ter uma planta sempre linda na sua casa, é bastante necessário prestar atenção a alguns pontos cruciais. Portanto, fique atento ao guia de manutenção dos lírios e siga os passos indicados para aproveitar melhor a sua planta.
Conheça o Lírio
Assim, como todos sabem, o lírio é uma flor linda bastante apreciada pelos floristas ou por qualquer pessoa que entenda o mínimo de ornamentação de flores e plantas, jardinagem ou paisagismo. Além de toda essa beleza que tanto chama a atenção, o lírio ainda possui um perfume extremamente cheiroso que torna fácil se apaixonar pela flor, sendo usado como base para óleos essenciais e para muitos itens de perfumaria no Brasil.
Grande parte dos produtos de higienização de banheiros, por exemplo, têm como base os lírios e servem para deixar o ambiente sempre perfumado e com um aroma agradável.
Os lírios, portanto, são de origem europeia, embora também exista a dúvida de que a Ásia ou a América do Norte podem ser a terra natal dessas flores. Os lírios são plantas chamadas “plantas de bulbo”, que fornecem um só broto por bulbo. Lírios são, também plantas de porte médio e não ocupam muito espaço no jardim, sendo esse um dos motivos pelos quais muitas pessoas optam por essa flor em detrimento de outras.
Já o cultivo dos lírios não é algo muito complicado, mas pode se tornar particularmente difícil quando não se sabe bem o que seguir e como realizar alguns processos. Logo, para tirar o melhor dos lírios é necessário conhecer bem essas flores para saber como lidar com as diferentes situações do dia-a-dia que podem causar problemas.
Veja abaixo mais informações sobre os lírios, aprendendo a cultivar e cuidar dessa planta que gera flores tão belas. Além disso, saiba como podar um lírio passo-a-passo e entenda algumas das principais características da flor.
Como Podar um Lírio?
A poda é uma parte muito importante do trabalho de quem se propõe a trabalhar com plantas ou com grandes jardins, pois é podando as plantas que se chega aos resultados pretendidos no objetivo de ter uma bela área de jardim na sua casa.
Não é preciso muita prática ou muito talento para realizar podas simples em casa na sua área de jardim, embora seja bastante provável que você não consiga os mesmos resultados dos melhores profissionais do assunto. Contudo, tenha calma e faça o trabalho de maneira contínua, sem se preocupar com tempo ou velocidade.
Apenas foque no seu trabalho e realize a sua poda a partir dos passos que daremos a seguir.
O primeiro passo para podar o lírio é remover as flores mortas, algo que você fará com uma pequena tesoura mesmo. Não use as mãos para tal, pois com as mãos é possível que você cause mais danos do que queria ao lírio.
Assim, procure por lírios murchos, feios ou sem cor em meio à planta. Quando os encontrar, não hesite e os retire de circulação. Isso porque lírios mortos ocupam um espaço que poderia estar servindo a lírios novos e saudáveis, então não tenha medo de arrancá-los.
Em seguida, é recomendado que você retire as folhas marrons ou que deem sinais de desgaste. Essa parte também é muito importante para renovar a vida da planta, pois só assim nascerão outras folhas e o seu lírio poderá voltar a ser belo e saudável. Se algum caule estiver amarelado, corte-o completamente também e não tenha medo de perder todo o caule. Isso faz parte do processo e apenas significa que, infelizmente, aquela planta morreu.
Por fim, limpe toda a área que possa ter ficado com resíduos para que esses resíduos não atrapalhem a planta futuramente. Como dicas finais, é recomendado usar sempre uma tesoura pequena específica para a poda, além de luvas de jardinagem.
Como Plantar um Lírio?
Realizar o plantio de um lírio não é tarefa complicada, mas como todas as outras tarefas relacionadas aos lírios, uma ação errada pode gerar muitos problemas que você certamente não quer ter. Para isso, veja as nossas dicas com bastante atenção.
O primeiro passo é ter um solo fértil, que é o ideal para plantar o lírio. Compre bastante adubo orgânico para enriquecer a qualidade dos nutrientes do solo e, ademais, compre também um pouco de areia grossa e misture tudo isso. A areia será importante para a parte de drenagem da água.
Em seguida, já nesse solo enriquecido, cave um buraco de cerca de 15 centímetros de profundidade. Vale lembrar que, quanto mais profundo o caule fica, melhor. Plante o lírio no buraco e depois preencha com terra. Logo depois do plantio, regue imediatamente o solo. Regar o solo logo depois do plantio faz com que o crescimento do lírio seja facilitado e torna mais rápida a sua maturação.
Seguindo essas dicas, você certamente terá sucesso com os seus lírios.
Como Cuidar de um Lírio?
O principal fator a se ter conta depois de plantar o lírio é a irrigação. Regue o lírio apenas de duas a três vezes por semana, pois não é preciso muita água para que eles se mantenham firmes depois de já desenvolvidos e maturados.
Em épocas mais úmidas, é recomendado molhar os lírios apenas uma vez por semana. Adicione também cobertura vegetal ao solo, pois isso fará com que o lírio tenha um desenvolvimento ainda mais preciso e exponencial. O matéria orgânico presente na cobertura vegetal tornará o lírio forte e resistente ao efeito do vento e da chuva, por exemplo.