O manacá é uma árvore amplamente difundida no Brasil, sendo uma planta altamente apreciada e de fácil cultivo, crescendo amplamente na Mata Atlântica, se estendo formosamente desde o Rio Grande do Sul até São Paulo, sendo plenamente visível na Serra-do-Mar, fazendo uma linda ligação pela Serra que existe entre a cidade de Curitiba até o litoral de Paranaguá, um verdadeiro berço paranaense.
A apreciação da planta Manacá está no fato de que a mesma possui cores incríveis, com suas flores em tons de violeta, branca e rosa em uma mesma árvore, misturado ao verde de suas folhas. Existem exemplares também de manacás azuis, com flores que variam entre o branco, o azul claro e o azul escuro.
O manacá é considerado umas das plantas mais bonitas do País, porém, seus exemplares mais comuns são os exemplares chamados de Manacá-da-Serra, que são árvores que podem adquirir até 10 metros de altura, tornando-a inviável de ser cultivada dentro de casa, como ocorre com a maioria de todas as outras espécies de plantas que possuem flores ornamentais.
Alguns exemplares de manacá já alcançaram mais de 12 metros na Mata Atlântica, criando uma árvore imensamente bela e rica em flores, e é devido a esse aspecto enorme que muitas pessoas perguntam se é possível ter exemplares de manacá-da-serra dentro de casa plantadas em vasos, ou em qualquer outro lugar que não seja propriamente no solo.
Nesse artigo iremos conferir todas as formas com a qual se pode plantar o manacá-da-serra e as possíveis adaptações que serão necessárias para que a mesma cresça plenamente até mesmo dentro de vasos, já que, felizmente, existe algumas variações menores dessa espécie.
Como Plantar e Fazer a Manutenção da Manacá-da-Serra
Se a ideia é ter uma árvore que dá flores de três cores diferentes e que mais parece uma árvore de enfeite, trate de arranjar um espaço em seu quintal em que o solo seja seco e que não seja sombreado.
O Manacá-da-Serra é uma planta que nasce em locais altos, mais arejados, como bastante tendência ao sol, ventos e demais fatores abióticos, e não em lugares fechados, úmidos ou escondidos.
O solo ideal para plantar o manacá-da-serra é um solo que represente suas características naturais, com substratos de média absorção em cima de material orgânico coberto por dois palmos de areia.
O manacá-da-serra é uma planta que cresce melhor no verão, onde o sol é constante e as chuvas intermitentes. A rega pode ser feita em 2 vezes na semana, onde o solo precisa ser molhado, e nunca as flores e nem as folhas, já que o sol pode aquece-las e acabar queimando ou murchando as mesmas.
Muitas pessoas gostam de realizar a poda do manacá-da-serra para que a mesma não cresça de forma desproporcional à imaginada previamente, dessa forma pode ser que a planta adquira tamanhos entre 4 e 5 metros.
Lembrando que a poda deve ser realizada com instrumentos próprios e ideais para que os vasos fibrosos presentes dentro dos caules e galhos não sejam danificados e impeçam a movimentação de elementos e nutrientes da planta.
Na Austrália, o manacá-da-Serra também é muito apreciado, onde é chamada de Glory Bush pelos habitantes, que apesar de não cultivarem tanto a forma anã da árvore, restringem seu crescimento em vasos e através da poda.
É Possível Plantar Manacá-da-Serra em Vaso?
Se sua dúvida é essa, fique atento para as formas pelas quais você pode optar na hora de pensar em plantar um manacá-da-serra em vaso.
A forma mais comum de plantar o manacá-da-serra em vaso, é utilizando vasos enormes, que comportarão o crescimento das raízes sem quebrar e nem rachar, mas esses vasos precisam ser enormes, com 50 litros para cima.
Isso quer dizer que a única diferença entre plantar o manacá-da-serra no solo e no vaso, é o fato de que a planta pode ficar em qualquer lugar que não tenha um quintal, porém, o mesmo será pesado o suficiente para que não seja possível trocá-lo de lugar com tanta facilidade.
Porém, o fato do manacá-da-serra ser uma planta tão bonita, fez com que muitos profissionais trabalhassem em uma forma de criar um tipo de manacá-anão, também chamado de manacá-da-serra-anão, que possui muitos mais aspectos de planta do que de árvore, porém, suas flores serão tão belas quanto as flores do manacá-da-serra comum.
O manacá-da-serra-anão pode ser tanto plantando no solo quanto em vasos, onde vasos de 20 litros são os ideais, pois apesar de receber o nome de manacá-anão, o exemplar pode atingir ainda cerca de 1 metro e meio de altura para mais.
Nome Científico e Família do Manacá-da-Serra
O manacá-da-serra recebe o nome de Tibouchina mutabilis, e esse nome se refere ao fato dela ser uma planta que sofre certo tipo de “mutação”, já que é a única espécie de árvore em que suas flores mudam de cor.
- Reino: Plantae
- Ordem: Myrtales
- Família: Melastomaceae
- Gênero: Tibouchina
Informações Adicionais Sobre o Manacá-da-Serra
Apesar de ser amplamente difundida no Brasil, o manacá-da-serra é de origem mexicana, e além desses países, a mesma também marca forte presença na Venezuela, na Argentina e no Paraguai.
O gênero Tibouchina do qual o manacá-da-serra faz parte é considerado um tipo de gênero de plantas invasivas, onde elas podem se alastrar de forma rápida pelo ambiente e acabar atrapalhando o desenvolvimento de outras plantas que podem ser de consumo animal, afetando diretamente a cadeia alimentar no habitat.
Existe 22 espécies oficiais de Manacás na América do Sul, e daqui essa planta foi levada para outros locais, como para a Europa e para a Ásia, mas os locais que mais as cultivam é no Havaí e na Austrália.
O manacá-da-serra se tornou uma planta muito famosa e admirada devido ao seu rápido crescimento e, principalmente, devido ao seu florescimento cativante, que durante a primavera enche os olhos de beleza e o coração de admiração.
Gostaria de conhecer outras plantas e árvores que também são incríveis como o Manacá-da-Serra? Confira em nossos links aqui no site Mundo Ecologia:
- Qual é a Flor Mais Cheirosa do Mundo?
- Top 10 Flores de Inverno Mais Bonitas do Mundo Para Cultivar
- Magnólia: Altura, Raiz, Folhas, Frutas e Flores