Além do famoso girassol, helianthus annus, o gênero inclui 70 a 80 espécies diferentes, anuais ou perenes, todas da América do Norte, Canadá, América Central e oeste da América do Sul. Celebrada por Van Gogh, conhecida e apreciada em todo o mundo, a “flor do sol” é um gigante de grande simplicidade. Suas grandes margaridas amarelas só reivindicam uma coisa: o sol!
Girassol em Poucas Palavras
Geralmente é uma planta grande e robusta com raízes rastejantes ou tuberosas. Folhas soltas, principalmente ovais, alternadas ou opostas, são ásperas ao toque. O caule aumenta de 40 cm até 4 m para algumas variedades.
Pouca ou nenhuma ramificações, apenas cabeças (inflorescência composta de pequenas flores tubulares no centro, ou floretes de disco, rodeado por uma ou mais linhas de lígula, ou jóias radiantes), geralmente de ouro amarelo com coração amarelo ou marrom, mas pode ser mais ou menos colorido de vermelho, tijolo ou marrom. Com um diâmetro de 5 a 10 cm em espécies perenes, podem atingir 30 cm em variedades anuais gigantes.
Perenes, são resistentes até pelo menos -15° Celsius. Decíduas, elas desaparecem no inverno (se cortarmos os caules altos), mas ressurgem na primavera. Elas têm a reputação obstinada de serem invasivos, mas apenas no caso de nativas selvagens. Não é mais o caso das variedades modernas, que foram modificadas para eliminar esse traço.
O girassol também é às vezes uma planta comestível. É o caso da alcachofra de Jerusalém (helianthus tuberosus), que é consumida nos meses de inverno. As sementes de girassol também são comumente comestíveis.
Muitas vezes falamos sobre o heliotropismo das flores de girassol, que teriam ganhado pelo fato de habitualmente a flor acompanhar a corrida do sol. Na verdade, a flor está se movendo em direção ao sol nascente, então no leste, no sudeste, e permanece bem encravada.
Mas o acúmulo de auxina, um hormônio vegetal responsável pelo alongamento da célula na planta, no topo do caule, logo abaixo da flor, faz com que o lado não exposto ao sol cresça mais rápido que o lado exposto. Como resultado, o caule se curvará em direção ao sol, dando a impressão de que a planta está girando.
Os sóis são plantados no jardim em maciço, canteiro de flores, em vaso para as variedades anãs, mas também em sebes temporárias. Eles fazem lindos buquês de campo no outono. Mas também podemos colher as sementes, algumas variedades, e tentar extrair óleo ou mantê-las para as aves no inverno. Cuidado: o contato com a folhagem pubescente (peluda) pode causar alergias na pele.
Finalmente, as plantações industriais de girassol são usadas para produzir petróleo, mas a planta também é conhecida por limpar o solo contaminado pela radioatividade. Uma operação também está em andamento em Fukushima para plantar girassóis em grandes quantidades em áreas contaminadas, uma produção que seria então convertida em combustível. Plantações semelhantes ocorreram em Chernobyl após o desastre e em breve será possível medir os resultados (após 30 anos).
Espécies e Variedades De Girassóis
As variedades são numerosas, com flores simples ou duplas, ou diretamente em pompom, amarelo escuro ou vermelho. A maioria dos girassóis são plantas muito grandes (até mais de 3 m), mas também existem variedades anãs (0,30 a 0,40 m de altura) que são adequadas em vasos ou cubas.
Como todas as famílias de plantas muito grandes, a classificação dos girassóis é confusa, e raramente encontramos certas espécies botânicas. São principalmente cultivadas variedades e híbridos que são comercializados.
Helianthus decapetalus: Capítulos de 5 a 8 cm de diâmetro, com florzinhas amarelas radiantes e florzinhas amarelas e amarelas, em novembro e dezembro. Planta vigorosa e espessa de 1,50 m de altura. Folhas ovais, dentadas e ásperas, com 10 a 20 cm de comprimento, lisas acima e forradas com pêlos ásperos por baixo.
Helianthus annuus: Capítulos 5 a 40 cm de diâmetro, amarelos com coração castanho, em outubro-novembro. Altura: 1,70 a 4 m. Caules pubescentes não ramificados, ovalados, cordados, folhas dentadas de 10 a 40 cm de comprimento, de cor verde média a escura. Este é o girassol comum, do qual muitas variedades foram criadas. Perfeito para uma cobertura temporária, um blusão.
‘Gigante russo’: Flores únicas enormes, amarelo a coração escuro, 30 cm de diâmetro. Grandes hastes vigorosas, com 2 a 3 m de altura, sem necessidade de piquetagem. Variedade inicial de rápido crescimento, para crescer contra uma cerca ou uma parede. Grandes sementes comestíveis.
‘Sungold gigante’: Numerosas flores amarelo-alaranjadas duplas em forma de pompom, com 15 a 20 cm de diâmetro, de grande longevidade. Ramos ramificados e vigorosos de 1,50 a 2 m de altura. Plante no jardim ou como tela. Excelente flor de corte.
‘Prado Red’: Flores com 10 cm de diâmetro, vermelho-escuro aveludado em torno de um disco castanho-escuro. Variedade de 1,50 m de altura, naturalmente ramificada (uma pitada melhora a ramificação). Variedade livre de pólen, borda inicial e perfeita, mas especialmente para a flor de corte. Também atrai borboletas.
‘Claret’: Grandes flores de chocolate vermelho-marrom com excelentes reflexos metálicos. Caules não ramificados de 1,50 a 1,80 m. Produz ainda botões florais verdes deliciosos preparados na manteiga.
‘Ursinho de pelúcia’: Flores em pom-pom gigante amarelo dourado de 15 cm de diâmetro. Altura: 0,50 a 0,60 m. Excelente em encostas rochosas e fronteiriças.
‘Big Smile’: Flores simples, de cor amarela viva a escura, de 5 a 10 cm de diâmetro, de setembro a dezembro. Altura: 0,40 m. Crescimento rápido.Para massivo ou hotpot.
‘Sunspot’: Flor amarela-dourada com centro escuro, com até 30 cm de diâmetro, de setembro a dezembro. Tufos erguidos 0,40 a 0,60 m de altura. Ideal em baixo maciço, canteiro de flores, grande guisado e flor de buquê. Os pássaros se alimentam das sementes.
‘Music Box’: Flores únicas em uma mistura de cores, amarelo, creme e mogno, 10 a 12 cm de diâmetro.Altura: 0,70 m.
Como Plantar Girassol
Todos os helianto preferem o sol pleno. É preciso um verão longo e quente para florescer bem. Todos os solos, mesmo pobres, arenosos ou rochosos, são adequados para helianto , desde que sejam bem drenados. Um solo fresco, rico e bem solto, de preferência calcário, dá uma floração mais bonita. Mas eles também se adaptam muito bem a solos pesados, argilosos e úmidos.
Girassóis geralmente são colocados no fundo de um maciço, mas eles também podem tocar as estrelas sozinhos na frente da casa ou em um canteiro de flores. Eles devem ser abrigados de ventos violentos ou estacados , e instalados ao norte de um maciço para não sombrear outras plantas. Na horta, ele pode servir como guardião para escalar legumes (tipo feijão).
Semear no chão, a partir do final de agosto, quando o risco de geada passou, até meados de outubro. Você pode escalonar as mudas para prolongar a floração. Plante mudas perenes em colheres no outono ou na primavera.
Ao plantar no chão, prepare o solo, limpando-o de raízes de plantas daninhas. Semeie as sementes por 2 ou 3, enterrando-as a 1 cm, a 50 cm de distância. Após o surgimento, mantenha apenas a planta mais forte. A emergência deve ocorrer em 1 a 2 semanas e deve florescer cerca de 3 meses e meio depois.
No caso de vasos ou recipientes, escolha um recipiente grande o suficiente para permitir que as raízes cresçam (30 a 40 cm), alinhadas com uma mistura drenante. Plante 3 a 6 sementes, cubra-as. Mantenha apenas as plantas mais fortes.
Cultivo e Manutenção
O girassol requer pouco cuidado. Dependendo da espécie, perene ou anual, o comportamento é um pouco diferente. O girassol perene está contente com pouca água, mas sofre em caso de seca prolongada. Por outro lado, eles não devem ser muito regados, especialmente quando as plantas são jovens.
Sugestões para perenes:
Cortar os talos de flores desbotadas para prolongar as flores;
Feche a moita seca ao nível do solo após floração e palha com adubo de húmus (mulching).
Os sóis são resistentes, pelo menos, a -15° Celsius, mas sob clima muito frio e úmido, uma proteção contra tensão não é uma má idéia.
Divida os grupos a cada 3 ou 4 anos para regenerá-los.
Sugestões para anuais:
Para promover o enraizamento e produzir caules fortes, regue profundamente, mas não com frequência. No verão, nunca deixe o solo secar completamente.
Regue as plantas em vasos com frequência.
Palha no verão, com recortes de grama ou galhos desfiados, por exemplo.
Assim que a floração acabar, arrancar as plantas que não produzem sementes e colocá-las em composto.
Cuidado com os caracóis e caramujos.