Começar uma nova plantação de couve pelo talo pode ser muito fácil. Apresentamos a experiência desse tipo de cultivo desenvolvido por uma família de cultivadores da planta na região do São Francisco, para ajudar…
Aqui na área da baía de São Francisco geralmente temos invernos suaves e úmidos. Durante o inv erno, muitas vezes podemos enfiar um talo da couve nova no chão e voltar em alguns meses para encontrar uma nova e saudável planta crescendo. Se você acabou de disponibilizar talos em sua cozinha, provavelmente desejará dar às suas novas aquisições um destino produtivo no futuro. Reunimos um guia simples para garantir que suas plantações tenham um ótimo começo.
Ouvindo a Experiencia
Os passos básicos para o enraizamento da planta são: corte, coloque em um recipiente com meio de cultivo, mantenha o solo úmido e espere pacientemente que sua nova planta cresça.
Tome um Corte
Você vai querer tirar seus cortes de talos da couve existente. Talos de crescimento mais antigo, que se tornou lenhoso, podem ser raquíticos e menos vigorosos. Geralmente é melhor cortar a maioria das folhas. As folhas ajudam a criar açúcares para uma planta crescer, para que possam acelerar o processo de enraizamento. No entanto, elas também respiram uma boa quantidade de água. Assim, especialmente em épocas quentes do ano, geralmente é melhor remover a maioria das folhas enquanto o corte está cultivando suas novas raízes.
Você pode até mesmo remover todas as folhas e seu talo ainda deve ficar bem. Se você receber um corte com folhas danificadas, não se preocupe, o corte deve ser perfeito. Se você receber um corte de um amigo e é muito frondoso … você provavelmente vai querer remover a maioria das folhas, exceto por apenas algumas no topo. Tudo bem se um corte não é particularmente reto, você pode apenas enterrar a parte encaracolada. Você provavelmente vai querer um corte que seja pelo menos quatro a seis centímetros de comprimento.
Coloque seu Corte em um Meio de Crescimento
Sugerimos usar um vasilhame vendido em lojas especializadas de bom tamanho e profundidade. Se você não tem uma dessas alternativas, é para fazer buracos no fundo de um grande balde ou lata ou algo parecido. Muitos buracos no fundo são importantes. Caso contrário, a água não será drenada com rapidez suficiente e seu corte poderá apodrecer.
Recomendamos que você encha o recipiente com um solo de envasamento de alta qualidade. Você também pode usar perlita, vermiculita, areia misturada com algum composto ou mesmo solo de jardim. A perlita tende a drenar muito rapidamente, e não tem nenhum nutriente quando o corte põe raízes. O solo do jardim, por outro lado, pode ser muito “pesado” e não escorrer muito bem em uma lata. Um bom solo de vaso irá reter muita água, mas ainda assim drenará bem.
Se você está com um orçamento muito apertado, tente usar o solo do jardim que é muito rico em matéria orgânica (por exemplo, coletar o solo debaixo de uma pilha de galhos e folhas podres). Enterre os dois terços de corte ou ainda mais em seu meio de crescimento. Em climas muito quentes você vai querer ter apenas as folhas e uma polegada ou mais do talo exposto.
Mantenha o Corte Úmido, Mas não Encharcado
Os dois principais ingredientes são umidade e luz solar. Durante uma época quente do ano você vai querer colocar o seu corte em algum lugar com sombra que é protegido do calor. É importante que ele receba pelo menos alguma luz do sol ou ele morrerá sem a luz solar. Durante os meses mais frios, a sombra não é tão útil, na verdade, sua planta vai precisar mais do sol neste caso, desde que ela não fique muito quente e seca.
Talos de couve podem tolerar algum clima frio, mas é melhor proteger suas mudas de congelamentos duros até que tenham raízes e sejam plantadas no solo. Em épocas quentes do ano, você vai querer regar seu corte pelo menos uma vez por dia, talvez mais, se estiver muito quente. Algumas pessoas sugerem colocar um saco plástico sobre o corte para ajudar a mantê-lo úmido.
Com esta técnica, você corre o risco de superaquecer e cozinhar sua planta. Nós não recomendamos o uso de um saco plástico. Além disso, não tente erradicar seu corte em água pura. Isso funciona para plantas como hortelã, mas vai apodrecer sua couve.
Tenha Paciência
Além de manter o solo ao redor do seu corte úmido, você deve deixá-lo sozinho. Não puxe para verificar se há raízes. Elas podem estar lá e você pode acabar com elas quando estiver tentando checar. Espere pacientemente todo o estágio até começar a crescer novas folhas.
Uma vez que sua planta já apresente um bom crescimento e talvez você possa ver algumas raízes esmurrando os buracos de drenagem do seu vaso, você saberá que é hora de plantá-la no jardim . Três a seis semanas é um tempo de espera bastante comum, embora possa demorar mais.
Hora de Levar pra o Jardim
Trabalhe com alterações ricas em nitrogênio, como farinha de sangue, farelo de algodão ou adubo composto no solo antes do plantio. Espace-os de 45 a 60 centímetros de distância. Após o plantio, regue e fertilize.
Couves precisam de um bom fornecimento de água. Regue regularmente, aplicando 25 a 40 milímetros de água por semana, se não chover o suficiente para igualar essa quantidade. Você pode medir a quantidade de água com um pluviômetro deixado no jardim. Aplique matéria orgânica, como composto, folhas finamente moídas, feno livre de ervas daninhas ou casca finamente moída para manter o solo fresco e úmido e para manter as ervas daninhas longe. A cobertura também ajuda a manter as folhas limpas.
A melhor maneira de evitar problemas é manter o jardim limpo. Insetos que gostam de couve incluem laçadores de repolho, lesmas, repolhos importados, vermes da raiz de repolho, pulgões e besouros de pulga. Os problemas da doença incluem perna negra, podridão negra, raiz tibial e amarelos. Para evitar que as doenças se acumulem no solo, não plante couves ou outras culturas de oleracea no mesmo local a cada ano. Gire com uma cultura sem cultivos dessa espécie por 2 anos antes de retornar ao mesmo local.
A colheita estará pronta quando sua couve apresentar folhas verde escuras, tenras e suculentas. Folhas velhas podem ser duras ou fibrosas. Escolha as folhas inferiores primeiro, trabalhando o seu caminho até a planta. Você pode até mesmo colher folhas quando congeladas no jardim, mas tenha cuidado porque a planta congelada é frágil. Naturalmente, lave bem as folhas antes de usá-las em receitas de couve, porque o solo frequentemente se agarra à parte de baixo. Folhas de couve vão durar vários dias na geladeira.