A borboleta-azul é uma espécie de planta que possui flores muito parecidas com o animal, daí a origem do seu nome. São amplamente utilizadas em jardins e com fins paisagísticos por possuírem uma cor linda e vibrante, garantindo um visual muito diferente para as composições. Quer aprender como plantar e cuidar da borboleta-azul? É só continuar acompanhando nosso artigo!
A Flor-borboleta possui o nome científico de (Rotheca myricoides) e pode ser cultivada nos mais diferentes espaços, que vão desde vasos até jardins mais espaçosos e sofisticados. Elas podem recebem outros nomes a depender da região do Brasil, dentre eles: clerodendro-azul, clerodendro-africano ou simplesmente flor borboleta.
Características da Flor-Borboleta
A flor foi encontrada inicialmente em países africanos como Uganda e Quênia. De lá, foi espalhando-se por todo mundo e pode ser encontrada nos mais diferentes locais do planeta.
Pertencem a famílias das Lamaciae e preferem o clima tropical para um pleno desenvolvimento. Suas flores são como delicadas asas de borboletas azuis e possuem um perfume inconfundível. A planta pode chegar a medir quase três metros de altura e possui um caule cheio de ramificações.
Já suas folhas são em formato oval e coloração diferenciada nas margens. As flores podem aparecer durante todo o ano e adaptam-se melhor em climas quentes e regiões onde o verão é mais forte. Por ser uma flor de cores muito vibrantes, costuma atrair muito insetos que realizam a polinização da planta.
Inclusive, a tonalidade de azul das flores-borboleta pode variar. Assim, é possível encontrar pétalas mais claras e outras mais escuras. Porém, todas elas possuem esse formato peculiar que lembra uma borboleta com todas as suas estruturas corporais.
Para se ter uma ideia de como essa semelhança é intensa a planta imita, inclusive, as antenas que existem nos insetos. As abelhas são um dos animais mais atraído pela vivacidade e perfume da flor-borboleta
Como Cultivar Borboleta-Azul
Para quem pretende cultivar a borboleta-azul é necessária atenção para alguns detalhes, já que a planta só costuma florir quando é bem cuidada desde o seu plantio. A primeira dica é realizar o cultivo da planta distante de outras espécies e só após o seu crescimento misturá-las com outros tipos de flores.
Entretanto, o plantio para flores da mesma espécie é liberado. Isso possibilitará, inclusive, um visual extraordinário com a formação de diversos reques de borboleta-azul.
Os cuidados como a poda não podem ser esquecidos e proporcionam um formato mais bonito da planta. Outo cuidado é descartar folhas e galhos secos com a finalidade de evitar que a planta “gaste energia” à toa.
Alguns Cuidados Importantes
Usando podas a planta poderá ser mantida com seu tamanho e formato original e sempre terá sempre a renovação das folhas e também as suas flores. Elas devem ser realizadas mesmo nos períodos em que a planta se encontra em floração para garantir flores ainda mais bonitas no futuro. A borboleta-azul pode ser uma excelente opção como trepadeira e pode garantir visuais modernos e diferenciados.
Não esqueça que a planta precisa de solo rico em material orgânico para se desenvolver bem. Outro detalhe importante e que não pode ser esquecido é a drenagem da terra. A flor borboleta gosta de meia-sombra e não costuma sobreviver bem com a exposição excessiva aos raios solares.
A muda pode ser cultivada com pequenos cuidados como a adubação constante e regas regulares. Os climas mais frios podem prejudicar muito o desenvolvimento da árvore e ela poderá morrer ou não apresentar nenhuma floração.
Caso você more em regiões que possuem invernos muito rigorosos, procure proteger a sua borboleta-azul das geadas e ventos fortes. Se o cultivo estiver sendo realizado em vasos, você pode colocar a planta em ambiente interno evitando também o excesso de água durante a estação.
Mudas da Borboleta-Azul
A forma mais simples de propagação da flor borboleta-azul é por meio de mudas. Elas podem ser feitas pelo plantio de raízes e caules da planta. Atente para o fato de que ela precisa de muita ventilação e luz do sol para se desenvolver. Dessa forma, os ambientes internos são mais complicados para que a borboleta-azul se desenvolva.
Lembre-se de utilizar um vaso grande e de adubar com esterco de seis em seis meses. Quando as flores estão morrendo o indicado é a poda dos galhos e utilização de NPK 10-10-10 sempre no fim da tarde.
Para evitar que as ervas daninhas se espalhem e “roubem” os nutrientes da sua planta, coloque algumas pedrinhas na superfície da terra. As mudas da borboleta-azul podem ser facilmente encontradas em sites especializados que costumam enviam a planta para todo o país.
Você deve realizar a rega todos os dias durante toda a primeira semana de plantio da muda. Após esse período procure diminuir as regas conforme a incidência de chuva da região em que você mora. Assim, caso você more em uma cidade muito seca é interessante prestar atenção para esse detalhe. Isso vale também para quem faz o plantio da muda durante o verão.
Especialistas em jardinagem recomendam que a poda seja feita pelo menos duas vezes durante o ano, já que a borboleta-azul cresce muito rapidamente.
E você, já conhecia a borboleta-azul? Agora que já sabe como plantar essa flor tão curiosa, que tal colocar a mão na massa e cultivá-la em seu jardim? Utilize nosso espaço de comentários e nos conte sobre a sua experiência com a borboleta azul! Ah, não esqueça de acompanhar nossos novos conteúdos sobre plantas e flores. Até a próxima!