A banana é uma mina de ouro nutritiva. Nos últimos anos, considerando o impacto adverso do uso indiscriminado de produtos químicos, a nova tendência para a produção orgânica de banana vem aumentando no mundo. Esse tipo de produção baseia-se na reciclagem de matéria orgânica natural. Se refere às culturas cultivadas organicamente que não são expostas a nenhum produto químico desde a fonte do material de plantio até o manuseio e processamento final da pós-colheita.
Preparando a Terra
A agricultura biológica é um método de produção de culturas que respeita as regras da natureza. Ele maximiza o uso de recursos agrícolas e minimiza o uso de recursos não agrícolas. É um sistema agrícola que procura evitar o uso de fertilizantes químicos e pesticidas. Na agricultura biológica, todo o sistema, ou seja, plantas, animais, solo, água e microrganismos devem ser protegidos. Esta cultura tropical é cultivada ao longo do ano em condições de clima úmido.
A temperatura ideal adequada para banana varia entre 25 a 30º C. A planta prefere um pH do solo de 5,5 a 7,5. Quase todos os solos agrícolas são adequados, desde que sejam bem drenados. Solos negros e solos arenosos de terras altas são os mais adequados.
Antes de plantar banana, cultive uma colheita de adubação verde e enterre-a no solo. O terreno pode ser arado 2-4 vezes e nivelado. Use equipamentos para quebrar o torrão e trazer o solo para uma boa inclinação. Durante a preparação do solo, a dose básica de composto orgânico é adicionada e misturada no solo.
Normalmente, é necessário um tamanho do poço de 45 cm x 45 cm x 45 cm. As covas devem ser reabastecidas com solo superficial misturado com 10 kg de composto orgânico (bem decomposto), e nutrientes básicos. Os poços preparados são deixados para a radiação solar e ajudam a matar os insetos nocivos, são eficazes contra doenças transmitidas pelo solo e ajudam na aeração.
A adição de matéria orgânica ajuda a reduzir a salinidade, enquanto melhora a adição de purlite, a porosidade e a aeração. Alternativa ao plantio em poços é o plantio em sulcos. Dependendo dos estratos do solo, pode-se escolher o método apropriado, bem como o espaçamento e profundidade em que a planta é necessária para ser plantada.
Realizando o Plantio
O tempo de plantação de banana depende unicamente das condições climáticas e disponibilidade de água. Em áreas de chuvas fortes e contínuas, o plantio de banana deve ser feito após as chuvas. O material de plantio é tratado com os nutrientes indicados em sua região e nas quantidades recomendadas. O espaçamento adotado pelos cultivadores de banana orgânica é de 1,5 mx 1,5 me 1,5 m x 1,8 m. No entanto, para a banana de cultura de tecidos, o estilo de plantação é diferente da cultura de banana tradicional.
Tradicionalmente, os produtores de banana plantam a cultura a 1,5 mx 1,5 m com alta densidade, no entanto, o crescimento das plantas e os rendimentos são baixos devido à competição pela luz solar. Se for seu caso, então recomenda-se um espaçamento adequado de 1,82m x 1,52m, que acomoda 3630 plantas por hectare, mantendo a direção da linha Norte-Sul, com espaçamento amplo de 1,82 m entre as linhas.
Culturas de curta duração (45-60 dias), como cebola, feijão-frade e soja, são consideradas como culturas de adubação verde e podem ser cultivadas em consorciação com banana, por meio do plantio em canteiros elevados, o que proporcionará renda adicional. Crescendo consórcios como feijão-frade e soja também ajuda a suprimir o crescimento de ervas daninhas.
Gerindo a Irrigação
Banana, uma planta que ama a água, requer uma grande quantidade de água para uma produtividade máxima. Mas as raízes da banana são ruins na eliminação de excessos de água. Portanto, a produção de banana deve ser apoiada por um sistema eficiente de irrigação, como a irrigação por gotejamento. Aplique água suficiente e mantenha a capacidade de campo. O excesso de irrigação levará ao congestionamento da zona de raiz devido à remoção de ar dos poros do solo, afetando assim o estabelecimento e o crescimento da planta. E, portanto, método de gotejamento é necessário para a gestão adequada da água em bananeiras.
Banana requer alta quantidade de nutrientes, que muitas vezes são fornecidos apenas em parte pelo solo. Exigência de nutrientes inclui potássio, cálcio, ferro, etc. e a banana requer nutrição pesada. A cultura da banana requer 7 a 8 Kg N, 0,7 a 1,5 Kg P e 17 a 20 Kg K por tonelada métrica de rendimento. A banana responde bem à aplicação de nutrientes. Tradicionalmente os agricultores usam mais de ureia e menos fósforo e potássio.
A fim de evitar a perda de nutrientes dos fertilizantes convencionais, ou seja, a perda de N através de lixiviação, volatilização, evaporação e perda de P e K por fixação no solo, a aplicação de fertilizantes solúveis em água ou líquidos por irrigação por gotejamento (fertirrigação) é encorajada. Um aumento de 25 a 30% no rendimento é observado usando fertirrigação. Além disso, economiza mão de obra e tempo e a distribuição de nutrientes é uniforme.
Gestão pós Colheita
Manter o campo e a vizinhança livres de ervas daninhas geralmente é recomendado para evitar a propagação de infestações. Embora as plantas cultivadas com tecido, que são fornecidas são geralmente saudáveis e livres de vírus, a contaminação do campo pode ser evitada apenas mantendo o campo livre de ervas daninhas. A administração da lavoura é importante para a renda sustentada. A lavoura da bananeira foi feita em 24-25 meses. Uma vez que as flores surgem e todas as frutas estão totalmente abertas, os cachos são cobertos com um “saco de rodapé” que impede que os frutos tenros sejam atacados por insetos, além de manter a temperatura interna uniforme. Isso é importante para o desenvolvimento de cores e frutas.
A rotação de culturas confere vários benefícios ao solo. Um elemento tradicional da rotação de culturas é o reabastecimento de nitrogênio através do uso de adubo verde em seqüência com cereais e outras culturas. A rotação de culturas também atenua a formação de patógenos e pragas que geralmente ocorre quando uma espécie é continuamente cultivada, e também pode melhorar a estrutura e a fertilidade do solo alternando plantas enraizadas e de raízes rasas.
As rotações de culturas podem incluir de 2 a 6 ou mais rotações de culturas ao longo de várias estações. Uma rotação de duas culturas, como milho e soja em grãos ou milho e alfafa em sistemas forrageiros, usam leguminosas para ajudar a fixar o nitrogênio no solo para uso em longo prazo. Múltiplos sistemas de cultivo, como consorciação ou plantio associado, oferecem mais diversidade e complexidade dentro da mesma estação ou rotação.