Para obter flor amarílis encantadores e exuberantes, agora você pode plantar seus bulbos em vasos. Vermelhas, brancas, rosas ou bicolor, faça-se feliz e decore suas janelas, varandas ou terraços de acordo com seus desejos!
Como Plantar Amarílis Em Vaso?
Você pode plantar seus bulbos amarílis logo no início do outono em vasos, dentro de casa. O bulbo irá florescer 6 a 10 semanas após mas saiba que você pode plantar suas lâmpadas até o meado da primavera: se você plantar na primavera, sua amarílis florescerá 4 a 8 semanas depois.
Adquira várias lâmpadas em dias intercalados durante duas semanas. Você terá belas amarílis durante o inverno. O sucesso do florescimento da sua amarílis é o banho dos pés, ou melhor, as raízes. Mergulhe o bulbo por 10 a 15 minutos em água morna para promover a produção de raízes.
Escolha seu pote de acordo com o tamanho do bulbo e das raízes: eles devem se sentir à vontade, sem que o pote seja muito grande; deixe a espessura de um dedo entre a borda da panela e a lâmpada. No fundo da panela, não se esqueça de colocar bolas de musgo ou bolas de barro para incentivar o fluxo de água.
Evite potes com um tanque de água. Encha sua panela com um bom solo para envasamento. Coloque a sua lâmpada no topo e complete com o solo todo: a sua lâmpada deve ser enterrada apenas na metade. Tampe bem o solo até a borda do vaso.
Que Tipo De Amarílis Dá Pra Ter Em Apartamentos?
Para estes ambientes, só recomenda-se a amaryllis hippeastrum, mas com a garantia de que terá uma lâmpada bulbosa admirável que entusiasmará seus apreciadores no ambiente onde estiver. Não ficará devendo em nada com sua exuberância, com flores que lembram trombetas e cores lindas variando em rosa, branca, salmão ou rubras.
A amaryllis hippeastrum produz flores afuniladas com 11 ou até 15 cm de diâmetro em hastes cilíndricas ocas bem grandes, com comprimentos entre 40 centímetros ou até um metro e meio. Suas folhas com faixas basais chegam a medir 50 cm e tanto surgem em meio as flores ou após a floração.
Suas flores surgem magníficas na estação do inverno, quase agraciando a época do Natal, o que lhe confere uma bela ornamentação natalina pra ceia. Há híbridos da espécie que são simplesmente encantadoras pra essa época. Essa amarílis é proveniente da América Latina e é uma planta venenosa. Mantenha longe do alcance das crianças e de seus animais de estimação mais curiosos.
Floração e Manutenção
Essa famosa e querida dama amarílis em seu estágio de floração ama o calor. O lugar ideal? A borda de uma janela, o muro de uma varanda, o parapeito de um terraço. Enfim, onde você tiver uma atmosfera brilhante com pelo menos cerca de 20°C, que pra amarílis será uma delícia.
Água de vez em quando, pouco, até o aparecimento de hastes de flores. Em seguida, aumente a quantidade de água à medida que crescem. Cuidado: nunca deixe água parada no pires pois o excesso de água parada, ou umidade que não escoa, apodreceria as raízes.
Tome algumas precauções após a floração, mas você pode usar as mesmas lâmpadas de um ano para o outro. Ao deflorar, corte os talos de flores com a lâmpada. Assim, a lâmpada não se esgota para formar sementes. Largue a sua panela num cômodo claro e deixe as folhas crescerem.
É através das folhas que a lâmpada ganha força. Regue a planta regularmente. Aconselhamos você a adicionar um fertilizante para plantas de casa com uma alta concentração de NPK para trazer todos os nutrientes para o bulbo.
Em meados da primavera, leve o pote para fora, seja em um ponto brilhante ou enterrado no jardim. E a partir do fim do verão, pare de regar e deixe as folhas murcharem. Em seguida, corte a folhagem com a lâmpada e guarde a panela em um local fresco e seco, mas livre de congelamento.
E finalmente, no início do inverno, desenterre a lâmpada; corte as raízes antigas; e replante como já ensinamos acima. As chances de que sua linda dama florida amarílis reapareça belíssima na primavera é de 9 em 10. Para ter lindas flores de inverno, plante os bulbos no outono, deixando um terço da lâmpada projetando-se da terra.
A cada 4 ou 5 anos, você pode repetir a lâmpada no outono. Dica: compre uma lâmpada de amarílis toda semana intercalada durante um mês e assim você terá um crescimento atrasado permitindo que você tenha uma floração de Natal no final de dezembro sem interrupção.
Resumo de Cuidados
Pessoas desinformadas ou preguiçosas jogam fora a amarílis após sua floração. Desnecessário pois você pode muito bem mantê-la todo o ano. Basta ter um pouco de cuidado e seu amarílis vai florescer novamente e mais uma vez, por quantas vezes você manter. Só para frisar quais os cuidados básicos que você precisa ter com sua amarílis hippeastrum, a planta indicada pra ambientes internos, fique atento as seguintes dicas que recapitularemos pra você:
- Depois que as flores amarílis desaparecerem, corte-as individualmente. Então, quando o pedúnculo inteiro começar a murchar, corte o talo logo acima de onde brota do bulbo.
- Coloque sua amarílis ao ar livre para o verão, para que a folhagem possa crescer e alimentar a lâmpada para as flores do próximo ano. Basta enterrar o pote até a borda na cobertura e ele vai enfeitar seus canteiros de flores. Mantenha-a regularmente regada e continue a fertilizá-la a cada duas semanas.
- No início do outono, as folhas naturalmente ficarão amarelas e morrerão. Nesse ponto, delicadamente desenterre sua lâmpada amarílis, corte as folhas mortas, limpe a lâmpada e guarde-a por 6 semanas em um local frio e escuro. Em climas mais quentes podem colocar a lâmpada até na geladeira mas não exponha a lâmpada amarílis a temperaturas congelantes.
- Como alternativa, você pode cortar as folhas mortas e deixar a lâmpada de amarílis em sua panela para armazenamento a frio, então simplesmente retire a panela e retome a rega após 6 semanas. Nem todo mundo tem boa sorte com este método, mas vale a pena tentar se você quiser uma opção de baixa manutenção.
- Após pelo menos 6 semanas de armazenamento a frio, os bulbos de amarílis estão prontos para plantar novamente. Eles levarão de 8 a 10 semanas para brotar e florescer, assim você poderá cronometrar o plantio para coincidir com as férias ou com um evento especial. Se você tiver várias lâmpadas, você pode plantar uma a cada duas semanas, para um desfile de flores até o verão.
- À medida que o bulbo de amarílis fica mais velha, ela pode produzir novos brotos, chamados otários, presos ao bulbo da mãe. Para propagar os bulbos, use uma faca afiada para cortá-los da lâmpada mãe imediatamente antes de replantio e, em seguida, plante-os individualmente. Os bulbos novos levarão vários anos para florescer, mas eles precisam ser mantidos no mesmo horário de atendimento que a mãe.