Conhecida como flor-do-amor, lírio-do-nilo, flor-do-nilo ou lírio-africano, a flor agapanto (Agapanthus africanus) proporciona à natureza uma beleza ímpar. Quando várias touceiras desabrocham juntas suas flores brancas, azuis ou roxas, em formato de guarda-chuva, parecem tiradas de uma tela de Van Gogh, tão grande é a beleza que expande no local. Geralmente a inflorescência se dá na primavera e no verão, mas existem algumas espécies com temporada de flores mais curtas. Gênero de planta muito utilizada na urbanização. Suas flores são duráveis e muito requisitadas para arranjos florais, adornar ambientes, principalmente igrejas e salões durante eventos de casamento. Proveniente da África do Sul, é uma planta herbácea que produz rizomas e mede entre 40 centímetros a um metro de altura. Se multiplica por sementes e mudas. O método por sementes é mais demorado, e quando plantada por muda, a planta cresce e floresce mais rapidamente.
Plantando as Sementes
Se optar por plantá-las por meio de sementes prepare uma mistura de terra com composto orgânico 50X50%. As sementes devem ser semeadas entre a primavera e o outono, mas levará dois anos ou mais para florescer. Sem contar que as flores nascem sem o viço e variedades de cores mescladas que se obtém com as mudas.
Plantando Mudas
Se tiver a opção de multiplicá-las por meio de touceiras, deve fazê-lo no inverno, quando a temperatura é mais amena. Assim a planta terá o tempo necessário para criar raízes antes que a temperatura suba e se propagará automaticamente. Cada touceira rende de seis a oito mudas e, ao dividi-la, deve-se ter cuidado para não danificar os rizomas. Os excessos das raízes devem ser cortados e as folhas podadas para facilitar a adaptação.
Plantando em Vaso
Se não tiver lugar no solo, você pode plantar suas mudas de agapanto em vasos, desde que tenha o cuidado de fazer uma camada com pedras, no fundo, para que a água sobressalente seja drenada e não apodreça as raízes.
Cuidados com o Agapanto
- Multiplicação – Toceiras com alguns anos e bem desenvolvidas, podem ser divididas e replantadas em qualquer época do ano. Com este método obtêm-se plantas idênticas às plantas-mãe.
- Escolha – A flor agapanto existe no tamanho grande e anã. Se flor plantar em vasos ou canteiros menores, prefira as espécies anãs. Ficam lindas quando são misturadas em pequenos canteiros ou delineiam suas bordas.
- Espaço Adequado – É uma flor que exige bastante espaço, por isso, ao plantar, deixe pelo menos entre 25 a 30 centímetros entre uma muda e outra. A cova para o plantio dever ter de 20 a 25 centímetros de profundidade.
- Flores ao Sol – Procure plantá-la em lugar que pegue bastante sol, pois quanto maior a quantidade de sol a que é exposta, mais floresce. Se não tiver lugar ao sol, ela tolera meia sombra.
- Solo Ideal – Esta planta não é muito exigente. Ela vai bem em todos os tipos de solo, mesmo que seja pobre em nutrientes, mas se desenvolve e floresce mais em solo preparado com matéria orgânica e argila.
- Disposição das Plantas – Ficam lindas de qualquer forma, mas você pode dar um toque especial ao seu canteiro se seguir um desenho pré-estabelecido. Todas juntas, formam um maciço denso e florido. Em linhas retas ou curvas, sinalizando trilhas, delimitando jardins, ou mesmo ao longo de muros e muretas, parecerá um fino bordado.
- Regas Regulares – A agapanto é resistente à seca e não gosta de ficar encharcada, por isso regue-as regularmente, com menos água que outras plantas. Muitas sobrevivem somente com a água das chuvas.
- Adubação – Deve ser plantada em terra estercada e, no fim do inverno ou início da primavera, recomenda-se a aplicação de adubo de liberação lenta.
- Poda – Como é costume em quase todas as flores, corte os botões após as flores murcharem. Além de evitar que as sementes se espalhem desordenadamente pelo jardim a planta consegue ganhar energia para a próxima floração. Identifique os galhos e folhas doentes ou mortas e corte também.
- Clima – A agapanto não se dá bem com geadas. Seu clima favorito é o subtropical, mas tolera muito bem o clima frio, o que a torna preferida para paisagens urbanas em muitas cidades de sul a sudeste do Brasil.
- Inflorescência – A primeira floração acontece após um ano de cultivo. Se for para adornar ambientes, costuma ser colhida com os botões fechados.
Características da Planta
- Atingem mais de um metro de altura, com exceção das plantas anãs, que medem de 30 a 60 centímetros de altura.
- Tem as folhas de um verde intenso, em forma de lâminas lineares que medem cerca de 30 centímetros de comprimento.
- Possui hastes longas e as flores formam cachos na cor azul, que passeia por vários tons até chegar ao violeta, em forma de umbelas. Apresentam-se também na cor branca, embora seja mais rara.
Curiosidades sobre a Agapanto
- O nome é originário das palavras gregas ágape (amor) e anthos (flor) significando flor do amor.
- Tem também os significados de ousadia, originalidade, independência.
- Segundo registros, foi a primeira flor a ser usada por noivas, em seus buquês.
- É originária da África (Lesoto, Moçambique, Suazilândia e África do Sul).
- É uma planta perene, robusta, com rizomas curtos, que deve ser replantada a cada quatro anos.
- É reconhecida por suas folhas lineares e carnudas, em forma de rosetas ou umbela sobre um caule longo.
- É uma planta que sabe se defender do ataque de insetos. Produz fitoecdisteróides com propriedades antifúngicas e ação eficaz contra seus patógenos.
- Na América do Sul é muito utilizada para enfeites natalinos.
A Flor do Amor
A flor agapanto é vista como uma perfeita mandala. Composta por flores com seis pétalas cada uma, essas pétalas remetem à ideia de estarem em consonância, pois são voltadas uma à outra. Dizem que ela atrai as pessoas que procuram a paz, pois parece girar em sentido horário, trazendo harmonia e acalmando a mente. Embora bela, é uma flor que possui pouco ou nenhum aroma.
Espécies de Agapanthus
- Agapanthus africanus
- Agapanthus campanulatus
- Agapanthus caulescens
- Agapanthus coddii
- Agapanthus inapertus Beauverd
- Agapanthus praecox Wild
Classificação Científica
- Reino – Plantae
- Divisão – Mgnoliophyta
- Classe – Liliopsida
- Ordem – Asparagales
- Família – Amarylidaceae
- Subfamília – Agapanthoideae
- Gênero – Agaphanthus