Para fazer um terrário aberto com suculentas, tudo o que você precisa fazer é encontrar algumas plantas com idéias semelhantes, apresentá-las umas às outras e colocá-las em um ambiente que elas gostem. Então deixe-as em paz para se conhecerem. Isso é tudo o que há para criar um terrário aberto.
É necessário esclarecer que existem dois tipos de terrários, vasos abertos (para suculentas e cactos) e recipientes fechados para plantas que amam a umidade. Um terrário aberto secará rapidamente; é adequado para o cultivo de plantas que amam o sol e não exigem um ambiente úmido.
Como Fazer Terrário Aberto com Suculentas?
Mantenha as coisas simples: os únicos materiais de que você precisa, além de um contêiner, são pedras, carvão, solo, pequenas suculentas e gravetos de ervas para apara-las:
O Contêiner – Um recipiente adequado – você pode usar qualquer coisa, de uma jarra de café reciclada a uma tigela ou vaso de peixinho. Vidro ou plástico é bom, mas evite qualquer coisa colorida, pois isso pode atrapalhar o crescimento de suas plantas. Ao escolher um recipiente de vidro para abrigá-los, procure um com uma grande abertura para evitar o acúmulo de umidade. Lembre-se de que esses nativos do deserto e do clima seco nunca querem ficar encharcados; portanto, o solo com uma quantidade saudável de drenagem é essencial.
Pedras Pequenas ou Cascalho – essas pedras funcionam como um sistema de drenagem para garantir que o excesso de água não sature o solo e faça com que suas plantas apodreçam;
Carvão Ativado – disponível na maioria dos bons centros de jardinagem, é um ingrediente absolutamente essencial, pois combate o crescimento bacteriano e combate qualquer cheiro desagradável.
Envasamento de Solo – qualquer tipo deve fazer o truque, mas se você usar plantas especializadas, como cactos ou carnívoras, poderá escolher uma mistura especial. Musgo ou cascalho decorativo – para cobrir o solo superior. Se estiver misturando seu próprio solo para plantas suculentas , siga esta fórmula: quatro partes de mistura para todos os fins, cinco partes de perlita e uma parte de areia grossa.
Uma Seleção de Plantas – não seria um terrário sem um pouco de vegetação. Ao selecionar plantas para o seu terrário, mantenha suculentas e cactos juntos, e plantas tropicais e samambaias, porque elas exigem quantidades diferentes de água e solo.
Veja as plantas mais recomendadas para um terrário aberto:
As Suculentas – incluindo cactos, são ideais porque geralmente prosperam em ambientes com muita luz e baixa umidade;
Plantas Carnívoras – como as armadilhas de moscas de Vênus, as plantas de jarro e as plantas de Sundew, são uma adição interessante;
Aeroplanos – como Tillandsia prosperarão muito felizes em um terrário aberto, onde eles têm um suprimento de ar constante.
Samambaias – como a aranha Variegated apreciam a mistura úmida de vasos e a alta umidade encontrada dentro de um terrário.
As Plantas de Estrela do Mar – crescem até um máximo de 15 cm, tornando-as ideais para pequenos terrários.
Gramíneas – como o Minimus Aureus são perfeitas para terrários e requerem muito pouca manutenção.
Variedades de Suculentas
Para os fins deste projeto, é recomendável escolher uma das seguintes variedades suculentas: – Aloe marlothii – que apresenta folhas grossas e flores de laranja de três polegadas;
– Cotyledon orbiculata – distinguido por suas flores vermelhas em forma de sino;
– Crassula lycopodioides – uma variedade verde-limão mais alta que cresce verticalmente;
– Echeveria – com mini rosetas de folhas azul-cinza;
– Orostachys boehmeri, o boné chinês, que forma pequenas rosetas, forma pináculos à medida que cresce;
– Sedum spurium, suculentas Voodoo, reconhecíveis por suas cabeças de flores de 15 cm. em vermelho-rosado.
Se você já tem suculentas crescendo em casa, pode usar as mudas para plantar novas. A propagação é o processo de cultivo de novas plantas a partir de recortes ou outras partes da planta suculenta – sabe-se que as variedades mencionadas aqui se propagam com bastante facilidade.
A Montagem do Terrário
Etapa 1 – No fundo do seu recipiente de vidro, mergulhe cerca de 2,5 cm de areia, empurrando-o pelas costas para formar uma colina. Espalhe uma base de pedras de 6 a 10 cm na parte inferior do recipiente. Isso ajudará a drenagem no caso de você regar o terrário (o que, a propósito, você não deve fazer, exceto uma vez por mês – e depois, com colheres de chá de água);
Etapa 2 – Sobre a areia, polvilhe uma camada muito fina de carvão. A areia cria drenagem para o excesso de água e o carvão garante que o mofo, o musgo e quaisquer microrganismos indesejados não cresçam e assumam a plantadeira. Polvilhe uma camada de 1 polegada de carvão sobre as pedras para filtrar o solo;
Etapa 3 – Adicione uma camada de 2 polegadas de solo para vasos de cactos (especialmente formulada para suculentas e outras plantas que gostam de um ambiente seco);
Etapa 4 – antes de plantá-las, organize as suculentas no recipiente com muito espaço para crescer. Não os superpovoe. Apare com gravetos de ervas, se necessário, para dar-lhes espaço para respirar.
Etapa 5 – Escavar uma cova no solo para as plantas. Fixe as plantas firmemente no solo para cobrir suas raízes. Tome cerca de dez a doze pequenas mudas de suculentas. Você precisará de alguns que possam passar pela borda do contêiner, alguns que possam ser pontos focais maiores e outros para cores e texturas variadas. Você pode pensar que muitas plantas suculentas superam o seu terrário, mas devido ao solo limitado, elas não devem ficar muito grandes, especialmente se você as aparar à medida que crescem. Dê a cada planta uma colher de chá de água, mas não exagere na água.
Cuidados com o Terrário
Quando as plantas estiverem situadas, mantenha-as em ambientes fechados e fora da luz solar direta. Depois de colocar as estacas, deixe-as em local fresco e protegido da luz solar direta por alguns dias. Isso permitirá que as pontas quebradas fiquem caladas sobre o que é uma etapa necessária se você quiser que a planta suculenta forme raízes. Após esses dias, você pode prosseguir para a etapa dois.
Essas plantas do deserto requerem apenas uma gota de água a cada duas semanas. A água deve poder escorrer para o fundo. Após a rega, não deve haver mais de uma polegada de água visível no cascalho localizado no fundo do terrário. Fertilize seu terrário duas vezes por mês. Certifique-se de usar apenas metade do fertilizante indicado nas instruções da caixa a cada outra rega, que é uma vez por mês.