As flores, as plantas e as árvores são um dos principais seres vivos que mantém a nossa natureza em perfeito equilíbrio.
Além disso, elas servem há milhares de anos como uma fonte de alimentação, de remédios e de decoração para os seres humanos.
Através das árvores os seres humanos sempre conseguiram colher frutas que serviam como a principal base de uma alimentação saudável.
Muitas plantas e flores também são fonte de remédios que auxiliam no tratamento de várias doenças.
E as flores sempre foram utilizadas pela humanidade para que decorações, presentes e muitos outras funções fossem feitas.
No entanto, para que essas flores, árvores e plantas sejam cuidadas e plantadas com sucesso, muito estudo também foi feito e continua sendo.
Hoje, por exemplo, vamos aprender tudo sobre a flor primavera, quais são as suas características, o melhor solo para plantar, e como cuidar dela.
A flor primavera é uma das mais conhecidas, utilizadas e plantadas em vários jardins, parques e vasos domésticos.
Vamos aprender principalmente a como fazer suporte para a flor primavera, então acompanhe esse texto e fique craque sobre a flor primavera.
Características da Flor Primavera
A flor primavera possui o nome científico de Bougainvillea e o seu gênero botânico pertence à família de nome Nyctaginaceae.
Essa espécie é nativa da América do Sul, e no vocabulário popular ela é conhecida por vários nomes, como flor primavera, três-marias, pau-de-roseira, entre outros.
A flor primavera pode ser encontrada em diversos tipos de cores como roxa, rosa, amarela, branca, vermelha, entre outras, e pode ter uma coloração simples ou também dupla.
Essa espécie é considerada uma trepadeira lenhosa, e quando adulta, pode alcançar cerca de até 15 metros, ou seja, gigante, né?
Nas regiões onde possui muita chuva, a flor primavera é perene, porém nas regiões onde a seca é mais presente, a flor primavera é decídua.
Uma das principais características da flor primavera é a sua capacidade de fazer brácteas, ou seja, as suas folhas conseguem sofrer uma modificação de cor para atrair agentes polinizadores.
Por possuir essa característica, é muito comum que a flor primavera seja confundida com as pétalas, mas as pétalas são de cor amarelo-esbranquiçada e com flores menores.
O caule da flor primavera possui alguns espinhos que são verdadeiros, ou seja, quando removidos, podem danificar tecidos.
As folhas da flor primavera são simples, de forma oval, com nervuras, reticuladas e também com extremidades lisas.
Suporte para a Flor Primavera
As plantas trepadeiras são muito versáteis e conseguem se encaixar em qualquer espaço disponível.
No entanto, para não atrapalhar a passagem ou ocupar um espaço indesejado, são feitos alguns suportes para que a flor fique de forma mais organizada.
O suporte para a flor primavera consegue criar um espaço com a separação e organização adequada.
A flor primavera, por exemplo, quando está na fase de crescimento, os ramos começam a crescer numa direção reta e então começam a pender para baixo após atingirem um comprimento muito alto.
Por isso, o tipo de suporte que mais é feito é o arbusto escandente, pois ele pode conduzir a flor primavera de forma amarrada ou tutorada.
No entanto, o tipo de suporte escolhido pode ser de vários materiais, como paredes, colunas, madeira, metal, cercas ou ainda outras árvores como suporte.
O suporte para a flor primavera que será escolhido dependerá principalmente do espaço disponível e também do orçamento.
Caso você não tenha como comprar suportes de outros materiais, é muito comum que se utilize os muros da própria casa para que a flor primavera consiga um suporte.
Como Plantar
A flor primavera se dá muito melhor e se desenvolve de forma muito mais saudável se for plantada diretamente no chão.
No entanto, ela também pode ser plantada em vasos, mas saiba que o efeito de plantar em um vaso será muito diferente.
Como ela é uma planta trepadeira, é muito mais comum que ela seja plantada em no chão para que o efeito do suporte seja visto e aplicado.
Plantando no chão, lembre-se que o espaço aberto deve ser um pouco maior do que o torrão, tanto na profundidade como na largura também.
https://www.youtube.com/watch?v=yheoTXYCEPo&t=24s
Não se esqueça, é claro, do composto orgânico, pois ele será muito importante para dar todos os nutrientes que a flor primavera precisa.
O local escolhido para receber a flor primavera precisa possuir muito sol, pois quanto mais sol ela receber, mas flores nascerá.
Caso decida plantar em algum vaso, o mesmo deve possuir pelo menos 80cm em seu diâmetro e a sua profundida deve ser muito maior do que a raiz, para que a flor primavera não tenha seu crescimento interrompido.
Saiba que o lugar que você escolher para plantar é muito importante, pois isso determinará o suporte que ela vai precisar ou não quando atingir sua altura máxima.
Como Cuidar
A flor primavera precisa ter muito cuidado e para regar ela é necessário um perfeito equilíbrio entre molhar muito ou molhar pouco.
Quando a flor primavera é regada de forma excessiva, pode ocorrer que um número muito menor do florescimento.
No entanto, quando regada de forma muito baixa, a flor primavera costuma perder os seus botões.
Nesse sentido, o mais recomendável é que a flor primavera seja regada um dia sim e o outro dia não.
No início, para que a flor primavera consiga se adaptar com sucesso ao solo, é recomendável que ela seja regada com uma frequência um pouco maior durante os primeiros 45 dias, podendo regar ela de forma diária.
Após esse tempo inicial, o recomendável é que ela seja regada cerca de duas vezes na semana, e após esse período de desenvolvimento, ela estará pronta para ser regada de forma alternada nos dias.
A flor primavera necessita muito do sol, e ela é uma espécie que não tolera de forma alguma as famosas geadas. Por isso, mesmo que ela já esteja florida, não esqueça de deixá-la sempre em um local que receba sol.
E então o que você achou do conteúdo? Você já plantou ou possui em sua casa uma flor primavera? Não deixe de compartilha sua impressão com a gente abaixo!