O chá de hibisco fornece uma série de benefícios para o corpo humano. Além de delicioso, é muito fácil de fazer.
O seu consumo pode ser tanto quente, quanto frio. E desta maneira, ele é consumido por milhares de pessoas ao redor do mundo.
Continue acompanhando o artigo para saber o passo a passo de como fazer o chá de hibisco gelado, de modo simples e muito rápido!
Chá De Hibisco Gelado: Como Fazer?
O chá de hibisco é um dos chás mais consumidos em todo o Brasil. Ele possui uma coloração avermelhada, com tons escuros e se feito da maneira correta, fica delicioso.
É claro, não há como negar que existe um fundo amargo no seu sabor, mas isso é facilmente ignorado quando as pessoas conhecem os benefícios que o chá nos fornece.
Ele é consumido sobretudo por quem deseja emagrecer, devido às suas propriedades que agem no nosso organismo, ele é capaz de acelerar o metabolismo e consequentemente, a perda de peso.
Consuma o chá de hibisco, seja gelado ou quente, proporciona muitos benefícios e além de tudo, é delicioso! Ele pode ser consumido todos os dias, mas lembre-se de não exagerar e tomá-lo com moderação, pois nada em excesso faz bem para o nosso organismo. E como consequência do consumo diário, em poucos dias, algumas modificações no corpo já podem ser notadas.
Está curioso (a) para saber como fazer o chá de hibisco gelado? Confira o passo a passo a seguir!
Para fazer o chá de hibisco, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 2 colheres de hibisco seco
- 500 ml de água
Modo de Preparo:
- Primeiramente leve a água ao fogo e espere ferver;
- Desligue o fogo e coloque as duas colheres de hibisco, tampe o recipiente;
- Espere 5 a 10 minutos para abrir e coar em outro recipiente (de preferência de vidro);
- Feito isso, leve o recipiente com chá para geladeira e deixe lá por alguns minutos até esfriar.
Pronto! O seu chá de hibisco está finalizado e ideal para ser consumido, lembre-se de sempre que você pode acrescentar alguns outros ingredientes para ficar ainda mais gostoso, como por exemplo algumas folhas de hortelã, cavalinha ou mesmo pedrinhas de gelo para realçar o sabor.
O chá pode ser consumido durante o dia todo, até o dia seguinte, mas não deixe ultrapassar esse período, pois ele perde as propriedades e não faz sentido tomar o chá.
Se desejar fazer em maior quantidade para mais pessoas também consumirem, dobre a receita. Para 1 Litro de água, coloque 4 colheres rasas da planta do hibisco.
Você encontra facilmente o hibisco seco em lojas, mercados, na própria internet, em feiras. É muito comum o seu consumo e muitas pessoas utilizam-no sobretudo para fins medicinais.
Mas quais são os benefícios do chá de hibisco? E por que tantas pessoas consomem? Confira a seguir diversos benefícios que o chá de hibisco proporciona para a saúde humana.
Benefícios do Chá de Hibisco
Não é à toa que o chá de hibisco é um dos chás mais consumidos por pessoas do Brasil e do mundo todo. Ele proporciona uma série de benefícios para nossa saúde e ainda é deliciosa se preparado da maneira correta
Muitas pessoas deixam de consumir o chá de hibisco devido ao seu forte sabor, muitas vezes, amargo para alguns paladares. Mas isso não é motivo para deixar de usufruir e se beneficiar das propriedades da planta. Você pode acrescentar água de coco, gengibre e outros ingredientes para modificar o sabor e deixá-lo mais agradável.
Não deixe de consumir o chá de hibisco, ele é riquíssimo em propriedades e proporciona uma série de benefícios para nossa saúde. Confira a seguir quais são os benefícios do chá de hibisco!
Emagrecimento
Esse talvez seja o principal fator e maior motivo das pessoas consumirem o chá de hibisco. O chá é dono de propriedades capazes de acelerar o metabolismo, e desta maneira, aumentar as chances de emagrecimento.
Além disso, o chá de hibisco ainda reduz os níveis de concentração de gordura corporal, sobretudo na região dos quadris e do abdômen. Ele possui propriedades capazes de transformar células pré-adipócitas em adipócitos maduros (quanto maior o número de adipócitos no corpo, maior gordura será acumulada) e desta maneira, ele reduz a adipogênese. Que consiste na concentração de gordura no corpo. Ou seja, o hibisco vai na contramão da gordura e reduz consideravelmente a sua ação no corpo humano.
Isso se deve a alta concentração de flavonoides e antioxidantes presentes na planta, além, é claro, da quercetina.
Diurético
Outro fator que auxilia no emagrecimento e também na liberação de decorrentes toxinas acumuladas no organismo humano são as propriedades diuréticas da planta.
O chá é um excelente aliado no combate a retenção de líquido. Isso se deve sobretudo à grande concentração de flavonoides e quercetina que ajudam na ação diurética.
Aliado Da Pressão Arterial
Além dos dois benefícios citados acima, o chá de hibisco ainda proporciona uma redução da pressão arterial, ou seja, é muito bom para quem tem problemas de pressão alta.
Os flavonoides presentes na bebida agem de maneira espetacular e diminuem os níveis de pressão arterial, eles minimizam uma determinada enzima que age sobre a pressão arterial, consequentemente, diminui os níveis e abaixa a pressão (vale lembrar que o chá não é indicado para quem já possui pressão baixa, pois reduzirá ainda mais).
Você Conhece a Planta Do Hibisco?
Conhecida cientificamente como hibiscus sabdariffa, a planta do hibisco é famosa pelo o seu chá. Antigamente o consumo da planta se dava exclusivamente pelos seus botões, de modo que era famosa e utilizada sobretudo para fins medicinais.
É uma belíssima planta, que floresce e dá origem a flores incríveis, que enfeitam qualquer jardim. Porém, o seu consumo se dá sobretudo a partir dos botões, as flores não devem ser consumidas de modo algum.
Ela são cheirosas, avermelhadas. O consumo de seus botões junto aos galhos e folhas, resultam em um delicioso chá que você pode incrementar com diferentes ingredientes. Está esperando o que para fazer um chá de hibisco?
Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais!